quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Almôndegas com caril

Não costumo planear com grande antecedência as refeições, a não ser que esteja a preparar um almoço de amigos ou família. As refeições do dia-a-dia a maioria das vezes são pensadas em cima da hora. Eu dou-me bem com este sistema, até porque assim não fico limitada ao plano e posso seguir a minha vontade, apetite ou desejo do dia. Foi exatamente desta forma que planeei estas almôndegas, assim que cheguei das compras e no saco havia carne picada supostamente para congelar. Super fácil e bom com a ajuda do pozinho milagroso, o caril. Boa quarta-feira!

Ingredientes para 4 pessoas:
- 600g de carne de vaca picada
- 1 cebola ralada
- 1 colher de café de sal grosso
- 1 colher de chá cheia de caril em pó
- 1 colher de café de açafrão das Indias
- 1 colher de café de alho em pó
- 1 pequeno molho de coentros frescos picado
- 3 colheres de sopa de pão ralado
- azeite q.b.

Preparação:
Numa taça grande juntar a carne, a cebola, o sal, o caril, o açafrão e o alho. Misturar tudo com a ajuda da colher de pau. 

Juntar os coentros e o pão ralado e voltar a misturar bem. Se a mistura estiver muito húmida adicionar mais pão ralado.

Moldar bolinhas (deu para 19) e reservar no frigorífico alguns minutos para que fiquem mais firmes.

Levar um tacho ao lume com um fio de azeite e dourar as almôndegas de ambos os lados. Assim que estiverem douradas tapar para que crie molho. Deixar a fervilhar até estarem cozinhadas.

Servir com mais coentros picados e gomos de lima, e acompanhar com arroz basmati perfumado com um pau de canela e uma vagem de cardamomo. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Também gosto de decidir na hora mas confesso que tenho sentido falta de ter as refeições planeadas. Não só para controlar melhor o que se compra, mas também para adiantar serviço! Ainda ontem estava a pensar em comprar carne moída mas sem saber ainda o que fazer com ela! Agora já sei! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica bom e rápido de preparar. E é o que sempre pretendemos nas refeições do dia-a-dia :). beijoca

      Eliminar