22 setembro 2011

Fotografias e Seus Direitos de Autor

Olá a todas/os depois de andar aqui nas minhas lides blogueiras, a pesquisar as vossas receitas e a actualizar-me, deparei-me no blogue da Belinha Gulosa, sobre o facto de certas pessoas aproveitarem-se do nosso trabalho com as nossas fotografias e exporem-nas sem a nossa devida autorização. Nunca me preocupei com tal coisa, mas agora dei comigo a pensar nisto, pois não seria nada prazeiroso alguém usar as minhas fotos em seu próprio benefício sem a minha prévia autorização. Aqui na minha cozinha todas as fotos são de minha autoria e como mulher de fotógrafo sei que pode haver maneiras de o provar, tem de haver! Bem, acho que as marcas de água não valorizam as fotografias e perde-se informação visual. Será mesmo que vou ter de recorrer a isso? Ou as pessoas vão ter respeito umas pelas outras? Não custa nada pedir, falar, dar a fonte, isto faz parte da nossa condição humana. O respeito pelo próximo não se exige, tem de nos ser dado e darmos naturalmente, deve estar inato dentro de nós. Portanto vou confiando na sorte e na honestidade do ser humano, porque quero acreditar que não posso perder isso ainda! Vá lá, peçam emprestado ok? Não custa nada! É que não me está nada a apetecer mexer o cú (desculpem a linguagem) para saber como fazer as tais marcas de água.

12 comentários:

  1. Concordo contigo amiga e realmente à muito que se fala nisto (no da Belinha e outros).Ainda não me deu para essa trabalheira de colocar marcas de água nas fotos pois acho que ía ser uma "seca" já que são muitas, mas a ver vamos. Era tão bom que todas e todos respeitassem o trabalho de cada um mas bem sabes amiga que isso é confiar demais no ser humano (infelizmente....)

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo na integra o que dizes, até pq também acho que a marca de água não valoriza nada o nosso trabalho na cozinha.
    Olha, também vou confiar na sorte e se levarem, levam... fica na consciência de cada um, que eu sei que nos tempos que correm não existe muito, e com coisas bem piores que o roubo de uma simples fotografia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Carla como podes ver eu comecei a por marca nas minhas, pois foi avisada pela Belinha que as minhas fotos estavam a ser usadas sem a minha autorização... Infelizmente tem que ser.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Carla!Também penso exactamente como tu, em princípio não colocarei marca de água nas fotos porque não gosto do efeito visual e penso como a Nelinha está na consciência de cada um, e uma coisa é certa podem roubar-nos uma foto, mas não roubam-nos a boa vontade, o conhecimento,o talento este faz parte de cada um de nós e o que nos faz ser especiais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pois é Carlinha, temos um grupo no Facebook chamado "Blogs de Culinária", que foi criado pela Tati do Panelaterapia para discutirmos assuntos que diz respeito a nós blogueiros de culinária. Lá não falamos de receitas, ams nos ajudamos mutuamente. Fizemos inclusive no dia 05/set uma blogagem coletiva sobre esse assunto, do plágio. É um desrepeito aos autores, material da internet tem dono, deve ser respeitado. Amiga, o grupo é fechado, então para ser adicionado precisa ser feito por alguém do grupo. Então, se te interessar, procure o banner do Facebook no meu blog, torne-se minha amiga e te adiciono, se quiser, é claro, fique à vontade. Mas tem sido bom saber que podemos contar uns com os outros.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Carla, espero nunca me deparar com a usurpação das fotos que humildemente tiro. Quero acreditar no bom senso do ser humano. No entanto, tenho a consciência que a partir do momento que publicamos algo, quer seja receita ou foto, esse algo deixa de ser só nosso porque partilhamos com muita gente.
    Também já me ocorreu tentar perceber como se colocam essas marcas de água mas também acho que por mais pequenas que sejam descaracterizam a fotografia.
    A ver vamos.
    Um beijinho
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. é verdade mesmo amiga temos de ir á luta e ajudar-mos todas...bjokinhass

    ResponderEliminar
  8. É verdade, hoje de manhã fui visitar a minha página no facebook quando me deparei com esta notícia!! Também eu já fui alvo de plágio em duas das minhas receitas (que eu saiba...), por isso comecei a assinar todas as fotos e a centrar muito bem a assinatura. Também eu quero acreditar na honestidade de toda a gente mas isso não é possível...Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente isso acontece ... Já achei foto de uma receita em uma revista de culinária e nem fui avisado, não ganhei nada nem a revista ...

    Mas sou dá opinião que quem sabe faz ao vivo mesmo. Tenho pena dessas pessoas que querem tirar vantagem...

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Pois é Carla isso pode mesmo acontecer. Eu tambem não gosto das marcas de água, acho que desvalorizam as fotos, mas porque não poes o nome do teu blog num cantinho da foto, ate fica bem. Vê no meu blog. Assim nao corres esse risco. Porque, por outro lado, é sempre uma forma de utilizares a tua "marca" nas tuas fotos.

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Carla pela visita no meu blog também.
    Bjus.

    ResponderEliminar
  12. O Jorge Tadeu da novela lá de casa....04 outubro, 2011

    Queridas leitoras/res, julgo que é importante tentar esclarecer esta parte de direitos de imagem.

    Apesar de ser uma grande preocupação para nós fotógrafos profissionais, julgo que é do interesse de toda a gente que numa fracção de segundos faz um click e regista uma imagem fantástica que pode ser usada indevidamente e terceiros terem retorno financeiro com ela...

    Por isso alguns termos legais:

    Artigo 1.º (Definição) do Código dos Direitos de Autor (CDA): “Consideram-se obras as criações intelectuais do domínio literário, científico e artístico, por qualquer modo exteriorizadas, que, como tais, são protegidas nos termos deste Código, incluindo-se nessa protecção os direitos dos respectivos autores.

    Violação e defesa do direito de autor
    Comete o crime de usurpação:

    a) Quem utilizar uma obra sem autorização do autor;
    b) Quem divulgar ou publicar abusivamente uma obra ainda não divulgada nem publicada pelo seu autor ou não destinada a divulgação ou publicação, mesmo que a apresente como sendo do respectivo autor, quer se proponha ou não obter qualquer vantagem económica;
    c) Quem, estando autorizado a utilizar uma obra, exceder os limites da autorização concedida.

    Espero ter ajudado, apesar dos termos legais serem mais extensos e com aplicação especifica para cada caso.

    MAS RESUMINDO !!! Se a foto não é nossa não a usamos....

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...