quarta-feira, 20 de maio de 2020

Tagliatelle com natas e ervas frescas

O Meu Tempero

Ter um adolescente em casa é sempre um bom motivo para fazer pratos de massa. Massa fresca, natas e um punhado de ervas frescas aromáticas é só o que preciso para salvar a refeição. Fica pronto num piscar de olhos e saboroso como se quer. É para comer assim que sai do lume, senão vamos comer massa seca e sem graça.

terça-feira, 19 de maio de 2020

Batatas Noisette (mas com ervilhas)

O Meu Tempero

Pequenas bolas que escondem o interior verde. São um acompanhamento diferente que podemos fazer para tornar a refeição mais especial, ou poder dar uso à embalagem de ervilhas congeladas que estacionou no congelador e não havia meio de ter ideias para a usar, sem ser numa sopa ou num arroz. Saíram uma espécie de batatas Noisette mas pintadas com o verde das ervilhas. 
Fazem-se quase a olho, vamos juntando a farinha conforme vamos percebendo que estão prontas para moldar, e apanhando o jeito torna-se bem mais fácil. As minhas batatas e ervilhas estavam mais húmidas e juntei um pouco mais de farinha do que esperava (muito mais mesmo). 
São muitas, dai guardar uma parte para congelar e fazer noutro dia é uma boa ideia.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Bolo de requeijão com coco e mel

O Meu Tempero

Várias semanas em casa a cozinhar e a tentar distrair-me com tudo o que pudesse para manter a cabeça bem ocupada, e só com coisas boas, assim não tive tanto tempo para pensamentos negativos. Fiz muitos doces e sobremesas, por isso tive de parar e fazer um bolinho menos calórico. Requeijão light da Santiago, coco ralado que andava pela despensa sem destino, pouca manteiga e adoçado só com mel 100% Português. Foi uma boa combinação e quero partilhar convosco.  

terça-feira, 12 de maio de 2020

Cheesecake de forno com queijo Quark

O Meu Tempero

Hoje fiz mais um bolinho de requeijão, mas desta vez juntei coco à festa e adocei só com mel que fui buscar diretamente ao produtor. Entretanto lembrei-me que ainda não tinha partilhado este cheesecake de forno que fiz com o queijo Quark da Santiago. Eu sei, ando com tanto tempo livre mas com tão pouca vontade de partilhar o que vai saindo da minha cozinha. Acho que preciso de adereços novos e novas inspirações para as fotografias, e até lá espero que me perdoem :)

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Salada de tomate com queijo fresco

O Meu Tempero

Dos dias de tédio, dos dias cheios de incertezas do futuro, dos dias eufóricos e cheios de esperança, dos dias leves, dos dias pesados, dos dias estranhos e dos assim-assim, de todos esses dias houve raras exceções que não fui para a cozinha para fazer a minha família feliz.
De todos esses dias, a responsabilidade de cuidar deles falou sempre mais alto.
Por aqui combate-se os dias de excessos alimentares (e preguiça em cozinhar) com sopa e saladas leves como esta de tomate rama e queijo fresco magro da Santiago. Simples e sem grande ciência, mas a moral da história é passar a mensagem que há sempre qualquer coisa boa e rápida para fazer na cozinha mesmo que não nos apeteça cozinhar.

Obrigada @queijos.santiago!

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Sopa de feijão branco com couve-lombarda

O Meu Tempero

Ainda com dias incertos, a sopa continua a cair bem e a compor as nossas refeições. Apesar de gostar de cozer as leguminosas em casa, há alturas que as latas/frascos em conserva sabem-me pela vida, pois é menos uma tarefa a fazer. Vou gerindo conforme as voltas que a minha vida vai dando, mas sempre com a certeza que cozer em casa é substancialmente melhor, porque podemos aproveitar todo o caldo da cozedura e ainda aromatizá-lo ao nosso gosto.