sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Cuscuz com atum e alcaparras

Só agora que cresci percebo tão bem quando a minha mãe exemplificava tudo com provérbios. Essas frases sábias que resumiam em poucas palavras as grandes questões da vida, e que nos ajudariam sempre com os dilemas do nosso caminho. Deveria ter-lhe dado ouvidos e hoje colheria os frutos.
Agora sou eu que repito ao meu "piolho encardido" os provérbios e frases que para mim fazem sentido, e muitas mais vezes que a minha mãe, "trabalha o teu presente que o futuro faz-se sozinho" e ponto final.
É ter em conta que os mais velhos são bem mais experientes e merecem todo o nosso respeito. Bom fim de semana!


ngredientes para 2 pessoas:
- 150g de cuscuz
- 150ml de água a ferver
- 1/2 cebola roxa picada
- 6 rabanetes com a casca e picados
- 1 colher de sopa de alcaparras picadas
- sal q.b.
- pimenta moída q.b. (usei pimenta preta)
- azeite q.b.
- sumo de limão q.b.
- 1 lata de atum em filetes escorrida e partido grosseiramente
- salsa e coentros frescos picados q.b.

Preparação:
Colocar o cuscuz numa taça e juntar 150ml de água a ferver. Tapar com película aderente e deixar até a água evaporar e o cuscuz estar hidratado. Temperar de sal, pimenta, um fio de azeite e sumo de limão a gosto, e separar os grãos cuidadosamente com o garfo.
 
Juntar ao cuscuz a cebola, os rabanetes, as alcaparras, a salsa e os coentros picados, envolver tudo e retificar os temperos se necessário. Bom apetite!

7 comentários:

  1. Parece ser rápido e gostoso!
    Atrai-me, mas nunca sigo as receitas à risca, tenho de inventar um pouco, apesar da base ser a receita.
    Esta é boa para fazer esta semana.
    É que compro os ingredientes todos, faço a planificação para a semana e assim é! Não pareço, mas sou uma perfeccionista, infelizmente.
    Obrigada pela sugestão, Carla!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é assim mesmo que eu espero, inspiro as pessoas e depois cada um adapta ao seu gosto e aos ingredientes que tem em casa. bjs e boa semana, finalmente com chuva :)

      Eliminar
  2. Tenho sempre cuscuz em casa. Rapidamente se prepara qualquer coisa com o que há na despensa e no frigorífico. Beijocas e boa semana!

    ResponderEliminar