quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Paté de atum com requeijão e alcaparras

A Saloio que me acompanha há muito tempo, desafiou-me novamente a por mãos à obra e pensar em receitas ou formas de levar os seus queijos para a mesa. 
Requeijão é um dos queijos que eu adoro nas minhas receitas, seja em bolos, patés, quiches, sobremesas, é um grande aliado na minha cozinha, já para não falar que simples com uma pitada de sal e pimenta moída na hora é delicioso.
A ideia que partilho hoje é um paté bem simples com o requeijão natural da Saloio e um toque especial com alcaparras, para barrar em tostinhas, para molhar os gressinos ou para compor um sanduíche mais especial, vocês escolhem :).
Muitas receitas com requeijão aqui, para vos inspirar.


 Ingredientes para 6 pessoas:
- 2 latas de atum em conserva escorridas
- 2 requeijões naturais Saloio
- sal fino q.b.
- pimenta branca moída q.b.
- alcaparras q.b.

Preparação:
Triturar no robot de cozinha o atum e o requeijão até ficar uma pasta cremosa. Temperar de sal e pimenta e acrescentar as alcaparras inteiras ou picadas. Bom apetite!

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Pataniscas de cavala

Este domingo foi estranho. Talvez fosse a mudança da hora, o tempo incerto, a nostalgia de algumas coisas... A verdade é que umas pataniscas aquecem sempre o coração e animei-me logo assim que pus mãos à obra. 
Para variar do típico bacalhau, podemos fazer pataniscas de tudo o que nos apetecer, atum, frango, escolher uns legumes coloridos, quem sabe com potas ou polvo. Há espaço na mesa para todas as versões e podemos fritar em azeite que é sempre melhor.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Creme aveludado de abóbora

Hoje também há sopa. Outra que faço muitas vezes. Apesar de gostar mais de sopas que se mastiguem e por si só já sejam o prato principal, este creme aveludado de abóbora cheio de sabor também não fica atrás. Na hora de servir é brincar com a "decoração" e juntar croutons, ou uma colher de natas que podem ser de soja, ou umas ervas aromáticas, ou simples que é como fazemos no dia-a-dia, cada um escolhe como gosta mais.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Caldo verde com chouriço

Já aqui disse muitas vezes que cá por casa há sempre sopa. Chego a fazer duas sopas diferentes num só dia. Foi o caso deste dia, que fiz o meu caldo verde habitual e o creme aveludado de abóbora que me apeteceu partilhar novamente, porque também gosto de testar as receitas que vou publicando, pois a maioria das vezes as sopas são feitas a "olho".
Eu sei que às vezes exagero, e há dias que o meu frigorífico tem tanta comida já feita que dava para convidar a família vizinha do lado para almoçar e ainda jantar. 
Zero desperdício é o meu lema, e depois de tanto cozinhar, é tempo de comer tudo o que há, antes de fazer novos pratos.
Caldo verde é aquela sopa boa que faz pandant com o pão com chouriço e desta vez também saiu o pãozinho do forno.


segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Frango com cerveja preta (e natas)

A vida é um ciclo vicioso. Parece que andamos à roda e vamos dar sempre ao mesmo sítio, com a agravante que estamos um ano mais velhos. 
Já falam por aí que é natal, o que me chateia mesmo muito, por razões óbvias e que muita gente sente, o consumismo em exagero e aquela típica falsidade... e fico por aqui. 
O que vale para me distrair desta época é o aniversário do meu rapazote, são quase 14, quase 14 anos que passaram a voar e 14 anos a cozinhar para ele. Acho que já lhe deixei algumas memórias de sabores e cheiros. A de hoje é mais uma memória que faço muitas vezes. Frango no tacho com cerveja preta e tão pateticamente fácil de fazer e fica tão bom. Complicar para quê...


sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Sopa de tomate assado

Muito gaspacho comeu ele este verão. Sim e foi gaspacho de pacote, para minha "tristeza" e reputação. 
Mas é a vida, alguém lhe disse que existia gaspacho de pacote e que até era bem bom e ele foi à procura. 
Confesso que a maioria das vezes que fui ao supermercado levei-lhe gaspacho de pacote só para o ver feliz. Não comi nenhuma das vezes, se bem que provei porque tinha de perceber o que estava ali. Até era bom e muitos sem corantes ou conservantes. Ainda assim prefiro ser eu a fazer em casa, mas volto a confessar que foi uma boa ajuda na cozinha este verão para o seu apetite voraz por gaspacho.
Agora começamos o outono também com tomate, mas assim numa sopinha para comer quentinha.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Cacau quente

Cacau quente como eu gosto. Engrossado com um pouco de amido de milho, mas sem exageros senão pode virar pudim. Adoçado com um fio de mel só para enganar o travo amargo do cacau que eu até gosto. Baunilha e canela para perfumarem ainda mais esta bebida bem quentinha.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Dia Mundial do Pão e Dia Mundial da Alimentação

Diz que hoje é o Dia Mundial do Pão e também Dia Mundial da Alimentação, e numa forma de o assinalar com o símbolo máximo da alimentação do mundo inteiro, deixo muitas receitas onde o pão é o rei e outras onde o pão velho e duro não se desperdiça nunca!

Procurem-nas aqui.