terça-feira, 22 de abril de 2014

Dourada Assada Com Salpicão E Batatas Hasselback


Tento sempre aprimorar as refeições de peixe, embora não seja de todo necessário, é apenas uma maneira de eu demonstrar que gosto de cozinhar para a malta. Foi uma caminhada (não muito longa) para fazer ver cá em casa que peixe come-se com espinhas. Depois de meses de treino, posso finalmente baixar a guarda, pois todos cumprem as regras que eu sempre aconselhei.

Ingredientes 3 pessoas:
Batatas Hasselback:
- 9 batatas médias com casca (cerca de 3 por pessoa)
- 1 colher de sobremesa de tomilho seco
- sal q.b.
- azeite q.b.
Peixe:
- 1 dourada grande amanhada
- sal q.b.
- pimenta preta moída q.b.
- 50ml de vinho branco
- 1 colher de café de paprika
- 2 fatias de salpicão cortada às tiras
- 3 rodelas de limão
- 1 alho francês às rodelas finas (só a parte branca)
- azeite q.b.

Preparação:
Depois de bem lavadas, cortar cada batata às rodelas finas, sem cortar na totalidade. Ficando a batata inteira. Temperar de sal, tomilho e azeite. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 60 minutos, dependendo do tamanho das batatas. Ir regando com o azeite a meio da cozedura.  
Temperar o peixe de sal, pimenta, vinho branco e paprika. Fazer três cortes no peixe e colocar as tiras de salpicão. Na barriga colocar as rodelas de limão. Deixar a marinar uns minutos. Colocar o alho francês num pirex, o peixe por cima e regar com um bom fio de azeite e um pouco de água. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 45 minutos, dependendo do tamanho do peixe (está assado quando a carne do peixe se separa da espinha sem qualquer dificuldade). A meio da cozedura se necessário acrescentar mais um pouco de água para não secar. Servir o peixe acompanhado das batatas e de brócolos cozidos. Polvilhar com coentros frescos, alguns gomos de limão, e o molho que se formou colocar numa molheira para levar à mesa e ser servido a gosto.

Nota: Optei desta vez por levar o peixe ao forno separadamente das batatas por terem cozeduras diferentes. Primeiro coloquei num tabuleiro do forno as batatas e minutos depois o peixe noutro tabuleiro do forno e fui controlando.

4 comentários:

  1. Uma refeição bem ao meu gosto
    Seria um almoço perfeito
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Ogd por me ajudares apreciar peixe. Sem dúvida que o pressuposto que as vezes temos no palato de que gosto disto, ou não gosto daquilo... pode mudar quando a arte culinária faz magia nas mãos de alguém experiente. Tu és essa pessoa, ogd.
    Fantástica refeição com ingredientes comuns e económicos, mas muita arte e pós de magia !
    Assim fazes me sentir que todo o dinheiro gasto em livros que te ofereço é bem investido.
    Um bjinho grande. ( PS: não percebo muito de fotografia, mas a foto do peixe ficou ***** )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Não percebes muito de fotografia? Essa está boa... Não percebes é de peixe. bjs e até mais logo. Não desarrumes a casa!

      Eliminar