segunda-feira, 26 de junho de 2017

Salada de batata com cavalas grelhadas e ervas aromáticas

Todos os dias damos voltas à nossa cabeça para colocar na mesa refeições diferentes com os ingredientes do costume. Cá por casa os meus rapazes são enganados facilmente. Basta um molho diferente, umas ervas aromáticas, umas raspas de qualquer citrino e uma travessa bonita. Desta vez levei à mesa as cavalas grelhadas, livres de pele e espinhas, mas fui logo avisando que cá em casa não tenho estrelas Michelin, portanto todas as refeições servidas podem conter espinhas, ossos, cabelos, pêlos, anéis e afins. Correu tudo bem. Servi uma salada simples e boa, mas com espinhas como sempre, porque o mundo está livre de ser perfeito e eu idem aspas. Boa semana!


Ingredientes para 3 pessoas:
- 700g de batatinhas
- 4 cavalas frescas 
- sal grosso q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho várias pimentas)
- raspa de 1 limão pequeno
- 1 pequeno molho de ervas aromáticas frescas (manjericão, coentros e orégãos)
- azeite q.b.

Preparação:
Lavar bem as batatas. Cozer inteiras e com a pele, em água temperada de sal (água da torneira e não a ferver). Escorrer a água, deixar arrefecer um pouco e cortar as batatas ao meio.

Temperar as cavalas generosamente com sal grosso e pimenta. Levar a aquecer um grelhador de fogão até ficar bem quente. Grelhar as cavalas de ambos os lados.  Deixar arrefecer um pouco e limpar de pele e espinhas.

Servir as batatas com as lascas do peixe, por cimas as raspas do limão, as ervas aromáticas picadas e um bom fio de azeite. Mexer cuidadosamente e está pronto a servir. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Há muito que não compro cavala.
    Ficou uma bela salada.
    Boa semana Carla.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São baratas e parece que agora estão na moda e por vezes é difícil encontrar. Boa semana também e com bons cozinhados como sempre :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Por vezes menos é mais ;). Eu cá gosto muito e assim rende bem mais. beijocas

      Eliminar
  3. Não gosto de cavala mas com outro peixe comia com prazer :)

    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar