13 maio 2011

Pão de Trigo e Centeio

E não morro sem fazer pão, apesar de não ter MFP, ter um mini forno, não ter conseguido achar a farinha T65... Foi uma agradável surpresa meter as mãos na farinha. Isto tem qualquer coisa de divino. Segue a receita só para verificarem como é fácil.

Ingredientes:

- 1 embalagem 500g "Preparado de Farinha para Pão de Mistura" (usei Branca de Neve)
- 300 ml de água tépida

Confecção:

Num recipiente de preferência com tampa, amassa-se a farinha com a água uns 10 minutos até formar uma massa lisa, tapa-se e fica a repousar 45 minutos num local quente. Depois  numa superfície enfarinhada amassa-se novamente um pouco e dá-se a forma que desejarmos. Colocamos no tabuleiro do forno polvilhado com farinha e polvilhamos também a superfície do pão. Cubrimos com um pano e fica a repousar mais 1 hora em local quente até que aumente de volume. Por fim dá-se uns cortes na superfície do pão e vai ao forno pré-aquecido a 220º durante 35 a 40 minutos.

Nota: Esta receita poderá estar ligeiramente diferente na descrição, por ter sido escrita novamente, devido aos problemas com  o "Blogger". Algum erro ou dúvida, estou receptiva.


10 comentários:

  1. O teu pão ficou bem bonito e quanto à electricidade eu por mim falo, se tivesse que sair para comprar pão gastava mais em combustível do que em electricidade.

    ResponderEliminar
  2. Vale sempre a pena o pãozinho caseiro e comê-lo acabadinho de fazer hummm

    ficou lindo, beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu tmb faço o meu pão assim, sem máquina, sem um forno enorme, mas mesmo assim fica uma maravilha, atl como o teu.

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Comer um pãozinho saido do formo e feito por nós é sem duvida uma maravilha...

    bjos

    ResponderEliminar
  5. Ficou um belo pão minha querida, eu também não tenho MFP,mas tenho minhas belas mãos que ama fazer pães. Parabéns seu pão ficou maravilhoso super fofinho, hehehe!

    Beijinhos....

    ResponderEliminar
  6. Ficou um lindo pão. Parabéns pela experiência. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Carla. O teu pão de trigo e centeio ficou com um aspecto muito fôfo. Por vezes ainda o faço à boa maneira tradicional, mas ultimamente tenho agradecido muito o contributo da tecnologia. Coloco os ingredientes na Bimby, espero o tempo necessário para que levede e depois moldo-o da forma como gosto, para parecer bem rústico, e levo-o ao forno eléctrico. É tão bom o cheirinho que o pão quentinho deixa pela casa...Dantes fazía-o na MFP mas constatei que é um dispêndio de electricidade desnecessário.No forno eléctrico ele coze em 10 minutos.
    Continua a maravilhar-nos com as tuas receitas.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  8. Olá Carla,
    A foto está muito bem, então e a receita? :-))
    Quero agradecer-te muito o sêlo e saudar-te pelo teu blog, que eu gosto muito. Hoje fiz um post sobre isso. Obrigada.
    Beijinhos,
    Magda

    ResponderEliminar
  9. Carla,
    Esta com um aspecto excelente esse pãozinho... Eu tenho MFP mas só uso para amassar, depois faço tudo a mão e no forno : ) Esta com uma textura mesmo bonita, já esta a abrir-me o apetite.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ai Carlinha que pãozinho apetitoso amiga e olha so a massa que fofinha hummm,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...