sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Rolinhos de frango e couve lombarda no forno (com sobras de frango assado)

Desta época não gosto da correria, do consumismo desnecessário, das famílias desunidas que não marcam com antecedência os seus almoços e jantares, fazendo com que os outros esperem e acabem por deixar também para a última da hora as suas combinações, e da excitação que se vive que acaba por fazer com que as pessoas tenham menos paciência em certas situações. É por isso que cada vez mais me desligo desta época. Quem está está, quem não está estivesse, porque comigo há sempre diversão, comes e bebes com fartura e o caos bom da confusão. 
E confusão não foi nenhuma quando me lembrei que tinha massa filo no congelador para aconchegar as sobras do frango assado. Rolinhos bem apetitosos e feitos no forno fazem boa companhia à sopa fumegante acabadinha de fazer. Bom fim-de-semana, que a vida é para aproveitar, o que não interessa não tem lugar!


Ingredientes para 8 unidades:
- 4 folhas de massa filo
- 4 folhas de couve lombarda cortada em juliana
- 1 peito de frango desfiado (usei sobras de frango assado)
- 1 cenoura pequena ralada no crivo mais largo do ralador
- 1 chalota picada
- vinagre balsâmico q.b.
- sal grosso q.b.
- azeite q.b.
- piri-piri q.b.

Preparação:
Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite e refogar a chalota. Adicionar a couve e deixar cozinhar até ficar tenra. Juntar por fim o frango, a cenoura, um gole de balsâmico, sal e piri-piri a gosto. Mexer e cozinhar mais um minuto. Deixar arrefecer e reservar.
Estender duas placas de massa filo uma em cima da outra e pinceladas ambas de ambos os lados com azeite. Com uma faca afiada cortar em quatro retângulos iguais. Em cada retângulo dispor o recheio já arrefecido e sem líquido nenhum, numa das ponta maiores do retângulo. Dobrar a massa sobre o recheio, depois as duas laterais e por fim enrolar sobre a restante massa. Repetir a mesma operação com as duas restantes placas de massa filo.
Colocar os rolinhos no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal.  Levar ao forno pré-aquecido a 220º aproximadamente 15/20 minutos ou até os rolinhos estarem bem dourados. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Belíssima ideia. Fazem me lembrar os crepes chineses.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/12/quiche-de-delicias-do-mar-e-salada-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam uma delícia. É claro que fritos em óleo abundante sabem melhor, mas assim ficam mais saudáveis não é verdade? bjs e boa semana.

      Eliminar