quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Panquecas de aveia e canela (só com claras)

Infelizmente ainda não consigo sentar-me para tomarmos o pequeno-almoço juntos. Sou demasiado "frenética" para estar ali sentada tanto tempo a "fingir" que estou muito calma a saborear a refeição mais importante do dia. Embora tenha prometido a mim mesma que a partir do primeiro dia do ano sentar-me-ia na mesa com o "piolho" e por arrasto traria o "mais-que-tudo" também, a verdade é que não o consigo fazer. Engulo o meu leite com café quando acordo e só como mais qualquer coisa quando chego ao trabalho. Costumo dizer a brincar que tomo o pequeno-almoço sempre à noite, e a verdade é, que isto é mesmo verdade. Muitas vezes quando me deito, levo na barriga uma taça quente de papas de aveia com mel e nozes, e vou lá eu ter fome de manhã... Não seja por esta minha falha que o rapaz não tem todos os dias um pequeno-almoço de rei, ora preparado por mim, ora pelo pai, e somos muito diferentes na escolha, o que tem uma certa graça, pois o pai adora enche-lo de fruta e fibras e eu adoro dar-lhe ovos mexidos ou panquecas. Como gosto de variar e equilibrar, saiu desta vez umas panquecas com aveia e só com claras, que ele adora acompanhar com sumo natural de laranja, iogurte grego, mel e nozes.

Ingredientes para 7 panquecas (não muito grandes):
- 150g de farinha de trigo (usei T55)
- 100g de flocos de aveia triturados no robot de cozinha
- 1 colher de chá de fermento Royal
- 2 colher de sopa de açúcar amarelo
- 1 colher de café de canela em pó
- 250ml de leite
- 2 claras de ovo tamanho M
- óleo alimentar para pincelar a frigideira q.b.

Preparação:
Numa taça grande misturar todos os ingredientes secos.

Acrescentar as claras de ovo e o leite aos poucos e ir mexendo bem com a vara de arames. 

Enquanto a mistura descansa, aquecer uma frigideira pequena pincelada com óleo e retirar o excesso com papel absorvente. Quando estiver bem quente, verter pequenas conchas de "sopa" deste preparado. Quando começar a borbulhar está na altura de virar. Só se põe óleo na frigideira uma única vez. Repetir a operação até a massa ter terminado. Servir com iogurte grego, nozes e mel a gosto. Bom apetite!

9 comentários:

  1. Essa receita é muito, muito parecida com a que faço e curiosamente é a preferida do meu filho mais velho! Na verdade elas são ótimas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço muitas vezes e depois vou variando os aromas. O puto adora panquecas. bjs

      Eliminar
  2. Muito apetitosas. Saudáveis!!! Boa sugestão :)

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ser Tânia, isto foi um abuso nas festas e agora ando a equilibrar as refeições para que comamos um pouco melhor. beijinho

      Eliminar
  3. Assim só com as claras nunca experimentei mas como adoro panquecas tenho de as testar :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que se nota um ligeira diferença, mas é uma maneira de compensar nos dias anteriores que comemos ovos. Eu acho que fica bom na mesma. bjs e bom fim de semana.

      Eliminar
  4. Adoro panquecas.
    Ficaram com um aspecto delicioso.
    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/arroz-integral-com-bolonhesa-de-atum-e.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentei que ficassem um pouco mais saudáveis, isto foi um abuso estas festas que ainda andamos a recuperar. Bjs e bom fim de semana.

      Eliminar
  5. O "piolho" adora, e eu adoro mima-lo. bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar