segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Bolo de iogurte com limão e sementes de papoila

Sábado foi dia de fazer bolo enquanto um deles estava a trabalhar e o outro combinou um churrasco com os amigos. Não fez mal, fiquei com o meu Scott e fui para a cozinha fazer o bolo de iogurte que toda a gente sabe fazer. 
Podemos sempre acrescentar um aroma diferente, alterar o tipo de açúcar e até o tipo gordura que pode ser óleo vegetal, manteiga ou óleo de coco que foi o que usei.
Limão foi o aroma escolhido e as sementes de papoila que deram ao bolo um crocante intrigante à medida que o vamos comendo. O bolo fica mesmo bom, é experimentarem e depois digam-me.
Aproveitei também para fazer aquelas coisas boas que nós mulheres gostamos de fazer e nunca temos tempo, como ir ao cabeleireiro, comprar roupas novas e cuidar um pouco mais de nós.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Sashimi de salmão

O miúdo adora sushi. Lembro-me da primeira vez que o levei a um restaurante já ele comia bem de pauzinhos os  noodles, outros pratos de carne, peixe ou camarãosopas ao estilo asiático que sempre tentei fazer em casa.

Há anos que lhe digo que tenho duas mãos esquerdas, há anos que lhe digo que não sei fazer tudo e também não quero aprender a fazer sushi, pois assim as nossas idas ao nosso restaurante preferido de sushi serão sempre especiais.

Mas ele não compreende e suga-me a alma com pedidos de sushi. A alma e a carteira, porque levar um "adolescente em construção" ao restaurante de sushi é deixar lá uma pipa de massa. Portanto vamos lá fazer sashimi em casa, que é super fácil, é só terem uma faca mesmo bem afiada.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Creme de aipo com batata e courgette

Ultimamente não me tem apetecido jantar grandes pratos. A idade avança e e o corpo pede-nos o que precisa, e o meu pede-me que jante pouco e não me empanturre com tanta comida. Sendo assim faço sopas e outras coisas leves. Esta ficou uma delícia, tal como esta mas sem a batata e com outra guarnição. Cozer muito bem os legumes antes de triturar e ficará perfeita e bem aveludada. Por fim há que embelezá-la para o meu rapazote não dizer o habitual: só sopa? Sim, só sopa, mas é uma sopa especial, vais gostar vais ver.


sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Entrecosto carnudo no forno com molho barbacue e molho inglês

É preciso nunca esquecer que cada um de nós tem as rédeas da sua própria vida. Nós estamos ao comando, e tudo o que ansiamos só está dependente de nós próprios. Às vezes é preciso ir buscar a reserva de forças, em caso de emergência ela está lá sempre pronta a usar. O que interessa é reagir, fazer qualquer coisa, porque pequeninas mudanças levam a outras ainda maiores, e depois? Depois da tempestade vem sempre a bonança. 
A receita para hoje é bem simples e faço-a vezes sem conta quando não me apetece ter muito trabalho, vou variando na peça de carne, umas vezes uso um entrecosto normal, outras compro aquele mais carnudo, outras piano, etc, e é interessante ver as diferenças mesmo que use exatamente o mesmo tempero. Bom fim-de-semana!

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Sopa de feijão manteiga com grelos

Sopa, sopa, sopa, cá em casa não se livram da sopa, nem que chovam frangos assados, canivetes ou bolas de Berlim, pois é assim que a mãe cá da casa garante que todos comem legumes e coisas boas, antes de se encherem de carne ou massa, ou outra coisa qualquer. Enquanto eu estiver no poder é assim meus amigos, ou comem sopa, ou comem sopa, escolham!

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Bolachas de maçã reineta, canela e aveia (com óleo de coco)

O mês de agosto revelou-se um mês de mudanças para mim e para algumas pessoas que conheço. Mudanças de emprego, divórcios, e algumas desilusões para mim, mas não seja por isso, quero continuar a confiar e a acreditar no mundo e nas pessoas em geral. Está certamente guardado para mim aquilo que mereço e eu sei que mereço. Bem e agora o que interessa é a receita das bolachas pouco doces mas muito aromáticas.


segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Burrata com tomate e bacon com mel

Ainda não tinha experimentado a burrata de búfala, sabia como era a sua textura interior, mas estava na dúvida se os meus rapazes iriam gostar. Eu tenho cá as minhas técnicas para fazer o "piolho encardido" provar novos ingredientes. Levo à mesa o novo prato, mas sirvo-lhe outra coisa e digo que ele não iria gostar do que fiz. Ele sente-se posto de parte na experiência nova, insiste que vai gostar e quer provar, e depois adora! Quem gosta de mozzarella de búfala vai gostar de burrata com toda a certeza. O interior mais mole é perfeito para irmos petiscando e barrando no pão torrado, enquanto picamos o resto. Agora inspirem-se e preparem a vossa burrata com outros ingredientes, outras ervas aromáticas, mas não deixem de experimentar.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

15 receitas com feijão

Feijão manteiga, encarnado, branco, feijão frade e feijoca, deixo-vos mais umas receitas com esta leguminosa bem boa. Bom fim-de-semana!



https://omeutempero.blogspot.com/2016/04/feijao-branco-com-salsichas-frescas-e.html
https://omeutempero.blogspot.com/2013/06/feijoca-com-camarao.html
https://omeutempero.blogspot.com/2018/10/migas-de-couve-com-broa-de-milho-e.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/02/salada-morna-de-atum-com-maionese.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/09/salada-de-feijao-frade-com-bacalhau.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/02/salada-morma-de-feijao-frade-com.html
https://omeutempero.blogspot.com/2018/05/nuggets-de-pescada-com-salada-de-feijao.html
https://omeutempero.blogspot.com/2011/04/feijoada-de-entrecosto.html
https://omeutempero.blogspot.com/2019/06/frigideira-de-feijao-manteiga-com.html
https://omeutempero.blogspot.com/2017/12/cachuchos-grelhados-com-feijao-branco.html
https://omeutempero.blogspot.com/2014/11/arroz-de-feijao-encarnado-sempre.html
https://omeutempero.blogspot.com/2018/11/feijoca-com-choco-e-chourico.html
https://omeutempero.blogspot.com/2017/05/salada-morna-de-feijao-frade-com.html
https://omeutempero.blogspot.com/2018/10/feijoada-de-frango-com-feijao-branco.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/02/feijoada-de-choco-com-feijao-branco.html



quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Feijoca com tomate seco e cebolinho

Quando não me apetece fazer os acompanhamentos do costume, arroz, massas ou batatas, o feijão dá-me sempre uma boa ajuda. Gosto particularmente de feijoca. Ultimamente tem-me dado mais jeito ter em casa os frascos de feijão já cozido, se bem que sabemos que cozer em casa é bem melhor, pois podemos aproveitar a água da cozedura e darmos-lhe um sabor extra com ervas aromáticas, alho, louro, chouriço, etc.

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Wraps de tiras de potas com molho de iogurte e maionese

É verão, é férias, é preguiça, chamem-lhe o que quiserem, mas por agora ando nas receitas práticas. Tem de sobrar tempo para os mergulhos, para os longos passeios e para o sofá e as séries. Cá em casa  há sempre tiras de potas congeladas que servem para tantas receitas. Desta vez as tiras de potas ficaram aconchegadas num wrap. Cada um faz o seu!

terça-feira, 10 de setembro de 2019

"Mousse" de mirtilos e framboesas (com iogurte)

Tenho sempre iogurtes naturais em casa, sempre! Servem para fazer molhos ou sobremesas leves sem grande culpa a comer. Há dias que junto natas para uma sobremesa mais rica, hoje não foi desses dias, mas fica bom na mesma, experimentem! Chamem-lhe iogurte com gelatina, uma espécie de mousse, o que interessa é que gostem.  

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Reaproveitar sobras de bolo de chocolate

Quando sobra bolo de chocolate gosto de congelar, para mais tarde quando me apetecer um docinho reaproveitar e transformar noutro ainda melhor. Podemos fazer várias sobremesas, é só por a imaginação a funcionar. Inspirei-me nos cakepops e fiz umas bolinhas simples apenas com cobertura de chocolate, complicar para quê, não é verdade?