quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Pudim de coco com leite condensado cozido

O Meu Tempero

Este é um pudim mais denso do que o habitual de ovos que faço vezes e vezes sem conta, mas é igualmente delicioso. É também mais uma boa maneira para utilizar a lata de leite condensado cozido que trazemos do supermercado e vai ficando no fundo da prateleira, até decidirmos o que fazer com ela.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Pão de trigo sem amassar (de fermentação lenta e cozido no tacho)

 

Fazer pão em casa é tão fácil e tão compensador. São precisos tão poucos ingredientes e paciência extra. Se não a têm escusam mesmo de por as mãos na massa. Fazer pão é demorado e requer que todos os passos sejam levados a sério.

A maioria das vezes faço o pão de trigo sem amassar e fica a levedar lentamente no frigorifico durante a noite, desta forma usa-se muito menos fermento e menos trabalho a amassar. 

Aprendi com a Isabel que sabe muito sobre pão e ensina como ninguém. Dobro sempre a receita e faço dois pães de uma vez ou um grande.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Camarão panado com panko

O Meu Tempero

Num ano que se diz mau, não me posso queixar, porque tive alguma sorte nestes últimos meses. Virei a minha vida do avesso, tomei decisões importantes e deixei para trás ilusões de muitos anos, que na verdade não me levariam nunca a uma vida mais estável. 

Foi um sair com nada, com a "roupa que tinha no corpo", mas, ainda bem que o fiz, o dinheiro nunca há-de ser tudo na minha vida. 

Perseguir os nossos sonhos, colocar metas no papel para não nos esquecermos, ter força de vontade, fazer sacrifícios, superar medos antigos, seguir em frente quando o destino nos está quase a "obrigar" a ir em certa direção e tudo acontece quando menos esperamos.

Estou a adorar como a minha vida se está a resolver quase sozinha. Na cozinha passo menos tempo é verdade, mas passo o tempo suficiente para continuar a cozinhar com amor para a família, e o tempo restante é gerido como se fosse um bem precioso.

Hoje temos miolo de camarão panado com panko, simples de fazer e que eles adoram acompanhar com molho sweet chilli. Boa semana a todos!

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Camenbert com tomilho, mel e nozes

O Meu Tempero

Tantas vezes fiz Camenbert no forno que achei que até já tinha partilhado por aqui esta sugestão de entrada que faz um "vistão" em qualquer mesa. Basta vestir o queijo de "roupa" de festa, levá-lo ao forno e servir. Melhor seria impossível.
 

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Espetadas de cogumelos com estragão e mel

 
Passada a euforia das festas, no meu caso, passadas com muito respeito pela nossa família, com todos ausentes embora presentes, é tempo de voltar à rotina e à realidade das nossas vidas. Por aqui cozinhou-se muito e sem grandes exageros, com dias a pensar em refeições mais leves e mais saudáveis. Num desses dias preparei uns cogumelos brancos bem marinados e grelhados em jeito de espetadas. Como cá em casa não são apreciadores, foram todos para mim. Serviram como acompanhamento num dia, e no outro como a parte principal do prato.