sexta-feira, 23 de junho de 2017

Sardinhas em broa de milho e pimentos assados

O cheirinho a sardinhas por todo o lado, que memórias me trás, e das boas, daquelas que nunca ficam no passado porque teimam em pairar no presente. Inspiro suavemente, fecho os olhos e penso sempre de cada vez que sinto esse cheiro: "tenho de comprar sardinhas só para mim e fazer em casa". E acabo por nunca comprar. Os meus rapazes não comem sardinhas.
Perdi a vergonha e pedi à peixeira só quatro sardinhas, as que achei que me satisfariam nesse dia. Acompanhei-as só com broa e pimento assado e fiz-me a promessa de não esquecer de repetir mais vezes. É que não há nada melhor que este sabor, mesmo que a casa se encha de cheiro a peixe, isso pouco importa, aliás nem pouco nem muito, nunca quis saber desse pormenor.

Ingredientes para 1 pessoa:
- 4 sardinhas frescas
- fatias de broa de milho q.b.
- 1 pimento vermelho grande
- sal grosso q.b.
- pimenta moída q.b.
- azeite q.b.
- vinagre balsâmico q.b.
- 1 colher de sopa de coentros frescos picados

Preparação:
Assar o pimento no bico do fogão a gás e ir virando até ficar com a pele toda preta. Colocar dentro de um saco de plástico e fechar durante alguns minutos. Retirar a pele, as sementes e cortar às tiras. Temperar de sal, pimenta, azeite, vinagre  e coentros picados.
Salgar as sardinhas com bastante sal grosso. Aquecer um grelhador de fogão até ficar bem quente (para que a pele não agarre). Grelhar as sardinhas de ambos os lados.
Acompanhar as sardinhas com uma fatia de broa de milho e o pimento. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Adoro sardinhas aqui em casa só para mim e para o meu marido.
    Assim é como mais gosto, costumo também fazer uma salada com tomate.
    Um dia destes cheguei a casa do trabalho e tinha um delicioso arroz de sardinhas á minha espera, feito pelo meu marido.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com saladinha de tomate é tão bom. Que maravilha teres um arroz de sardinha à tua espera. Olha eu nunca comi. Quero a receita! beijocas

      Eliminar
  2. Gosto muito! Bom São João! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom São João também para ti e todos os teus. beijoca

      Eliminar
  3. Não sou lá muito fã de sardinhas assadas mas já a salada de pimentos assados acompanhada com a broa de milho, já é outra história.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/06/a-cozinhar-com-elsa-gouveia-e-um-panna.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então ficas com a salada e a broa e como as sardinhas ;). beijinho e boa semana

      Eliminar