segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Pataniscas de frango com caril (com as sobras do frango assado)

Novembro e Dezembro são para mim meses bastante atarefados. Já aqui falei sobre isso. O "piolho" nasceu no dia de Natal e as semanas que antecedem ao seu aniversário eu fico com  aquele síndrome do ninho. Mudo cortinados, carpetes, almofadas, lavo tudo e mais alguma coisa, organizo armários de roupa de casa e nossa, e nem a despensa e o frigorífico escapam. Novembro foi também o mês de consumir tudo o que havia nas gavetas do congelador e nos frascos na despensa. É engraçado como aguçamos o engenho quando temos pouca coisa. Até as sopas ao estilo alentejano parecem grandes manjares e com tão poucos ingredientes. É de agradecer sempre tudo o temos, mesmo que acharmos ser pouco. Eu ambiciono poucas coisas, e a maioria delas são coisas que não se podem palpar e sim sentir dentro de mim.
O frango assado comprado no PD, que além de ser uma pechincha, com as sobras faz-se maravilhas. Pataniscas de frango com um toque de caril, mais um arroz de cenoura e uma saladinha verde fez a nossa refeição parecer um banquete. E é agradecer, porque melhor é impossível.


Ingredientes para 14 pataniscas:
- 200g de farinha de trigo (usei Tipo 55)
- 1 colher de sobremesa de fermento químico
- 1 colher de sobremesa de pó de caril
- 3 ovos tamanho L
- 150ml de água
- 200g de frango desfiado (sobras de frango assado)
- 1 pequeno molho de coentros e cebolinho frescos picados
- sal  q.b.
- pimenta moída q.b.
- azeite q.b. para fritar (o suficiente para cobrir  o fundo da frigideira)

Preparação:
Numa taça juntar a farinha, o fermento, o caril, os ovos e a água, e misturar bem.
Adicionar o frango, os coentros e o cebolinho, temperar de sal e pimenta e misturar novamente. 
Levar uma frigideira grande a aquecer com o azeite (não é necessário muito, apenas o suficiente para cobrir o fundo da frigideira) e quando estiver  quente, colocar colheradas do preparado com uma colher de sopa e com a ajuda de outra colher empurrar a massa para o azeite. Fritar de ambos os lados até ficarem douradas. Deixar a escorrer em papel absorvente à medida que vão sendo fritas. Servir quentes, mornas ou até frias. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Devem ficar óptimas!
    Adorei,bjs.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  2. Olha que belas pataniscas! Sobrou-me frango assado do jantar, se calhar faço amanhã! Esta época também é bastante atarefada por aqui pois faço o mesmo que tu, não descanso enquanto não estiver tudo em pratos limpos! Hoje foi dia de ir às compras, confesso que não gosto muito desta parte mas a pequenada não tem culpa, sempre é preciso mimá-los com alguma coisa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são tão rápidas de fazer Elisabete, perfeitas para aproveitar as sobras do frango e sobrar mais tempo para nós, que bem merecemos ;). bjs

      Eliminar
  3. De frango nunca fiz , é uma boa maneira de aproveitar as sobras de frango.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam boas. E os restos do frango aproveitam-se sempre :). bjs

      Eliminar