sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Gnocchi com molho de tomate

É um exercício que me dá muita satisfação. Reaproveitar sobras de outras refeições e transformá-las em pratos mais apetitosos ainda (mentira, isto é uma espécie de: não comem a bem, comem a mal!). E assim saíram uns gnocchis vindos de um puré de batata que sobrou... Este prato é daqueles que a textura leva a habituar, mas bem temperado e com um molho bem apurado fica uma delícia. Bom fim-de-semana!

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Molho de pimentos e coentros para temperar peixe cozido

O miúdo cresceu e começou a torcer o nariz ao peixe cozido, principalmente à nossa amiga pescada. Eu tenho os meus truques e partilho hoje com vocês o que costumo fazer para animar o peixe cozido e ninguém torcer o nariz na hora de ir para a mesa. Funciona como tempero no prato. Fica bom e colorido. Há alturas que também junto cebola roxa picada quando a tenho em casa.


segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Pão recheado com queijo e fiambre

Pão recheado com queijo é uma das minhas entradas de eleição. Podemos até preparar no dia anterior, e na hora de ir ao forno é só colocar o recheio no pão e está pronto a seguir caminho.
Há muitas possibilidade de recheio, desde que a base seja natas e queijo podemos dar asas à nossa imaginação. Para um recheio mais demorado espreitem esta receita.


sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Bolonhesa de peito de frango

Esparguete à bolonhesa é um dos pratos que me conforta sempre. Não me perguntem porquê, porque há coisas que não se explicam.

Durante a gravidez comi este prato em doses industriais, e o meu rapaz saiu para o mundo um grande fã também. Vou variando na carne, umas vezes com carne de vaca, outras porco e outras vezes legumes ralados escondidos. Desta vez fiz com peito de frango e tomate extra. Fica a ideia, inspirem-se.

Podem  acompanhar com esparguete, ou servir de recheio para massas, lasanhas, ou mesmo uma "lasanha" de batata, um empadão, podem congelar uma parte para usar num dia de mais preguiça, e se sobrar também podem transformar num prato bem diferente e rechear umas batatas, polvilhar com queijo ralado e levar forno a gratinar. Bom fim-de-semana!

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Batatas fritas fingidas no forno com molho de iogurte e ervas aromáticas

A melhor maneira de animar o meu "piolho encardido" é fazer-lhe uns mimos comestíveis. Resulta sempre e não é preciso ter grandes ingredientes em casa. Basta umas batatas com um molho bem rápido de iogurte e está feito o snack. A qualidade das batatas escolhidas é importante, embora eu não me preocupe muito com isso e tenha usado batata branca desta vez que era a que tinha em casa. A farinha para polvilhá-las às vezes uso de trigo outras de milho e assim vou variando na textura final. O azeite dá aquele ar que parece que foram fritas, só que não :)


segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Bolo de queijo creme com figos

É dia de voltar ao trabalho e a outras rotinas, e no fundo também me sabe bem. Férias por casa dão algum trabalho, pois além de passearmos e sairmos por perto em vários programas, que não incluam só praia, porque aqui não aguentamos e precisamos de mais coisas, as tarefas da casa precisam de ser feitas. Durante as férias também cozinhei e ainda houve tempo para pensar num bolinho bem saboroso com os figos apanhados. Adoro a textura dos bolos com queijo creme, requeijão ou até queijo fresco, ficam tão bons.

sábado, 10 de agosto de 2019

Arroz de tomate e pimentos com pataniscas de potas

Ontem era preciso pensar num jantar saboroso e ao mesmo tempo reconfortante que animasse uma das minhas amigas de sempre. Feito com amor tudo flui na cozinha, e quem diria que uma refeição tão simples nos soubesse tão bem, que até eu elogiei, coisa rara de fazer, ponho sempre defeitos no que faço, mesmo que falte apenas um grão de sal. Acho que a minha amiga se sentiu abraçada, por mim e pela minha comida. Para hoje ao jantar o frango já está temperado e mais logo estará pronto para seguir viagem para outro jantar na companhia de quem me faz sempre bem ao coração. 
Agora vou preparar umas sandes deliciosas para o passeio de hoje. A vida é simples, é só deixar fluir. Bom fim-de-semana!


sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Ceviche de bacalhau fresco

A manhã foi só para nós, um passeio pela praia, e mesmo com tempo cinzento soube-nos tão bem. Ele levou a câmara (como sempre), e eu fui (como sempre) apreciando a paisagem, o cheiro a mar, a beleza das coisas mesmo que não tenham aquela cor que tanto nos anima no verão. Ele é feliz assim, e eu fico feliz quando ele está feliz. Deixei-me de egoísmos, ele não os merecia. O bacalhau fresco congelado ficou à minha espera para na vinda do passeio preparar um ceviche, que está muito na moda e que nós adoramos. O "piolho encardido" adora bacalhau crú  assim colorido ainda mais.


quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Bacalhau com cebola roxa, tomate seco e molho béchamel

Inventar receitas saborosas e que se façam sem grandes demoras é o meu lema para parte das férias passadas em casa. Aproveitar bem os dias, mesmo aqueles em que o sol não espreita e ficamos mais na preguiça que o habitual. É bom também, esta "coisa" do não fazer nada, simplesmente deixar correr o dia sem planos. E sem planos mas com um almoço saboroso torna tudo mais simpático.


terça-feira, 6 de agosto de 2019

Palitos folhados de queijo, presunto e tomate seco

E porque me esqueço sempre do prazo de validade da massa folhada de compra, já é um clássico na minha vida, inventa-se à pressa qualquer coisa assim bem vistosa, só para fingir para mim própria que era este o destino que tinha para lhe dar. Mas não era, era para fazer uma tarte retangular com creme de pasteleiro e muita fruta fresca por cima, bem diferente do que saiu do forno. Bom na mesma e massa aproveitada. 


segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Sopa fria de pepino e coentros

De férias e aproveitar os dias por casa, também é bom, visto que moro a poucos minutos da praia, do campo e se me apetecer fujo para a confusão da cidade num piscar de olhos. Planeamos os dias em função do que nos apetece, não dando muita importância à meteorologia, porque acho que ela não pode condicionar o nosso estado de espírito e as coisas que há para fazer no verão. Acho que reclamamos muito, ou porque estão 40º, ou porque está frio, ou porque isto ou aquilo. Eu cá vou aproveitar o meu verão, e começo já hoje com uma sopinha para se comer bem fresquinha. 
Boa semana a todos! Aproveitem a vida, que isto acaba depressa, daqui a nada estamos no natal ;)