quarta-feira, 28 de março de 2018

Bolinhos de amendoins e sultanas (adoçados com mel)

Mais uns bolinhos a pensar na minha meta de redução do açúcar. Parabéns para mim! 10 dias sem açúcar refinado.


segunda-feira, 26 de março de 2018

Cogumelos brancos recheados com pimento e queijo de cabra "Palhais"

Hoje é dia de receita Saloio, e para hoje temos cogumelos recheados muito simples e saborosos. Servem para compor a mesa como entrada ou um prato principal vegetariano. A pimenta caiena deu o toque malandro e o queijo de cabra Palhais ajudou a esta festa de bons sabores.

Fotografia retirada do site da Saloio

sexta-feira, 23 de março de 2018

Pescada com broa de milho

Só prova que estamos sempre em constante mudança quando os nossos gostos mudam. Se em tempos o "piolho" adorava pescada cozida com todos e regada com um molho simples de azeite, alho e coentros, agora embirra com ela. Eu persisto e continuo a incluir a pescada na lista de compras e a torná-la irresistível para que o meu rapaz não reclame. 


quinta-feira, 22 de março de 2018

Folares doces

Por norma faço sempre a mesma massa de folares, alterando uma coisita ou outra nos ingredientes (só ovos inteiros ou gemas por exemplo), depois vou brincando com a forma e o tamanho, e desta vez saíram três mais pequenos entrançados e enrolados sobre si, e sem o tradicional ovo cozido.

Confiram a receita aqui e aqui outra com pequenas alterações.

quarta-feira, 21 de março de 2018

Bolachas de aveia com tâmaras e amêndoas (com óleo de coco)

Bolachinhas bem boas e sem açúcares refinados, para ver se começo a portar-me melhor, pois ultimamente tenho sido tão gulosa. E estou de castigo!

segunda-feira, 19 de março de 2018

Queijo fresco "Saloio" com molho de pimento, cebola roxa e coentros

A Saloio voltou a desafiar-me a preparar receitas com os seus queijos e escolhi começar pelo queijo fresco natural que não precisa de ser enfadonho, mesmo que fique uma delícia só com sal e pimenta podemos mimá-lo com um molho bem colorido e surpreender quem o espera à mesa.

Fotografia retirada do site da Saloio

sexta-feira, 16 de março de 2018

Fettuccine com tomate e manjericão

Eu gosto de pratos de massa simples, daqueles que na aparência parecem desenxabidos e depois quando a primeira garfada é levada à boca nos surpreendem tanto. No fundo isto aplica-se a muita coisa nas nossas vidas. Massa fresca que percebemos logo a diferença e um molho de tomate bem apurado que se completa com aqueles "cubos mágicos" de manjericão congelados e que servem na perfeição para estes momentos de preguiça em cozinhar algo mais pomposo. A mim soube-me "a pato" e por aí gostam?


quarta-feira, 14 de março de 2018

Pipocas com mel (feitas em óleo de coco)

Que se apaguem as luzes e que se faça silêncio, vai começar o filme. Ups mentira, que se apague só as luzes, pois cá por casa há barulho de pipocas.
Gostamos muito de cinema e deixo sempre a cargo do meu "mais-que-tudo" a escolha dos filmes, assim terei sempre a certeza que nunca sairei do meu sofá insatisfeita. Desenrola-se a tela, monta-se o projetor e muda-se o sofá de posição, porque cá em casa não nos importamos com estes pormenores que dão algum trabalho. As pipocas são sempre feitas da mesma maneira, em óleo de coco e adoçadas com mel que depois vão ao forno para ficarem ainda mais crocantes. Bom filme :)


segunda-feira, 12 de março de 2018

Cubos de manjericão (para congelar)

Apesar do mau tempo, este foi mais um fim-de-semana daqueles como eu gosto, a cozinhar para a família que veio de longe. Faço-o sempre com amor e dedicação e dou o meu melhor, tentando sempre lembrar-me de alguma receita que alguém goste e que tenha apanhado no "ar" esse gosto. E mais espaço houvesse, mais pessoas teria sentado à minha mesa.
Para hoje fica a dica para aproveitar manjericão fresco e também porque dá muito jeito ter esta espécie de cubo mágico (no meu caso usei as formas de silicone dos bombons) sempre pronto a usar. Boa semana!


terça-feira, 6 de março de 2018

Pãezinhos (bem) recheados

Pãezinhos bem recheados para o miúdo, que congelo e depois durante a semana vou tirando para o lanche na escola. 
Já tinha saudades de fazer, até serve de terapia esta "coisa" de por as mãos na massa.



sexta-feira, 2 de março de 2018

Bolinhos de laranja e chocolate preto (com óleo de coco e aveia)

Há alturas da vida que perdemos o brilho, o sentido de humor, o  otimismo, a criatividade, o sorriso, etc, basicamente todas as coisas boas que nos fazem levitar e levar a vida com alegria. Esses dias não duram para sempre, são fases, e como todas as fases, passam para darem lugar a outras. Das boas notícias desta semana trago o alívio do meu pequeno de quatro patas que se confirma que está tudo em ordem com ele, isto depois de terem perdido a amostra de sangue e ter voltado ao veterinário para nova recolha. Este assunto já está arrumado!
Arrumados também estão estes bolinhos que dividi com os colegas esta semana. São bolinhos que ficam secos porque evitei por muita gordura e ainda adocei com mel e pus uns pozinhos de aveia, isto porque andamos muito gulosos e já não vamos para novos, e sendo eu a cozinheira tenho de olhar por eles ;)