sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Mini quiches de salmão e espinafres (sem massa)

O Meu Tempero

Para aproveitar os legumes e outras sobras que andam pelo meu frigorífico, as quiches são boas e prestam-se a isso, além de que se as fizermos em porções individuais ficam bem amorosas e fazem o tal vistão à mesa, e ninguém diria que não deram trabalho nenhum. Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Dentão no papelote com limão, coentros e alho francês

Que saudades tinha de comer um peixe inteiro, assim com pele, espinhas e tudo a que tenho direito. Aconchegado num papelote e levado ao forno, e sem grande demora nem ciência fica pronto e tão perfumado.


terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Mimos de pescada com limão e gengibre, panados com farinha de centeio

Um destes dias lá fui eu disfarçar a pescada para o puto não reclamar. Ficaram tão bons que não houve reclamações. Desta vez fiz um polme com farinha de centeio, além de ser mais fácil preparar, na hora de panar também é mais rápido.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Panquecas de requeijão natural Saloio e limão

Tantas vezes fiz panquecas para o meu "piolho encardido" comer ao pequeno-almoço. Agora que já cresceu e está noutra fase que acorda em cima da hora para a escola, os pequenos-almoços já não são os mesmos que lhe preparava com tanto amor, até nos dias em que o meu tempo era curto. A vida é assim, é só outra fase, porque ele continua a adorar as minhas panquecas. Estas fiz com a ajuda do requeijão natural da Saloio e o toque de um limão. Ficaram tão boas que um fio de mel bastou para as acompanhar. Espreitem outras panquecas aqui e outras receitas onde utilizei o requeijão aqui.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Arroz selvagem com cogumelos, couve Pak Choi e salmão

Volta e meia gosto de introduzir novos alimentos cá em casa e aos poucos vamos nos habituando aos novos sabores e texturas, e acabamos por aprender a gostar. Arroz selvagem para juntar à prateleira junto aos arrozes habituais cá por casa, carolino, agulha, basmati, arroz para sushi e o vaporizado que fica sempre perfeito.

sábado, 18 de janeiro de 2020

Farófias de forno com topping de morango

Dos restos do natal sobraram muitas claras que aos poucos fui aproveitando. As últimas três aguardavam já ansiosas, pois muito tempo no congelador ou com ovos já velhos, pode correr mal em algumas receitas que pedem claras em castelo. Então nada melhor que fazer umas farófias fingidas de forno e com um topping inocente com fruta fresca sem qualquer açúcar. Ficou bem simpático, mas claro que farófias à séria são bem mais gulosas, mas há alturas que temos mesmo de reduzir a quantidade exagerada de açúcar que anda diariamente nas nossas vidas.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Sanduíche familiar de pato desfiado

Um fim-de-semana bom é meio caminho andado para a semana começar sempre bem. Apesar de termos passado pouco tempo em casa cozinhei bastante como habitualmente, pois a prática faz com que num par de horas consiga fazer muitos pratos e depois estar mais tranquila nos dias a seguir.
Para hoje tenho uma sanduíche deliciosa que fiz com o peito de pato que descongelei e não sabia bem o que fazer com ele. Diz que é magret, e talvez se pense ser mal empregue para uma sanduíche, mas depende da perspetiva de cada um. Eu cá adorei saborear esta sanduíche.


sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Asas de frango picantes com alho e limão

Preparar um petisco em casa é fácil e barato. E especialmente nestes dias de frio que apetece ficar pelo quentinho a ver séries e a petiscar coisas boas. Bom fim-de-semana!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Pescada com béchamel e queijo

Há alturas que me sinto menos criativa, parece que já cozinhei tudo o que havia para cozinhar, mas não, óbvio que não, há um mundo inteiro de receitas que desconheço. Viajar, trocar ideias, conhecer pessoas com o mesmo interesse na cozinha que eu, é assim que nos vamos inspirando, aqui e ali, e quando a inspiração não vem, vou cozinhando as receitas de sempre, como esta pescada com béchamel que costumo fazer com batata palha de compra quando o tempo e a preguiça falam mais alto. Hoje não, hoje descasquei batatas e fritei-as e azeite do bom. Ficou bom, assim a fazer lembrar o bacalhau com natas, mas sem o bacalhau e as natas.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Bolinhos de salmão com batata-doce

Nada mudou neste novo ano, no que refere a aproveitar tudo o que há na despensa ou no frigorífico. Desperdício zero é uma das regras que não ficam fora de moda com o passar dos anos. Portanto para reaproveitar o salmão grelhado que sobrou da refeição anterior, saírem uns bolinhos bem simpáticos com batata-doce, que também estava à espera de um destino bem melhor que o caixote do lixo. E assim foi, viveram felizes para sempre :)


segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Sopa de bacalhau com tomate, massa cuscus e ovo

Todos os anos digo a mesma coisa: Este ano vou comprar uma agenda e organizar-me melhor. Escrever listas de coisas que quero fazer, objetivos que quero cumprir, tudo e mais alguma coisa. Mas caramba, reparei agora que hoje já é dia 6 e ainda não tenho a agenda. 
Todos os anos a mesma coisa, tenho papéis escritos em todo o lado, na carteira, escondidos nos livros de culinária que vou folheando diariamente, nos cadernos de apontamentos... Enfim, parece que não me dou bem com esta coisa de organizar os pensamentos e ideias, mas eu bem sei, agora que cresci, que planear o futuro, torna-se mais fácil quando está escrito na agenda. E é tão bom ir riscando os itens da lista. Amanhã espero lembrar-me da maldita agenda para 2020. Até lá fiquem com esta sopa bem boa, nada fotogénica de fotografar, mas sabemos bem que "nem tudo o que luz é ouro", como se diz :)


quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Creme de couve-flor e abóbora assada

Depois dos excessos alimentares típicos da época, é altura de comidas mais leves, e nada como uma sopa bem quentinha feita com legumes assados, para aproveitar o forno ligado com o assado demorado.