terça-feira, 30 de junho de 2020

Perna de peru no forno com cerveja e cogumelos

O Meu Tempero

O Meu Tempero

O ano passado elaborei para a revista Sabores & Tradições, uma receita em que o produto escolhido era a cerveja,  fiz uma perna de peru no forno que ficou deliciosa e quero partilhar com quem ainda não viu. Podem substituir por outra cerveja similar. Boa terça-feira!

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Quindim

O Meu Tempero

É no meio do caos que podemos tomar grandes decisões. Decidi renascer, tomar um caminho diferente que me desse mais alegria e me tornasse numa pessoa melhor. E tornar-me melhor é pôr-me em primeiro lugar uma vez na vida. Para mim uma história chegou ao fim, sem retorno, porque já não sou a Carla indecisa de outros tempos, que se confundiu com a Carla destemida de tempos ainda mais remotos. Mudança, preciso de mudança, e mudança requer sacrifício, trabalho, dúvidas, medos e anseios, mas deixei de temer e a hora é agora, agora que ainda tenho uma metade de vida por viver. O final será como nos filmes, disso tenho a certeza, porque os sonhos que se projetam com afinco, acabam sempre por acontecer. E sim, quindim, muitos quindins para me adoçar os dias, receita do programa "Doces do Ofício" da 24kitchen, que ficam sempre perfeitos, só não pus raspa de lima, fi-los em formas maiores, usei o truque de peneirar as gemas e deixar repousar um pouco a massa antes de ir para o forno para as gemas descerem e separarem-se do coco, truque que aprendi com uma senhora brasileira. Bom fim-de-semana!

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Asas de frango fritas (com polme)

O Meu Tempero

É sempre boa altura para fazer petiscos em casa, e as asas de frango são perfeitas para a ocasião. São económicas, rendem bastante (16 asas cortadas ao meio fazem 32 pedaços de frango) e há à venda em todos os talhos, hipermercados, etc. A maneira que mais faço é no forno com mel e piri-piri, ficam deliciosas, mas há sempre espaço para outras versões, e assim vou variando e surpreendendo a família. Estas foram cozidas primeiro porque eram grandes, e depois preparei um polme misturando dois tipos de farinha e juntando vários temperos. O polme tem dias que junto ovo, outros não, umas vezes escolho dois tipos de farinha, outros ponho água, leite ou cerveja, é ir variando e usando o que se tem em casa, especialmente os restos de farinha que vão ficando no fundo dos pacotes.

terça-feira, 9 de junho de 2020

Pudins de chocolate com queijo Quark

O Meu Tempero

Durante a quarentena fiz muitas sobremesas gulosas e exagerámos mais que o habitual. Continuo a fazê-las, mas agora de uma forma mais contida, escolhendo por vezes outras opções menos calóricas mas igualmente saborosas, como foi o caso destes pudins que adocei só com mel e usei queijo Quark da Santiago que lhe deu aquele toque ácido que adoro, mas quem não aprecia tanto é adicionar mais mel ou açúcar. Boa semana a todos! 

terça-feira, 2 de junho de 2020

Tortilha de frango no forno

O Meu Tempero

É verdade não tenho partilhado muita coisa estes últimos dias. Sabem porquê? Porque o meu rapaz agora lembrou-se que gosta de cozinhar, agarra no meu avental, nas minhas panelas, no meu fogão e ocupa-me a cozinha. E posso dizer que me enche de orgulho vê-lo com 14 anos tomar as rédeas de uma refeição do início ao fim. 
Eu só entro no início para lhe dar dicas quando ele escolhe a receita, no meio para comer e no fim para limpar a cozinha. 
Para já e porque é assim que se cresce, a verdade acima de tudo e a minha opinião é sempre honesta. O raio do puto tem jeito, até molho béchamel sabe fazer para a sua especialidade "Mac&Cheese à sua maneira", que há dias fez (quem me acompanha no instagram viu nos stories). 
Sabe, entre outras coisas, fazer panquecas a "olho", bastou ensinar-lhe a textura que tem de ficar a massa e está feito. Amanhã diz que vai fazer as francesinhas da tia, até já apontei os ingredientes que me faltam (tirando os cubos de caldo mágico que não uso há muitos anos).
Vou-me aproveitando desta sua aptidão para descansar dos últimos meses que não têm sido fáceis para mim. Não quero desistir, por isso hoje vim trazer-vos uma ideia simples com sobras de frango, uma tortilha de forno, prática de fazer e com uma salada verde fica uma delícia. Abraço apertado a todos! Cuidem-se!