15 abril 2013

Sopa Da Pedra (ao meu gosto)

Ainda ontem estava a abrir a época oficial do piquenique com a família Sousa, irmãos e sobrinhos, e hoje já estou a sentir falta dos dias frios para poder comer estas sopas. Sinto-me uma mulher pecaminosa porque enquanto escrevo, estou a lanchar esta sopa que acabei de fazer para o jantar. Que me perdoem, mas hoje preciso de calorias extra. Assim, em jeito de despedida do frio e da chuva e até acabar esta panela de sopa da pedra, despeço-me do Inverno em grande com a minha sopa preferida de sempre!

Ingredientes:
- 4 fatias de entremeada cortada às tiras
- 2,5l de água
- 1 cebola inteira
- 2 dentes de alho inteiros
- 1 folha de louro
- 750g de batatas cortadas aos cubinhos
- 1 mão cheia de massa cotovelinhos
- 3 latas de feijão encarnado de 420g cada
- 1 chouriço de carne
- 1 chouriço de sangue
- 1 farinheira
- 1 molho de coentros frescos
- sal q.b.

Preparação:
Colocar uma panela ao lume com a água, a cebola, os dentes de alho (coloquei com a casca), a folha de louro, a carne e o chouriço de carne. Deixar ferver até a carne estar macia e só depois acrescentar a farinheira e o chouriço de sangue apenas alguns minutos e retirar logo para não rebentarem (eu gosto de fazer uns furinhos sempre ajuda ao sabor do caldo). Retirar todos os enchidos, cortar às rodelas e reservar. Retirar também a cebola, os alhos e a folha de louro. Acrescentar as batatas, a massa e os coentros picados, reservando alguns para a decoração. Depois de tudo cozido, adicionar o feijão, os enchidos, temperar de sal e polvilhar com coentros frescos picados. E viva a Primavera! Bjs

Nota: Se desejarem um caldo menos aguado podem triturar metade do feijão e adicionar à panela.

19 comentários:

  1. Olá...
    Que excelente aspecto ;).... Adorei :).... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta sopa não brinca em serviço! Adoro-a. bjs

      Eliminar
  2. Também gosto imenso desta sopa, é simplesmente divina.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que não sou a única ;) ufa. bjs

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Eu também e por isso é tão difícil dividi-la. bjs

      Eliminar
  4. Oh Carla... Eu não consigo me despedir dessa maneira... Estou tão cansada da chuva e do frio... Só quero mesmo celebrar a Primavera!!! ;) Mas é uma óptima sugestão sim senhora! ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá uma sopinha da pedra para a despedida! Amanhã comemos um pratinho mais leve. beijocas

      Eliminar
  5. Olá Carla, adoro sopa e essa de pedra kkk, parece mesmo deliciosa.

    Bjssssssss e uma semana bem abençoada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e uma semana boa também para ti. bjs

      Eliminar
  6. Essa também é a sopa preferida do Pedro, e cá em casa fazemos a nossa própria versão :) Mas esta também me parece bem apetitosa :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Joana, então trocamos as receitas? Vá fico à espera da tua versão. bjs

      Eliminar
  7. Carla, que bela sopinha de pedra!

    Desejo uma boa noite!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que para o lanche é esquisito, mas o cheirinho ali a rondar a cozinha... Não resisti ao lanche... Ups e nem ao jantar... bjs

      Eliminar
  8. Gosto muito de sopas assim "consistentes" trazia um pratinho para mim dessa tua sopinha! ahhh se trazia!!!
    Beijinho grande e bem docinho e boa semana !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina ainda sobrou alguma para ti. bjs e boa semana e com sol finalmente

      Eliminar
  9. Uma bela despedida do Inverno, reconfortante, saciante e cheia de substância como pedem as refeições do frio, mas que também sabe bem em dias de Sol! E Viva a Primavera ;)
    beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois que eu sou meio estranha e com o sol o meu corpo também pede estas comidas mais pesadas. Vá se lá entender... bjs

      Eliminar
  10. Hmm que optimo aspecto, adoro este tipo de sopas! beijos

    ResponderEliminar

Comentem e critiquem à vontade. Estou aqui para partilhar e também para aprender. Apenas não serão publicados comentários sem serem assinados e desprovidos de sentido.

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...