quarta-feira, 31 de março de 2021

Eton Mess

O Meu Tempero

Das sobremesas rápidas que gosto de preparar, esta é sem dúvida a que está entre as que mais gosto. Fica mesmo gulosa, é e perfeita para aproveitar uma pavlova que não tenha corrido tão bem, daí o nome "mess". Esta levou suspiros de compra, que escondi entre o chantilly para surpreender quem não estava à espera.

segunda-feira, 29 de março de 2021

Ramen fácil

O Meu Tempero

Cá em casa faz-se muito ramen, claro que é um ramen simples e sem grandes preparações ou preocupações com ingredientes. Um caldo caseiro, uma carne frita, noodles e alguma coisa verde que houver no frigorífico. Desta vez só havia coentros, mas gosto de fazer habitualmente com couve Pak Choi.
Os ovos gosto da gema menos cozida, mas se me distrair, também não há problema. 
Boa semana! Sejam boas pessoas, independentemente do mundo merecer o contrário.

quinta-feira, 18 de março de 2021

Risotto de cogumelos

O Meu Tempero
 
Já há muito tempo que não saía um risotto da minha da minha cozinha, e embora tivesse pensado há dias em fazer, não sabia ainda que risotto escolher. Na dúvida faço sempre de cogumelos (gosto dos pleurothus) que nunca me desilude. Um bom caldo, um bom vinho branco seco e queijo parmesão, são fundamentais para tornar um risotto sempre especial.
Se só comer o risotto faço sempre cerca de 200g para 2 pessoas, mais vale sobrar que faltar.

quarta-feira, 17 de março de 2021

Copinhos de queijo creme com framboesas

O Meu Tempero

Sobremesas com poucos ingredientes e fáceis de preparar são ótimas para o fim de semana, agora que têm de ser bem geridos, pois durante a semana o tempo que tenho para todas as coisas que gosto de fazer, incluindo cozinhar, é muito menor ou nenhum, na maioria dos dias.
Há uns meses que o meu "mais-que-tudo" faz-nos o jantar. E é tão bom depois de um dia de trabalho chegar a casa e ter a mesa pronta, confesso que estou a adorar, e até digo muitas vezes por brincadeira que tenho de fazer um blogue só para ele "O Tempero Dele".
A Santiago deu-me a inspiração com o seu queijo creme light, e com mais dois ingredientes preparei uns copinhos cor de rosa gulosos e cheios de sabor. #PUB

segunda-feira, 15 de março de 2021

Creme de ervilhas

O Meu Tempero

Com a primavera a chegar, é altura de por de lado as sopas mais pesadas e dar lugar aos cremes aveludados e às sopas frias. Um dos cremes que faço de quando em vez, é o creme de ervilhas, uma das únicas maneiras do miúdo não reclamar das ervilhas. Para a tornar ainda mais especial, gosto de guarnecê-la com croutons caseiros, bacon estaladiço e queijo de cabra com alho e ervas da Santiago #PUB
Podem fazer creme de ervilhas de várias maneiras, usando ervilhas e pouco mais, ervilhas e abacate, ou juntando um pouco de courgette ou batata por exemplo. Fica uma delícia. Boa semana!

segunda-feira, 8 de março de 2021

Mãos de coelho com vinho tinto e zimbro

O Meu Tempero

Cá em casa somos só dois a gostar de coelho, e talvez por isso vá ficando para trás na lista de compras, mas não devia, visto ser uma carne bem saborosa e tão versátil como as outras. Qualquer acompanhamento ficava bem, mas simplifiquei com uma mistura de legumes cozidos. Boa semana!

terça-feira, 2 de março de 2021

Almôndegas de carne com molho de tomate e legumes

O Meu Tempero

O Meu Tempero

O Meu Tempero

Não sou de grandes "meal prep", aliás quando preciso de cozinhar a mais, abro o congelador e retiro algumas coisas, vou à despensa e ao frigorífico e retiro outras, e a partir daí vou pensando e construindo na minha cabeça as refeições que quero fazer. 

À última da hora a carne que podia ser para uma lasanha pode bem acabar em almôndegas, e um resto de legumes a pedir socorro podem bem acabar num molho de tomate ao invés de na sopa. 

É assim que sou feliz por enquanto. Funciona para mim. Só faço planos e listas nos meus almoços ou jantares de família ou amigos, para que nada falhe e seja o mais perfeito possível (calma, agora estamos confinados). Vamos à receita?