sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Almôndegas (de carne) com molho (intenso) de tomate

Enquanto escrevo em tempo real, o meu coração bate tanto que acho que vai sair de dentro de mim a saltitar, e vejo-me pateticamente a correr atrás dele e a refilar para que ele volte para dentro de mim e sossegue. Sossega amigo, são as duas palavras que mais lhe digo, como se o meu coração fosse uma pessoa à parte que vive cá dentro de mim, aliás, somos três e vivemos apertados o tempo todo. Eu, o coração e a alma, como se cada um tivesse vontade própria no meu corpo.
Um telefonema. É só o que aguardo. Ao contrário dos dias comuns, o telefone hoje não sai de perto de mim. Ouço-o a tocar sem ele tocar, sinto-o vibrar sem ele vibrar de tal que está o nível da minha inquietação. Toca telefone e diz-me que o meu amor pequeno de 4 patas não tem aquela doença. Terei que morrer outra vez um bocadinho todos os dias para aguentar mais uma perda. Não estou preparada. Nunca estive preparada para a perda. Finjo ser forte todos os dias. Tornei-me fria. Insensível. Mas é tudo mentira. Por baixo desta rocha ainda mora a menina pequena que durante anos sonhou com um grande terramoto e era a única sobrevivente à procura dos irmãos e dos pais no meio dos escombros. Durante anos não percebi o porquê do mesmo sonho vezes e vezes sem conta. Agora percebo. O medo da perda. Pois é, afinal os outros recebem de mim o melhor que tenho para dar, mas a verdade é que me esqueci de pedir apoio aos outros para que eu pudesse também crescer em equilíbrio e agora o meu coração manifesta-se como pode. Inquieta-se e eu já não o consigo controlar.
Hoje é isto que eu tenho para dizer ao mundo, isto para fazer companhia a umas almôndegas simples sem grandes adornos ou cor.



Ingredientes para 18 almôndegas:
Para moldar as almôndegas:
- 1 kg de carne picada (usei vaca e porco)
- sal grosso q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho várias pimentas)
- 3 dentes de alhos esmagados com utensílio próprio manual ou bem picados com a faca
- 1 ovo médio
- 4 colheres de sopa de pão ralado
Para o restante:
- azeite q.b.
- 1 cebola grande picada
- 1 lata de tomate pelado (390g)
- 210g de polpa de tomate
- 3 colheres de sopa de pasta de tomate
- sal grosso q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho várias pimentas)
- 1 colher de sobremesa de açúcar refinado (para equilibrar o ácido do tomate)
- 1 colher de sobremesa de orégãos secos
- 1 colher de sobremesa de manjericão seco

Preparação:
Numa taça grande misturar todos os ingredientes da carne. Juntar mais pão ralado se necessário. Moldar as almôndegas a gosto (eu fiz 18 mais para o grande).

Levar um tacho grande ao lume com um fio de azeite e refogar a cebola. Adicionar o tomate pelado picado e deixar a reduzir bem, para de seguida juntar a polpa de tomate e a pasta. Temperar de sal e pimenta, juntar o açúcar, os orégãos e o manjericão e deixar a fervilhar um minuto.

Se o molho reduzir muito adicionar um pouco de água. Cozinhar as almôndegas no molho tomate. 
Se preferirem um molho mais cremoso e homogéneo, retirar as almôndegas do tacho e triturar o molho com a varinha mágica antes de servir. Acompanhar com esparguete, arroz, puré de batata ou legumes vários. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Torço para que não seja nada. Pensamento positivo! Um grande beijinho

    P.s.: daqui a pouco volto para levar umas almôndegas para o meu almoço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elisabete pelo carinho. Ainda não me ligaram :(, dizem ser possivelmente hoje. beijoca e serve-te à vontade.

      Eliminar
  2. Oh querida! Não estamos preparados para perdas. Eu percebo o que dizes. Espero que tudo se recomponha. E que consigas acalmar o teu coração.
    Adoro almôndegas. Estas iam muito bem. Beijinho e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sara pelo apoio. Infelizmente demorou mais do que me disseram, e talvez hoje tenha o resultado. A ver vamos, estou confiante.
      Beijocas e boa semana!

      Eliminar
  3. ficaram com um aspecto mt bom gosto ja mt tempo que nao faço bjs

    ResponderEliminar