sexta-feira, 7 de abril de 2017

Pato desfiado com molho de ostra e rebentos de bambú

Sábado passado foi dia de juntar à minha mesa a família, a de perto, a de longe, e uma festa de aniversário surpresa à mistura. Arranja-se espaço para todos, apesar da minha casa não corresponder ao tamanho da minha vontade e do espaço que tenho no meu coração para guardar todos.
Adoro passar o dia na cozinha, fazer vários pratos e alguns milagres com o meu forno pequenino, que de repente se torna gigante nestes dias. Eu fico em stress como habitualmente, pois lido com estes almoços como se a minha cozinha se transformasse num restaurante. É o mais perto que tenho de chegar a este sonho que apareceu já tarde na minha vida.
Entre abraços apertados, beijos repenicados, brindes à família, saiu um arroz de pato. E tudo isto para vos dizer que sobrou algum pato desfiado, e o caldo que pela pressa de arrumar as coisas joguei fora. Então tive de decidir rapidamente como transformar estas sobras de pato numa refeição minimamente saborosa e apresentável. E cá está, acho que me saí bem.
Bom fim-de-semana! Aproveitem a vossa família, mimá-los é também vos mimar a vocês próprios.

Ingredientes:
- 1 chávena almoçadeira de pato cozido e desfiado
- 1 cebola roxa cortada em meias luas e depois às tiras
- 1 lata de rebentos de bambú já escorrida (425g)
- 3 colheres de sopa molho de ostra
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- cebolinho fresco picado q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Levar uma frigideira grande ou um wok ao lume com um fio de azeite. Juntar a cebola e deixar fritar muito ligeiramente. Juntar os rebentos de bambú a saltear e de seguida o pato para que ganhe cor caramelizando um pouco. Adicionar o molho de ostra e soja, mexer bem e desligar o lume. Servir de imediato polvilhado com cebolinho picado e acompanhar com arroz branco simples. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Cá em casa também ficamos assim quando temos a família à mesa, tudo tem de correr bem. Óptima sugestão para o pato que sobrou, o aspecto é delicioso :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla! Também já espreitei a tua massa e pareceu-me uma delícia :). bjs

      Eliminar