quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Sopa de feijão manteiga com agrião e massa

O Meu Tempero

A vida dá obviamente muitas voltas e quando menos se espera acontecem coisas inesperadas. O medo apodera-se das decisões e o melhor nestas alturas é chamar a Carla destemida de há 20 anos quando a impulsividade era má para umas coisas, mas uma forte convicção em arriscar para outras. Sopa, é só sopa que preciso hoje, para ficar calma e quente.
 

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Tacos com carne

O Meu Tempero

Eles adoram este tipo de comida e eu adoro vê-los felizes. Hoje saem uns tacos com carne e com o que havia no frigorífico. Depois seguem para a mesa com limão e com um molho à escolha. Por aqui comemos com um molho de iogurte simples, temperado com sal, pimenta e um fio de azeite.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Pudim de manga com queijo Quark

O Meu Tempero

Tento ser positiva, não tenho outro remédio que não o ser. Aprendi muito com a pandemia. Aprendi a pôr-me em primeiro lugar e a fazer escolhas, mesmo que isso fosse voltar à estaca zero. Aprendi coisas sobre o amor que já pouco acreditava. Aprendi a amar ainda mais o meu rapaz adolescente, mesmo naqueles dias difíceis que tenho de lhe dizer que não e ele transforma-se num pequeno "monstro verde". Aprendi que nunca mais vou falar alto, que vou sempre ver o lado bom das pessoas e acreditar que melhor dias virão. Estou obviamente uma pessoa diferente depois da pandemia. Estou mesmo. Há coisas que deixaram de ter importância, e outras que se tornaram grandiosas. A vida à nossa volta transforma-nos e espero sempre ser uma pessoa melhor nessas ocasiões. Boa semana a todos!

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Bacalhau gratinado com queijo da Ilha Graciosa

 O Meu Tempero

Começar a semana com bacalhau é sinal que está a começar bem, porque um prato de bacalhau nunca desilude, e se for bacalhau gratinado com queijo da Ilha Graciosa ainda melhor. Simples e bom, assim com uma espécie de béchamel feito com o caldo de cozer o bacalhau e depois enriquecido com gemas e com o toque intenso do queijo, a seguir forno com ele para gratinar. Boa semana! 

#PUB

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Bolo de claras com limão

O Meu Tempero

Para quem gosta de cozinhar é sempre difícil desperdiçar seja o que for. Cá por casa, as claras que sobram de outras receitas que só pedem gemas vão sempre para o congelador. Um dia hão de fazer falta para outra receita, e assim foi. Apetecia-me um bolinho simples e não tinha ovos em casa, mas tinhas claras no congelador que rapidamente descongelaram. Ficou uma delicia, e ninguém deu por falta das gemas no bolo. Palavra de honra!

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Chucrute caseiro

O Meu Tempero

Nada como preparar um chucrute caseiro com zero de dificuldade. Acho que até é giro irmos vendo coisas a acontecer nos frascos e perceber como fermenta. Cada um tempera ao seu gosto e depois de feito guardamos no  frigorifico e vamos comendo com carne ou peixe, e dura muito tempo. Há quem goste de ferver uns minutos em água para perder o sabor avinagrado, escorrer bem e temperar com um fio de azeite, ou saltear. Eu gosto de ambas as maneiras.

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Mãos de coelho com pimentão doce e zimbro

O Meu Tempero

O miúdo adora a receita das mãos de coelho da avó, e sempre que as faz nunca se esquece dele. Eu pedi a receita e claro fiz depois os meus ajustes. Não porque as dela não são as melhores, mas sim porque quero que continuem a ser as melhores e só assim o miúdo terá estas recordações dos avós. Eles não duram para sempre, vai daí é melhor ir arrecadando no baú das recordações tudo o que se puder, cheiros, sabores, mimos, gargalhadas, abraços apertados e beijos repenicados.