sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Atum de cebolada

É sexta-feira e com sol pelos meus lados, o que dá uma certa vontade de planear mais um fim-de-semana a passear. Vamos ver como corre o meu, para o vosso só tenho a desejar que se divirtam e passeiem muito, e claro sempre com bons cozinhados pelo meio. Abraços a todos.

Ingredientes para 2 pessoas:
- 400g de bifes de atum (usei congelado)
- sal grosso q.b.
- pimenta q.b.
- orégãos secos q.b.
- azeite q.b.
- 2 cebolas médias laminadas
- 1 colher de sopa de pasta de tomate
- vinho branco q.b.
- batatas cozidas (cozi com a pele) para acompanhar q.b.
- folhas de orégãos frescos e azeitonas pretas descaroçadas e às rodelas para decorar q.b.

Preparação:
Descongelar o atum naturalmente e enxugar com papel absorvente. Temperar de sal, pimenta e orégãos secos a gosto.

Levar uma frigideira grande ao lume com um fio de azeite e refogar a cebola até amolecer. Juntar a pasta de tomate, mexer, e refrescar com um pouco de vinho branco, sempre em lume alto para evaporar o álcool.

Juntar o atum à frigideira e cozinhar de ambos os lados, tento atenção ao tempo para que não fique muito seco.

Servir o atum com batata cozida e decorar com azeitonas e folhas de orégãos frescos. Bom apetite!

6 comentários:

  1. ficou com um aspecto delicioso á bastante tempo que não compro atum...fiquei com saudades.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumo comprar volta e meia quando o apanho em promoção, e lá vaou matando as saudades ;). bjs e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Nunca fiz atum de cebolada. Adoro cebola, eu e o meu rapaz, já o meu marido não suporta.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom só grelhado, mas com cebolada fica melhor ainda :). bjs e bons cozinhados!

      Eliminar
  3. É dos pratos que mais gosto de comer, e não sei porquê nunca comprei atum.
    Agora deu-me vontade de fazer :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São hábitos que criamos e nem sabemos o porquê. Também já me aconteceu ;). Beijinhos e boa semana.

      Eliminar