terça-feira, 25 de agosto de 2020

Quiche de alho francês e chouriço extra picante (com queijo Quark)

O Meu Tempero

As quiches são ótimas para limpar o frigorifico, sejam com sobras de peixe, carne, charcutarias ou legumes. A massa quebrada podemos fazer em casa ou usar de compra, o que facilita muito nos dias de mais correria. 
Os ovos estão sempre presentes nas quiches, depois é só decidir se usamos natas, iogurtes naturais ou queijo Quark, que neste caso contrastou muito bem com o sabor mais picante do chouriço. 
Se quisermos uma quiche mais alta é só acrescentar mais ovos. 

Ingredientes:
- 1 base da massa quebrada de compra
- 4 ovos tamanho tamanho L
- 200g de queijo Quark Santiago
- 2 alhos franceses cortados às rodelas finas (só a parte branca)
- 50g de chouriço extra picante aos cubinhos
- azeite q.b.
- sal q.b.
- pimenta moída q.b. (usei pimenta branca)
- noz moscada q.b.

Preparação:
Ligar o forno nos 180º.
Colocar a massa numa tarteira (de preferência de fundo amovível), deixar o  próprio papel vegetal de compra (facilita sempre para desenformar) e retirar o excesso de massa que sobra à volta da forma (ou enrolar para dentro).

Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite e refogar o alho francês e o chouriço até reduzir para metade. Temperar de sal e deixar arrefecer.

Numa taça misturar os ovos e o queijo Quark, temperar de sal, pimenta e uma pitada de noz moscada. Espalhar o preparado do alho francês e o chouriço pela forma e por cima verter o preparado dos ovos e do queijo, assim garante que fica melhor distribuído.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35/40 minutos, ou até estar firme e dourada. Servir quente, morna ou fria e acompanhar com uma salada a gosto. Bom apetite!

3 comentários: