segunda-feira, 30 de março de 2020

Batatas gratinadas com queijo Emmental

O Meu Tempero

Os meus dias são um misto de emoções contraditórias. Há dias em que me sinto com algumas reservas para o que está acontecer, que trás bem mais do que só apanhar a doença, e depois há outros dias melhores em que me sinto muito entusiasmada e otimista com o futuro, como foi o dia que fiz esta receita simples para os Queijos Santiago, que tentei gravar um vídeo, algo que para já ainda não tenho grande experiência, daí até se ter tornado mais engraçado, acreditem, gravar, apagar, engasgar-me a meio, esquecer-me o que ia dizer, bem, foi motivo para umas belas gargalhadas.
Apesar da atrapalhação do vídeo fica uma receita para um acompanhamento diferente que nos trará alguma satisfação extra nestes dias difíceis.



terça-feira, 24 de março de 2020

Receitas com feijão branco

Eu não sei como andam a fazer por aí, mas por aqui reduziu-se mesmo as idas ao supermercado. 
Vou gastando o que tenho por casa e que a maioria de nós tem numa altura como esta (Pandemia Covid-19 - caso daqui a uns anos alguém venha ler o blogue). 
Hoje deixo algumas sugestões de feijão branco, todas podem ter ingredientes substitutos, pois não interessa regras agora, interessa sim alimentar a família o melhor que pudermos e soubermos com o que temos na despensa.

Feijoada de frango (com feijão branco)
Usem outro tipo de couve, tomate enlatado se não tiverem fresco, alho em pó, e não há vinho, não se põe. Temperem bem e com o melhor ingrediente, que é fazer com amor!

O Meu Tempero



























Cachuchos grelhados com feijão branco picante
Todo o peixe que tenho em casa agora é congelado e daqueles sem espinhas, tirando o bacalhau, por isso ponham a criatividade a funcionar, e se não houver cachuchos, até sardinhas em lata vão ficar bem.

O Meu Tempero




























Feijão branco com salsichas frescas e ovos escalfados
Oh oh, isto com salsichas enlatadas também ficava um mimo. E confesso agora que é coisa que nunca comprava até...até aos dias de hoje. Prometo que é só nesta fase, bem sabemos que não são dos melhores alimentos.

O Meu Tempero





























Feijoada de choco (com feijão branco)
Tiras de potas também serve, e há sempre no congelador na maioria das casas. Não há ervas frescas? Esqueçam que ninguém vai-se importar agora com isso. Não estamos em altura de Estrelas Michelin.

O Meu Tempero



segunda-feira, 23 de março de 2020

Receitas com atum em conserva #2

Os dias continuam a confundir-se uns com os outros. Deixei de me preocupar com as regras, elas só fingem a normalidade que eu não quero ter, odeio viver na mentira. A esperança essa não morreu em mim, quando os melhores dias chegarem recuperarei a estabilidade e a mudança que nos últimos meses andava à procura. Parou tudo, mas voltarão esses dias, e eu voltarei também com a força desmesurada que tenho dentro de mim e a convoco nos dias de caos. Até lá muita calma nesta estúpida prisão dentro da minha liberdade. 
Agora mais receitas com atum em conserva, mas sem dramas, há sempre maneira de substituírem alguns ingredientes.


Pataniscas de atum
Se não tiverem salsa fresca usem outra erva aromática que tenham, ou até mesmo seca.

O Meu Tempero

Caril de atum
Não têm leite de coco? Eu diria que natas ou iogurte natural ajudariam e muito, porque o importante agora não é seguir as regras.

O Meu Tempero

Empadão de atum e alho francês
Podem substituir as batatas por puré instantâneo ou congelado e o alho francês por outro legume que tenham.

O Meu Tempero


Cuscuz de coentros com filetes de atum e croutons de alho e orégãos
Comprem cuscuz, é tão bom quando bem temperado e conjugado com qualquer coisa. Rende, rende, rende.

O Meu Tempero


Quiche de espinafres, atum e cogumelos
Uma fotografia feia que esconde uma refeição bem boa. Têm a receita da massa, mas podem usar de comprar se tiverem. Os espinafres podem ser congelados também. No meu congelador tenho alguns legumes que comprei congelados e vão dar muito jeito quando os frescos acabarem cá em casa.

O Meu Tempero


Esparguete com atum
Esparguete com atum, o que dizer sobre isto? As coisas simples da vida são bem boas, é o que é.

O Meu Tempero

sexta-feira, 20 de março de 2020

Receitas com atum em conserva #1

Os enlatados são das primeiras coisas que nos lembramos de comprar numa situação como a que vivemos atualmente. Duram e conservam bem. Eu cresci com pais precavidos e organizados e lembro-me bem que havia sempre uma pequena reserva de entalados na despensa, para uma falha ou escassez de algum produto. Vou deixar-vos algumas ideias para consumirem e rentabilizarem as tão preciosas latinhas de atum em conserva, sejam elas em filetes, conservadas em azeite, óleo ou água, com molho de tomate, picantes, etc. O que aqui importa mesmo é ajudar-vos com ideias de receitas.


Paté de atum com requeijão e alcaparras
Uma entrada que pode servir para acompanhar um sopa e gastar o requeijão (queijo fresco ou queijo creme) que tenham em casa, assim em paté rende bastante e podem fazer uma boa sandwich, e se houver pão duro, é torrar e barrar com este mimo. Esqueçam as alcaparras se não as tiverem em casa, substituam por azeitonas ou uma erva fresca que tenham. 
O Meu Tempero


Cuscuz com atum e alcaparras
Cuscuz rende mesmo muito, e podem por o que tiverem de frescos ainda no frigorífico (sempre bem desinfetados). Se não tiverem ervas frescas, usem as secas, o importante é temperar bem e o cuscuz vai ficar delicioso. 
O Meu Tempero


Salada de atum com molho de iogurte
Uma ideia de salada que pode bem não ter a alface por ser difícil encontrar agora. O importante aqui é decorarem o prato para que fique colorido e seja uma alegria comer entalados. Há muitas de nós a fazer iogurtes em casa, e este molho dá mais um ânimo ao prato. Usem azeite e vinagre se não tiverem opção. 

O Meu Tempero




























Salada morna de atum com maionese caseira de coentros
Fazer maionese em casa é mesmo muito fácil. Não deixem passar nada do prazo, atenção aos ovos se os compraram em quantidade. Comam beterraba e assim em saladas disfarça o sabor a terra que muita gente detesta.
O Meu Tempero


Linguine rosa com atum e cogumelos
Cá está mais um truque para comer beterraba. Podem fazê-lo com a massa que tiverem em casa. Fica delicioso e junta-se mais um enlatado, os cogumelos.
O Meu Tempero


Salada de atum, grão e pimentos com azeite de manjericão
Atum e grão enlatado e mais qualquer coisa que pode bem ser substituída por outras que tenham em casa. Se não houver manjericão fresco, usem seco, ou outra erva que tenham. Temperar bem é meio caminho andado para ficarmos mais felizes com as receitas simples que agora fazemos mais.

O Meu Tempero
































quarta-feira, 18 de março de 2020

Conter e refletir

Agora que acabaram as incertezas e todos os portugueses estão cientes que chegou a nossa vez de lidar com este "bicho feio", é preciso contenção, contenção em tudo, e especialmente porque isto é um blogue de culinária, não faz sentido para mim estar a cozinhar da mesma forma. Dai ter decidido não partilhar mais receitas novas, a não ser ir deixando ideias de receitas fáceis e com ingredientes comuns que possam ainda ter na vossa despensa, e que andam já pelo blogue.
Este é um tempo até de contenção nas palavras e nas fotos de abundância de comida, pois acredito que haja muitas famílias que não conseguiram ainda abastecer-se convenientemente para poderem ficar tantos dias retidas em casa.
Desejo-vos toda a sorte para ultrapassarem da melhor maneira esta nova fase que se apoderou das nossas rotinas. Aproveitem-na para refletir no que é realmente necessário nas nossas vidas, nos excessos, na futilidade, porque no final das contas, queremos todos ter uma vida simples num momento de "guerra", e estar rodeados das nossas pessoas.

Abraço,
Carla Sousa

segunda-feira, 16 de março de 2020

Asas de frango no forno com molho barbecue

O Meu Tempero 
Por aqui continuamos resguardados em casa. É preciso sacrifícios e seguir as regras comuns de cidadania, e só assim sairemos desta crise com sucesso. 

Desmarquei tudo já há dias, até o fim-de-semana que ia fazer surpresa ao mais-que-tudo, perdi o dinheiro, mas ganhei tranquilidade. Os passeios e todas as combinações com amigas também passaram para um futuro próximo.

Não visito ninguém, e muito menos os meus velhotes que são a minha maior riqueza, a não ser que eles precisem de alguma coisa. As chamadas de video fazem a minha mãe tão feliz, por isso vou redobrá-las para mostrar que continuo aqui se precisarem.

A comida está controlada, mas também é preciso contenção, porque eu gosto de cozinhar e tenho exagerado. Conter, conter, conter, pois não sabemos o dia de amanhã. Não faço ideia como andam os hipermercados, há semanas que não entro em nenhum, mas aqui o meu pequeno Meu Super já tem as prateleiras vazias também.

A minha asma é controlada com medicação e em alturas especificas, e o medo é maior numa altura como esta. Cuidem-se, protejam-se e não julguem tanto, ajudem mais. Há alturas que certas pessoas precisam de ajuda para serem encaminhadas a fazerem o correto, é só uma questão de despendermos do nosso tempo e energia.

Agora a receita, essa sim segue os padrões corretos que são mimar a família e evitar obviamente os restaurantes e os drive-ins. Não tem ciência nenhuma, é misturar o molho, pincelar no frango e levar ao forno.

sábado, 14 de março de 2020

Salada mista com queijo de cabra Chèvre

O Meu Tempero

Anos a ensiná-lo que a vida é lá fora e que o mundo real é o que lhe vai encher o álbum das memórias, e que as amizades de sempre se constroem aí. Agora sou uma mãe à beira de um ataque de nervos, porque explicar-lhe constantemente que tem de se resguardar mais em casa e aqui pelos passeios no campo tem sido desafiante. Mas vamos lá, estou quase a conseguir fechar este Tom Sawyer em casa, pois já açambarquei todos os chocolates, gomas, pipocas e afins do supermercado (estou a brincar claro, não comecem já a julgar, que isto era bem melhor estarmos a passar outra palavra de entreajuda e cuidados a ter).
Dias bonitos cheiram a saladas coloridas com tudo a que tenho direito, o molho simples e bom que se mistura num frasquinho e já está.

quinta-feira, 12 de março de 2020

Mac & cheese (como se faz cá em casa)

O Meu Tempero

Quando se tem adolescentes em casa, as massas são uma opção rápida para os satisfazer dos apetites vorazes próprios do crescimento. Por norma quando faço esta receita junto bacon salteado ou frango cozido desfiado e assim dar um sabor extra à massa. E também gosto de a levar ao forno com algum queijo no topo e orégãos secos. Vocês escolhem como fazer.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Caldo verde (Couve-galega) salteado com bacon

O Meu Tempero

A couve-galega cá em casa não serve só para fazer a sopa caldo verde. Por aqui faço muitas vezes salteada como acompanhamento, o meu mais-que-tudo adora. O bacon dá-lhe mais uma graça, mas sem ele também fica uma delícia.

segunda-feira, 9 de março de 2020

Pickles caseiros

O Meu Tempero

Costumam fazer pickles em casa? É mesmo muito simples. Eu faço assim há anos, como aprendi numa revista Teleculinária muito antiga, do tempo do Chefe Silva. Desta vez só usei cenoura e couve-flor, mas podem usar outros legumes, apenas tem de se ter atenção quando os ferverem que cada legume tem o seu tempo, neste caso  ambos fervem durante um minuto. 

quinta-feira, 5 de março de 2020

Cuscuz com cogumelos salteados, bacon e limão

O Meu Tempero

Bem, presumo que já estejam cansados de tantas ideias de receitas com cogumelos, mas a vida é assim, às vezes andamos às voltas e voltas e não saímos do mesmo lugar. Na culinária acontece o mesmo, dias cinzentos e de pouca inspiração, de muitos cozidos e grelhados, e comida bem rápida. Mas, desenganem-se se acham que este cuscuz não estava delicioso. Simples, rápido e para aproveitar uma mão cheia de cogumelos salteados que sobraram de outra refeição. Acrescenta-se mais uns pozinhos disto e daquilo e está pronto a servir.