terça-feira, 16 de junho de 2015

Camarão ao alhinho

Sexta feira passada foi o último dia de aulas do "piolho encardido". Foi uma festa e peras, com direito a arraial e muita alegria. Ufa... É só o que eu tenho a dizer deste último dia. Um grande ufa... Acabaram-se os tpc, o estudo para os testes, a preocupação dos horários, das lancheiras, da marcação dos almoços, dos dias das atividades e etc. E passámos de ano os três, porque no fundo foi um trabalho de grupo. Ufa... Férias escolares, yehhhhhhhhhhhhhhhh. Vamos comemorar com camarão? 'bora!

Ingredientes:
- 1kg de camarão (usei tamanho 20/30)
- sal q.b.
- pimenta moída q.b. (usei moinho várias pimentas)
- azeite q.b.
- 1 colher de sopa de manteiga
- 6 dentes de alho laminados
- 1 limão
- 1 colher de sopa de coentros frescos picados

Preparação:
Depois do camarão descongelado e escorrido, fazer um corte em todo o comprimento do lombo e retirar a tripa cuidadosamente. Temperar de sal e pimenta. Levar uma frigideira grande ao lume com um fio de azeite e a manteiga. Adicionar os alhos e deixar a estalar um pouco. De seguida juntar os camarões e deixar a fritar de ambos os lados até ganharem uma cor opaca. Regar com sumo de limão. Apagar o lume e polvilhar com os coentros. Servir de imediato com gomos de limão. Bom apetite!

11 comentários:

  1. Faço um muito parecido mas junto mais umas coisitas, é uma delícia! É daqueles pratos que faz sempre sucesso! O teu tem um aspeto maravilhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calculo que ponhas piri-piri e whisky ou brandy? Adivinhei? Conta-me tudo. beijocas. (ah a tua dica da Dolce Gusto veio a calhar pois estou com ideias em trocar a máquina do café lá de casa).

      Eliminar
    2. Piri-piri em flocos, cerveja, knorr de marisco em vez de sal e Goya! Goya é uma espécie de condimento com açafrão, dá cor e dá sabor (e é ótimo para manchar a roupa)! Se estás a pensar trocar por uma Dolce Gusto aconselho-te uma dos modelos mais caros como a que mostrei no blog. Tive no escritório da papelaria uma daquelas pequenas que custam 49,90€, resolve mas não é tão boa e só durou 4 anos, enquanto que a minha de casa já vai para 8 anos. Não quer dizer que a mais cara não avarie, são sortes! Beijinho

      Eliminar
    3. Humm obrigada pelos teus conselhos. Vou levá-los em conta. E que belas coisinhas acrescentas ao teu camarão, devem ficar um pitéu. beijocas

      Eliminar
    4. ola! costumo fazer tambem e uso o knorr de marisco esfarelado..e um acento no sabor. tambem se pode dar um twist e por agua de ameijoa de conserva . sabores diferentes mas apetitosos. Obrigada!

      Eliminar
    5. Vou guardar as dicas que são sempre preciosas :). Obrigada eu!

      Eliminar
  2. Hummm ando com uma vontade de comer camarão.
    Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um petisco que calha sempre bem. Eu aproveito as promoções e assim pesa menos no orçamento... beijocas

      Eliminar
  3. Obrigada Susana. Uma beijoca para ti

    ResponderEliminar