sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Molho Picante

Há presentes originais, há presentes que nunca esquecemos por muito pouco que valham no sentido monetário. Há presentes engraçados, trapalhões, doces e amargos. Há presentes que se escondem dentro de uma mão de alguém que se lembra sempre de nós, esteja onde estiver. Estejam as lojas fechadas, os centros comerciais longe, esteja a chover, a nevar ou um sol abrasador. Há presentes delicados, ternurentos e picantes. Um dia destes, ele trouxe-me uma mão cheia de malaguetas pequenas, colhidas no intervalo de um trabalho e ainda levou ajuda. Para demonstrar a minha gratidão, fiz um molho picante, bem como ele gosta. A vida é simples.

Ingredientes
- Malaguetas
- Azeite
- Folha de louro
- Colorau

Preparação:
Num tacho pequeno coloca-se as malaguetas cortadas às rodelas, a folha de louro e uma pitada de colorau a gosto. Enche-se de azeite até ficarem submersas. Deixa-se uns minutos em lume brando, quando começar a fervilhar retira-se do lume. Tritura-se e coloca-se num frasco esterilizado. Bja a todas/os.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bolachas De Aveia


Bom, bom, é eu ter o privilégio de ter dois irmãos e ainda por cima perto de mim. Bom, bom, é eu poder comer a melhor sopa da pedra feita pelo meu irmão, ou deliciar-me com as bolachas de aveia da minha irmã. Bom, bom, é eu ainda poder levar um abraço do meu irmão com tanta força que me espreme o tutano, ou trazer na volta de uma visita um mimo da minha irmã. As coisas boas da vida são doces e eternas porque permanecem ao longo dos anos sempre no mesmo sítio e com a mesma doçura. Adoro os irmãos que escolhi para ficar sempre ligada de sangue e de coração.

Ingredientes: 
- 2 chávenas de flocos de aveia
- 1 1/2 chávena de farinha de trigo
- 1/4 chávena de açúcar
- 1/4 chávena de azeite
- 3/4 chávena de mel
- 6 colheres de sopa de leite
- 2 colheres de chá de essência de baunilha
- 1 maçã ralada
- canela em pó q.b.

Preparação:
Mistura-se todos os ingredientes. Faz-se bolinhas. Num tabuleiro com papel vegetal, coloca-se as bolachas e pressiona-se com a ajuda de um garfo por forma a achata-las um pouco. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º aproximadamente 20/25 minutos. Deixa-se arrefecer e  saboreia-se. Bjs a todas/os.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Costeletas De Porco Panadas No Forno


Como qualquer mulher, mãe ou dona de casa, tenho de ter, além da economia doméstica bem assente, o engenho de variar as refeições, sob pena do "piolho encardido" ou o "mais-que-tudo", encherem o livro de reclamações ou até ser despedida e porem-me as malinhas à porta. 
Chega-se ao fim do mês e lá bem no fundo do congelador as costeletas de porco esperavam ansiosamente pela sua vez. Grelhadas, fritas ou panadas? Panadas no forno e pronto. Dá menos trabalho e é um pouco mais saudável. Nada de dramas se o pão ralado faltou ou se o "mais-que-tudo" se esqueceu de comprar. Pão duro no robot de cozinha e já está.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 4 costeletas de porco (usei do fundo ou cachaço)
- sal
- pimenta
- sumo de limão
- 2 bolas de mistura (pão ralado caseiro)
- coentros
- salsa
- manteiga derretida
- 1 ovo
- farinha

Preparação:
Tempera-se as costeletas de sal, pimenta e sumo de limão. Deixa-se uns minutos para tomarem o gosto. No robot de cozinha tritura-se o pão duro juntamente com as ervas aromáticas lavadas e bem secas. Depois é só panar. Eu tenho as minhas técnicas para fazer o mínimo de sujidade e no mínimo espaço de tempo. Num saco de plástico ponho a farinha. Num prato o ovo batido e noutro o pão ralado. Passo as costeletas pela farinha no saco de plástico, depois com a mão direita passo no ovo, e com a mão esquerda no pão ralado. Coloco-as num pirex untado e por cima rego com um pouco de manteiga derretida. Vai ao forno a pré-aquecido a 200º aproximadamente 30 minutos ou até que estejam bem douradas. Qualquer acompanhamento é bom, desde arroz, legumes ou saladas. Bjs a todas/os.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Creme De Abóbora Com Caril E Croutons de Salsa

Foi um fim-de-semana com tanta chuva lá fora e eu dentro de casa, tendo como companhia o meu pijama vermelho. Nada como ir para a cozinha. Depois de rever alguns dos meus livros culinários de sopas e legumes, fiz a combinação que me pareceu melhor usando o meu bom senso. Que depois perdeu-se quando me apeteceu lanchar esta sopa. Enfim, como eu costumo dizer: Regras é não haver regras. 

Ingredientes para 4 pessoas:
- 600g de abóbora (pesada já sem casca)
- 700ml de caldo de galinha
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 1 colher de chá de caril em pó
- 1 pitada de noz moscada
- 1 noz de manteiga

Para os croutons:
- pão
- azeite de baunilha
- salsa seca
- sal grosso

Preparação:
Num tacho com manteiga, faz-se um refogado com a cebola e o alho picados e a folha de louro até ficar bem macio. Coloca-se a abóbora cortada em cubos pequenos, o caril e a noz moscada. Envolve-se bem. Acrescenta-se o caldo de galinha quente até estar toda coberta. O caldo que sobrar reserva-se, pois poderá ser necessário. Deixa-se ferver até a abóbora estar cozinhada. Verte-se para o liquificador e tritura-se até ficar bem cremoso. Serve-se quente com croutons de salsa e decora-se com talos de coentros ou cebolinho. Bjs a todas/os.

Para os croutons basta aquecer uma frigideira colocar um fio de azeite e o pão às fatias. Deixar torrar e polvilhar com a salsa seca e temperar com um pouco de sal grosso.



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Doce De abóbora Com Canela


Sinto-me finalmente uma mulher livre e independente. Pois que já tenho a minha própria máquina fotográfica. Não se compara obviamente com o arsenal que dorme na mesma casa que eu e está guardado no armário branco que é só "dele", onde também vive uma bela Hasselblad que ainda namorisquei para fotografar uma das minhas receitas, mas nada feito pois é a menina dos olhos dele. Terei de me contentar e dar o melhor de mim com menos.
E por falar em independência, não há nada melhor que fazermos os nossos doces, não há mesmo! A ideia de pôr a abóbora a macerar vi aqui e apesar de já ter feito vários doces de abóbora com outros ingredientes, acho que a simplicidade desta está no top.

Ingredientes:
- 1 kg de abóbora (usei abóbora butternut pesada sem casca)
- 800g de açúcar (usei açúcar branco)
- 1 pau de canela
- 1 colher de chá de canela

Preparação:
Corta-se a abóbora em cubos muito pequenos. Deita-se numa taça grande juntamente com o açúcar e a canela. Mexe-se e cobre-se com película aderente. Guarda-se no frigorífico de um dia para o outro.
No dia seguinte coloca-se numa panela grande com todo o líquido que se formou e o pau de canela e deixa-se cozer em lume brando até fazer o ponto estrada, ou seja, quando colocar uma pequena quantidade de doce num prato e passar com a ponta da colher e formar uma estrada é porque está pronto. Passa-se pela varinha mágica. Deixa-se arrefecer um pouco. Coloca-se o doce em frascos esterilizados até estarem bem cheios. Tapa-se e vira-se ao contrário uns minutos para criarem o vácuo natural. Se utilizarem sempre estas regras não há doce que azede. Bjs a todas/os.

Nota: Os frascos podem ser esterilizados em água a ferver durante uns minutos, ou em recipientes próprios de ir ao microondas daqueles que se esterilizam os biberons, com excepção das tampas.

Obrigada pelos votos que fui recebendo no facebook para o passatempo da Luísa Alexandra. Faltou-me um bocadinho assim bem pequeno. Vocês estragam-me com mimos pá!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Peditório

Passatempo "Luísa Alexandra"

Para o final do mês de Novembro estarei munida da minha nova máquina fotográfica e assim poderei regressar em força. Porque um blogue de culinária sem imagens é um tédio dos grandes.

Agora se me quiserem dar uma ajudinha, visto que eu sou uma pindérica e não tenho facebook e fazerem "gostos" na minha receita, eu agradecia. Até porque o ano está a terminar e eu fui uma menina boazinha e bem comportada e merecia um miminho... Pois este ano não está fácil.

Bjs do coração a todas/os.


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=443605155696680&set=a.443603102363552.102054.207922785931586&type=3&theater



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fechado Para Obras

Por motivos de força maior, vou estar ausente por tempo indeterminado. Espero em breve reunir as condições necessárias para manter "O Meu Tempero" activo.

Tudo de bom para todos e um até já.

sábado, 3 de novembro de 2012

Medalhões De Pescada Com Broa De Milho - Inspirados Na "Luísa Alexandra"


Cá estou eu para participar em mais um desafio, desta vez proposto pelo blogue da Luísa Alexandra. Inspirei-me nesta receita e não fiquei nada arrependida. Adaptei-a à minha realidade apenas porque hoje estou mesmo muito preguiçosa e o último sítio onde quero estar, é na fila de um supermercado. Tenho a certeza que a Luísa não me vai desclassificar, até porque as alterações não comprometeram em nada a receita dela.

Ingredientes para 5 medalhões:
- 5 medalhões de pescada ultracongelada
- 1 fatia de broa de milho
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- coentros
- limão
- sal
- azeite

Preparação:
Tempera-se os medalhões com sal e limão. No robot de cozinha tritura-se a broa de milho, o alho e os coentros até ficar em migalhas. Num pirex dispõe-se a cebola às rodelas com os medalhões por cima. Coloca-se a broa em cima da pescada. Rega-se com um fio de azeite e vai ao forno pré-aquecido a 190º até estar cozinhado e a broa dourada. Acompanhei com batata frita e salada de tomate. Bom Apetite. Bjs a todas /os.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Salada De Laços Com Salmão E Laranja

Estou inspirada ou quero muito ganhar um cabaz Milaneza? As três! A terceira é que à última da hora tinha uma convidada para almoçar e só duas postas de salmão. Além de não me atrapalhar, ainda vou participar com mais uma receita no passatempo da Laranjinha em parceira com a Milaneza, desta vez com os laços. Uma salada num misto quente e frio, colorida e de fácil preparação. 

Ingredientes para 4 pessoas:
- 200g de laços milaneza
- 2 postas de salmão
- 1 laranja e a raspa
- 1 beterraba cozida (de compra)
- 1 mão cheia de canónigos
- sal
- azeite

Maionese de manjericão:
- 1 ovo
- 1 colher de chá de vinagre branco
- folhas de manjericão 
- sal 
- azeite 


Preparação:
Coze-se a massa em água fervente temperada de sal. Escorre-se e envolve-se com um fio de azeite. Enquanto coze a massa, temperamos o salmão com sal e a raspa da laranja. Pincela-se com azeite e grelha-se em chapa muito quente. Retira-se a pele, as espinhas, lasca-se e reserva-se. Emprata-se colocando os canónigos à volta da travessa, os laços, as lascas de salmão, a beterraba aos cubos e a laranja aos gomos sem a pele. Acompanhei com uma maionese caseira de manjericão. Basta colocar num copo medidor o ovo, o vinagre e o sal, bater com a varinha mágica ao mesmo tempo que se verte o azeite em fio. Assim que começar  a engrossar está pronta a servir. Acrescenta-se o manjericão picado e envolve-se bem. Bjs a todas/os.