quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Pernil no tacho com batatinhas

Um destes dias recebi um pernil da minha mãe emprestada. Vinha já aberto ao meio e sem aquele osso grande que faz um "vistão" no prato. Temos pena, mas não vai ser um osso que me vai estragar a refeição, nem pensar! Enquanto limpei a casa, e eles foram para o "Lisboa Games Week, o pernil foi para o tacho a cozinhar lentamente. Fica tão bom, que vale cada minuto de espera. Quando eles chegaram tinham esta travessa cheirosa à mesa. Ficaram deliciados, modéstia à parte, que eu nem sou de me gabar.


Ingredientes para 2 pessoas:
- 1 cebola grande cortada em meias luas finas
- 2 dentes de alho laminados
- 2 folhas de louro
- 2 cravinhos da Índia
- 1 pernil de porco (o meu estava aberto ao meio)
- sal grosso q.b.
- pimenta moída q.b.
- 200ml de vinho tinto (ou branco)
- azeite q.b.
- 2 copos de água
- salsa fresca picada para decorar q.b.
- batatinhas para acompanhar q.b.

Preparação:
Num tacho colocar a cebola, os alhos, o louro e o cravinho. Por cima o pernil temperado de sal e pimenta. Regar com o vinho e um fio de azeite, e adicionar ao tacho a água (mesmo que pareça muita vai reduzir com a cozedura). 
Tapar o tacho e levar ao lume moderado cerca de 2 horas. Verificar se precisa de mais água e retificar o tempero se necessário. 
Quando faltar cerca de 20 minutos acrescentar as batatinhas e deixar até estaram cozinhadas.
Servir de imediato decorado com salsa picada. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Se bem que as fotografias nem sempre ajudam... Mas eu confirmo, estava bom :). bjs

      Eliminar
  2. Esse pernil ficou com bom aspeto.
    Eu prefiro carne ao peixe (ou melhor dizendo o meu estomago prefere) mas quando a carne fica assim soltinha a desfazer-se consolo-me.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/cantinho-da-cozinheiras-desafio-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que também vou mais com a carne ;), se bem que sou boa boca, costumo dizer que até pedras da calçada como. bjs e resto de boa semana.

      Eliminar
  3. Uma sugestão maravilhosa, adorei!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro esta carne assim que cozinha por não sei quanto tempo. Fica tão boa. Está mesmo com muito bom ar. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vou por mais um prato na mesa e almoças comigo ;)

      Eliminar