segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Broas de batata doce, mel e amêndoas

Mais um fim-de-semana passado em boa companhia. Não há nada melhor que estarmos com as pessoas que gostamos e gostam de nós. É bom ir acabando o ano assim numa espécie de despedida de todos no ano velho.
A receita de hoje é uma versão parecida com esta, mas igualmente boa. São broas pouco doces e fogem das tradicionais para quem não aprecia tanto. Boa semana a todos!


Ingredientes para cerca de 24 unidades:
- 300g de batata doce pesada já reduzida a puré (utilizei batata doce assada)
- 150g de mel
- 1 colher de sopa de vinho do Porto
- raspa de 1 limão
- 1 ovo tamanho M
- 200g de farinha de trigo (usei Tipo 55)
- 1 colher de chá de fermento químico 
- 1 colher de sobremesa de erva doce em pó
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 50g de miolo de amêndoas picadas grosseiramente
- 2 gemas batidas para pincelar

Preparação:
Numa taça grande colocar a batata doce. Acrescentar o mel, o vinho do Porto, a raspa de limão e misturar bem. De seguida juntar o ovo e voltar a misturar.

Peneirar a farinha juntamente com o fermento, a erva-doce e a canela. Adicionar à taça do preparado da batata doce e acrescentar também as amêndoas. Misturar tudo bem com o garfo ou colher de pau como preferirem (é preciso força). Se se tornar difícil, amassar com as mãos o suficiente para ficar uma massa homogénea (fica uma massa muito pegajosa).

Levar ao frigorífico algum tempo, pelo menos uma hora, para endurecer mais um pouco.

Ligar o forno a 180º. Forrar o tabuleiro com papel vegetal.

Com 2 colheres de sopa fazer as broas como se faz os pastéis de bacalhau e dispo-las separadas no tabuleiro. Pincelar cada uma com a gema de ovo. Levar ao forno cerca de 15/20 minutos, ou até ficarem douradas. Ficam moles quando saem do forno e endurecem um pouco depois de arrefecer, mas a textura é mesmo que fique mole. Retirar e deixar arrefecer por completo antes de guardar. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário