Depois de uma boa sanduíche de pato, deixo outras sugestões para se inspirarem.
terça-feira, 14 de janeiro de 2020
segunda-feira, 13 de janeiro de 2020
Sanduíche familiar de pato desfiado
Um fim-de-semana bom é meio caminho andado para a semana começar sempre bem. Apesar de termos passado pouco tempo em casa cozinhei bastante como habitualmente, pois a prática faz com que num par de horas consiga fazer muitos pratos e depois estar mais tranquila nos dias a seguir.
Para hoje tenho uma sanduíche deliciosa que fiz com o peito de pato que descongelei e não sabia bem o que fazer com ele. Diz que é magret, e talvez se pense ser mal empregue para uma sanduíche, mas depende da perspetiva de cada um. Eu cá adorei saborear esta sanduíche.
Labels:
Alho Francês,
Aves,
Carne,
Cenoura,
Mel,
Molho de soja,
Pão,
Pato,
Pimentos,
Rúcula,
Sanduíche,
Vinho branco
2 comentários:
sexta-feira, 10 de janeiro de 2020
quarta-feira, 8 de janeiro de 2020
Pescada com béchamel e queijo
Há alturas que me sinto menos criativa, parece que já cozinhei tudo o que havia para cozinhar, mas não, óbvio que não, há um mundo inteiro de receitas que desconheço. Viajar, trocar ideias, conhecer pessoas com o mesmo interesse na cozinha que eu, é assim que nos vamos inspirando, aqui e ali, e quando a inspiração não vem, vou cozinhando as receitas de sempre, como esta pescada com béchamel que costumo fazer com batata palha de compra quando o tempo e a preguiça falam mais alto. Hoje não, hoje descasquei batatas e fritei-as e azeite do bom. Ficou bom, assim a fazer lembrar o bacalhau com natas, mas sem o bacalhau e as natas.
Labels:
Batata,
Béchamel,
Pescada,
Queijo Emmental
2 comentários:
terça-feira, 7 de janeiro de 2020
Bolinhos de salmão com batata-doce
Nada mudou neste novo ano, no que refere a aproveitar tudo o que há na despensa ou no frigorífico. Desperdício zero é uma das regras que não ficam fora de moda com o passar dos anos. Portanto para reaproveitar o salmão grelhado que sobrou da refeição anterior, saírem uns bolinhos bem simpáticos com batata-doce, que também estava à espera de um destino bem melhor que o caixote do lixo. E assim foi, viveram felizes para sempre :)
Labels:
Batata Doce,
Cebola,
Coentros,
Ovos,
Pão Ralado,
Peixe,
Salmão
2 comentários:
segunda-feira, 6 de janeiro de 2020
Sopa de bacalhau com tomate, massa cuscus e ovo
Todos os anos digo a mesma coisa: Este ano vou comprar uma agenda e organizar-me melhor. Escrever listas de coisas que quero fazer, objetivos que quero cumprir, tudo e mais alguma coisa. Mas caramba, reparei agora que hoje já é dia 6 e ainda não tenho a agenda.
Todos os anos a mesma coisa, tenho papéis escritos em todo o lado, na carteira, escondidos nos livros de culinária que vou folheando diariamente, nos cadernos de apontamentos... Enfim, parece que não me dou bem com esta coisa de organizar os pensamentos e ideias, mas eu bem sei, agora que cresci, que planear o futuro, torna-se mais fácil quando está escrito na agenda. E é tão bom ir riscando os itens da lista. Amanhã espero lembrar-me da maldita agenda para 2020. Até lá fiquem com esta sopa bem boa, nada fotogénica de fotografar, mas sabemos bem que "nem tudo o que luz é ouro", como se diz :)
quinta-feira, 2 de janeiro de 2020
terça-feira, 31 de dezembro de 2019
Pernas de frango no forno com pesto
Houve só um desejo que eu pedi ao Pai Natal, e ele foi generoso comigo, deu-me a paz de espírito pedida e muitos momentos bons. Houve tempo para tudo, até para voltar a cozinhar na cozinha onde cresci. E foi tão bom, tão bom estar lado a lado da minha mãe e ajudá-la num momento mais frágil, pois perdemos um amigo de longa data que partiu em paz e rodeado da sua família. Porque faz parte da vida seguir em frente assim o fizemos da melhor maneira, recordando quem partiu.
A receita de hoje surgiu quando olhei para o frasco do molho pesto já aberto e a precisar de destino. E porque pernas de frango ficam bem com tudo, e porque tinha outras tantas coisas para fazer, foram para o forno e ele cozinhou por mim. Fica a ideia.
Feliz Ano Novo! Sejam felizes!
Feliz Ano Novo! Sejam felizes!
domingo, 29 de dezembro de 2019
Bolinhos de batata doce laranja, canela e erva doce
Depois de vários dias a reaproveitar as sobras das festas, finalmente posso cozinhar, e enquanto escrevi esta receita, as pernas de frango com pesto estiveram no forno. Assim acabei com o frasco de pesto já aberto e é menos uma coisa que se estraga.
A ementa para a passagem de ano também está pensada e os ingredientes comprados, que isto de guardar para a última da hora e ir para o meio da confusão não é mesmo a minha maneira de estar.
Estes bolinhos, e outras coisas boas que não consegui fotografar, fizeram parte dos presentes caseiros e são ótimos para fazermos ao longo do ano. A batata doce dá uma humidade extra e gosto de os consumir mais depressa porque ficam mais moles, se gostaram mais sequinhos há outra receita de bolinhos de canela aqui e outra versão de batata doce laranja com farinha de milho aqui.
segunda-feira, 23 de dezembro de 2019
25 receitas de sobremesas para o Natal ou Passagem de Ano
Meio mundo está numa correria para que não falte nada na mesa, e eu não sou exceção. Há que juntar aos sonhos ou às rabanadas outras sobremesas, para que a mesa fique farta de coisas doces e todos possam ser agradados. Boas festas! Sejam generosos e simpáticos uns com os outros.
https://omeutempero.blogspot.com/2019/01/rabanadas-com-creme-de-laranja-e-frutos.html
https://omeutempero.blogspot.com/2018/10/pudim-de-requeijao-de-cabra-saloio-com.html
https://omeutempero.blogspot.com/2017/11/cheesecake-com-morango.html
https://omeutempero.blogspot.com/2017/01/tarte-tatin-de-peras-bebedas-com-massa.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/03/pavlova-de-chocolate-chantilly-e-frutos.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/02/cheesecake-de-forno-com-frutos.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/02/peras-bebedas-com-vinho-do-porto-e.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/01/tarte-de-limao-merengada.html
https://omeutempero.blogspot.com/2015/11/creme-brulee-com-baunilha.html
https://omeutempero.blogspot.com/2015/07/souffle-de-lima-e-coco-para-um-desafio.html
https://omeutempero.blogspot.com/2015/05/arroz-doce-de-baunilha.html
https://omeutempero.blogspot.com/2015/05/leite-creme-queimado-com-baunilha-e.html
https://omeutempero.blogspot.com/2015/04/aletria-doce-de-coco-e-especiarias.html
https://omeutempero.blogspot.com/2015/02/creme-de-maracuja.html
https://omeutempero.blogspot.com/2015/01/mousse-de-chocolate-com-natas.html
https://omeutempero.blogspot.com/2014/12/aletria-doce.html
https://omeutempero.blogspot.com/2014/09/farofias-com-leite-creme.html
https://omeutempero.blogspot.com/2014/07/peras-escalfadas-com-licor-beirao-e.html
https://omeutempero.blogspot.com/2014/04/tarte-de-chocolate.html
https://omeutempero.blogspot.com/2014/04/pavlova-com-morangos.html
https://omeutempero.blogspot.com/2013/02/pudim-de-cenoura.html
https://omeutempero.blogspot.com/2013/01/sericaia.html
https://omeutempero.blogspot.com/2012/10/molotof.html
https://omeutempero.blogspot.com/2012/03/papos-de-anjo-em-calda-de-leite.html
https://omeutempero.blogspot.com/2011/09/pudim-de-requeijao-e-coco.html
Labels:
Sobremesas
Sem comentários:
sábado, 21 de dezembro de 2019
Broas Castelar (Presentes Caseiros)
E que tal juntarem aos presentes caseiros umas Broas Castelar? A mim pareceu-me otimamente. Ficaram uma delícia, bem aromáticas e bem docinhas como se pretende. Mas também podem fazer outro tipo de broas, mais simples e menos doces, mas façam esta que não se vão arrepender. A receita é da La Dolce Rita.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2019
Granola caseira #3 (presentes caseiros)
Podemos fazer presentes caseiros conforme nos vamos inspirando, no final junta-se tudo e fica um conjunto de coisas feitas com amor, mas também podemos idealizar presentes com um tema específico, como fez a Cláudia e achei um mimo. Talvez para o ano pense nisso, que agora já não vou a tempo. Para compor os meus presentes caseiros, a granola fica sempre bem e há tantos ingredientes que podemos usar, basta uma mão cheia de cereais, sementes, frutos secos, fruta seca, juntar mel para adoçar e óleo de coco, azeite, etc, depois forno e está pronto a guardar em frascos decorados ao nosso gosto.
terça-feira, 17 de dezembro de 2019
12 receitas de carne para o Natal ou Passagem de Ano
É preciso continuar a pensar na ementa desta época de festas. Seja com pratos de bacalhau,de polvo ou de carne, é preciso é rechear a mesa de família, amigos e muitas receitas boas, sejam elas quais forem, depois da mesa posta, cada um petisca o que mais gostar. Hoje ficam ideias de pratos de carne para vos inspirar.
https://omeutempero.blogspot.com/2019/10/coelho-no-tacho-com-cerveja-preta-e.html
https://omeutempero.blogspot.com/2019/09/entrecosto-carnudo-no-forno-com-molho.html
https://omeutempero.blogspot.com/2017/08/cachaco-de-porco-no-tacho-com-vinho-do.html
https://omeutempero.blogspot.com/2017/08/piano-no-forno-com-mel-e-chips-de.html
https://omeutempero.blogspot.com/2017/05/um-assado-e-sempre-um-assado.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/12/lombinho-de-porco-em-massa-folhada-e.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/04/perna-de-porco-no-forno-com-cerveja.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/01/galo-guisado-com-pimento-e-batatinhas.html
https://omeutempero.blogspot.com/2015/04/rolinhos-de-alcatra-recheados-e-pure-de.html
https://omeutempero.blogspot.com/2017/03/coelho-cacador-com-coelho-manso-e-sem-o.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/01/arroz-de-pato-para-fazer-com-tempo.html
https://omeutempero.blogspot.com/2012/10/perna-de-peru-com-alecrim.html
segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
Coroa salgada com queijo de cabra Palhais, bacon, azeitonas e pesto
Os dias que antecedem às festas são quase tão bons como os próprios. São dias de testar receitas, pensar nas ementas, provar e ficarmos muito felizes porque correram bem e podemos repeti-las com toda a segurança. Foi o caso desta coroa salgada, que teve como mote o queijo de Cabra Palhais Original da Saloio, depois fui juntando mais ingredientes, preparei a massa como a massa dos rolinhos de canela, mas sem o açúcar, e dei-lhe este ar mais festivo que já vimos fazer por toda a internet. Um coroa estaladiça para alimentar os impacientes enquanto o prato principal não vem para a mesa.
Labels:
Azeitonas,
Bacon,
Farinha de trigo,
Massa,
Molhos,
Ovos,
Queijo de Cabra,
Salgados
6 comentários:
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
4 receitas de polvo para o Natal ou Passagem de Ano
O polvo também é rei ao lado do bacalhau e com ele podemos fazer inúmeros pratos saborosos para compor a mesa de natal ou passagem de ano. Se não houver polvo, as potas podem dar uma ajuda parecida.
https://omeutempero.blogspot.com/2018/06/frigideira-de-alheira-com-broa-de-milho.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/06/polvo-com-broa-de-milho-batatas-e-bimis.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/01/arroz-de-polvo-malandrinho.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/01/polvo-com-batatas-murro-e-couve.html
Labels:
Polvo
2 comentários:
quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
16 receitas de bacalhau para o Natal ou Passagem de Ano
Se fogem ao bacalhau cozido com couves, como o diabo da cruz, então estas receitas são perfeitas para vos inspirar noutras formas de comer bacalhau nesta época. Quando eu era miúda embirrava com o bacalhau cozido e a minha mãe deixava a maioria das vezes uma posta crua para mim e eu adorava comer assim. Aliás, tenho o velho hábito de quando vejo bacalhau de molho num alguidar, de ir tirar um pedacinho, adorooooo. Manias.
https://omeutempero.blogspot.com/2017/10/bacalhau-com-grelos-e-broa-de-milho.html
https://omeutempero.blogspot.com/2017/03/bacalhau-ze-do-pipo.html
https://omeutempero.blogspot.com/2017/01/bacalhau-com-broa-e-alheira.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/10/bacalhau-com-natas.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/07/bacalhau-gomes-sa.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/05/bacalhau-com-broa.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/03/lascas-de-bacalhau-cozido-com.html
https://omeutempero.blogspot.com/2015/04/bacalhau-assado-com-batatinhas-murro.html
https://omeutempero.blogspot.com/2014/05/bacalhau-no-forno-com-pure-de-batata.html
https://omeutempero.blogspot.com/2013/11/lascas-de-bacalhau-confitado-com-migas.html
https://omeutempero.blogspot.com/2013/11/bacalhau-confitado-com-batatinhas-murro.html
https://omeutempero.blogspot.com/2011/12/lascas-de-bacalhau-assado-com-esmagada.html
https://omeutempero.blogspot.com/2011/12/pudim-de-bacalhau.html
https://omeutempero.blogspot.com/2011/12/lascas-de-bacalhau-com-risotto-de.html
https://omeutempero.blogspot.com/2011/03/bacalhau-com-broa-e-bacon.html
https://omeutempero.blogspot.com/2016/08/bacalhau-com-pimentos-e-crosta-de-pao-e.html
Labels:
Bacalhau
Sem comentários:
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
9 receitas de entradas para o Natal ou Passagem de Ano
Com a época de festas a chegar é preciso pensar nas receitas a fazer para partilhar com a família. Não é preciso entrar em stresses e grandes correrias, se planearem com alguns dias de antecedência a vossa ementa, tudo vai correr bem. Para vos facilitar a vida escolhi algumas receitas de entradas para vos inspirar, e todas simples de fazer.
Labels:
Entradas
2 comentários:
segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Ceviche de atum com manga e abacate
Quando vou almoçar a casa de alguém, gosto a maioria das vezes de levar um mimo feito por mim, com a desculpa que cai bem vou para a cozinha fazer o que mais gosto, que é obviamente cozinhar para os outros (e para mim que também mereço). O caminho não era longe e o bolo de bolacha teve a companhia de um ceviche que preparei parte em casa e o restante foi tudo bem acondicionado para terminar na hora de estarmos todos à mesa, e enquanto todos se organizavam e escolheram o seus lugares, o ceviche estava pronto. Cá em casa todos gostamos e quem ainda não tinha provado também gostou, uns mais que outros, porque não se gosta logo à primeira e eu sei bem que é assim.
Ceviche de salmão, bacalhau fresco ou este de atum, são todos fáceis de fazer, com lima ou limão, com pimentos vários, manga, abacate, etc, é só escolher como se gosta mais.
Labels:
Abacaxi,
Atum,
Cebola Doce,
Ceviche,
Coentros,
Lima,
Malagueta,
Manga
4 comentários:
sábado, 7 de dezembro de 2019
Doce de maçã, canela e estrela de anis (presentes caseiros)
Depois do doce de abóbora com nozes, foi altura de fazer um doce de maçã perfumado com canela e estrela de anis. Para a semana faço a granola, uns bolinhos de canela, broas de batata-doce laranja que ainda tenho de testar a receita, uns chocolatinhos de coco, etc. Aos poucos está-se a compor os presentes caseiros de comer, e que tão bem me tem sabido preparar. Lá está, são as coisas simples da vida que no fundo nos dão esta felicidade tão primária.
quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
Tagliatelle com gambão, caril e leite de coco
Na embrulhada e instabilidade que está o meu caminho atual, é preciso não desmoralizar e continuar a levar a vida com otimismo. Continuar a sorrir para que a alegria me invada e contagie também os que estão ao meu redor e se afastam porque a vida é mesmo assim. A árvore de natal está feita, sempre por ele, mas gosto de a contemplar no final e rir-me sozinha das decorações que saíram dali. Não me preocupo muito, daqui a nada tudo se desmonta e fica organizado como antes. É preciso entrar no espírito, já que o destino me brindou com um menino Jesus também, e este ano já faz 14 natais. Não me preocupo com nada material nestes dias. Só quero mesmo saber que todos estão bem e de saúde e têm trabalho, o resto são adornos como as luzes de natal.
Depois de mais um dia de instabilidade, nada me anima mais que ir para a cozinha e sentir o calor do meu fogão, cheio de panelas a borbulhar e confusão pelas bancadas. No meio da confusão ainda parti um copo de vinho e entornei parte do licor de canela que estive a terminar. São dias, dias desastrados que tudo escorrega das minhas mãos.
A massa era para ser à "Alfredo", mas saiu outra perfumada com caril e leite de coco.
Labels:
Alho,
Caril,
Gambão,
Leite de Coco,
Limão,
Marisco,
Massa Fresca,
Salsa,
Tagliatelle
4 comentários:
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
Doce de abóbora com nozes (presentes caseiros)
Dos presentes caseiros, os doces e compotas não podem faltar, desde às mais vulgares às mais elaboradas, é um mimo muito simpático. Claro que comprar um frasco de doce num hipermercado qualquer era muito mais fácil e barato, mas feito por nós tem um valor inestimável, é por isso que fui para o fogão fazer um doce de abóbora com nozes.
segunda-feira, 25 de novembro de 2019
Sopa juliana
É bom aproveitarmos as coisas boas da vida, e são por vezes as mais simples, e que estão ao alcance de todos, que nos fazem mais felizes. Mesmo no inverno com frio e alguma chuva os fins-de-semana podem ser aproveitados ao máximo. Assim que o sol espreita vamos todos a correr passear para o parque. O Scott vai sempre conosco e o puto que já se aborrece, até se entusiasma se perceber que andam Pokémons por lá. Se não chover vamos até à praia, e que bom que é passear na praia sem ninguém, ficarmos por ali sentados a apanhar o sol de inverno e a olhar para o mar, e o Scott esse cão doido varrido é a cereja no topo do bolo. Depois sofá, manta quente e netflix sabe-nos tão bem. O pior é cabermos os quatro. No fim acabamos todos em cima do pai, pernas e cão, e ele nunca reclama apesar de ser o maior e o que precisa de mais espaço. Depois há os petiscos e uma sopa para nos confortar e mais netflix a seguir.
E é assim que começo a semana por aqui, com uma sopa bem cremosa, com batata, que raramente utilizo. Ficou tão boa e quentinha, e ninguém ficou com pés frio. Boa semana!
Labels:
Alho,
Batata,
Cebola,
Cenoura,
Couve-lombarda,
Nabo,
Sopas
Sem comentários:
quinta-feira, 21 de novembro de 2019
Sal aromatizado com orégãos (presentes caseiros)
Por aqui continuo entretida com os presentes caseiros, e depois da mistura de caril, estava na altura de preparar o sal com os orégãos (com piri-piri também fica bom) e assim ter um sal aromático pronto para temperar peixe, carne ou até uma salada. É importante a escolha de bons produtos, ter os frascos bem limpos e bem secos.
Papel kraft, elásticos para prender o papel, depois a fita, colheres de madeira que encontrei nas lojas "Espaço Casa" a um preço muito simpático, e a etiqueta desta vez colada no papel e sem plastificar, mas que vai ao encontro da decoração que escolhi para os meus presentes caseiros. Tenho fitas de várias larguras e da mesma cor, umas para os frascos mais pequenos e outras para os maiores. Acho que fica bem, apesar de, continuo a dizer, não tenho grande jeito, mas tenho muita vontade :)
quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Mini quiches de queijo de cabra e linguiça
Idealizar refeições todos os dias não é fácil, é preciso variar nas ementas, equilibrar a dieta e simplificar nos dias em que merecemos um pouco mais de descanso. Nesses dias conto com várias ajudas, sopa sempre feita e queijos Saloio no frigorífico. O queijo de Cabra Palhais Original foi essencial para dar sabor a estas mini quiches tão fáceis de preparar e levar ao forno (também com a ajuda da massa de compra). Obrigada Saloio!
Labels:
Leite,
Linguiça,
Massa quebrada,
Orégãos,
Ovos,
Queijo de Cabra,
Quiches
3 comentários:
segunda-feira, 18 de novembro de 2019
Mistura para caril (presentes caseiros)
Os presentes de comer caseiros dão obviamente mais trabalho e também não ficam mais baratos, mas fazê-los chega a ser relaxante para mim, muito mais do que me enfiar num shopping qualquer à procura de presentes originais e que realmente sejam úteis para quem os recebe.
Não faço todos os anos como se fosse uma regra a cumprir, faço quando me apetece, e este ano apetece-me.
Antes de por mãos à obra é preciso organizar ideias para que no final tudo fique bonito, e comestível até à hora de o entregarmos em mão.
Primeiro faço uma lista das pessoas a quem quero oferecer, depois reúno as receitas que quero, granolas, bolachas e bolinhos, sal e azeites aromatizados, etc. Há muitas ideias pela internet, tantas que o melhor é começarem primeiro pelo vosso gosto pessoal, assim tornamos os presentes mais à nossa imagem.
Depois é pensar em como decorar tudo. Fazer as etiquetas, escolher as fitas a condizer e comprar os frascos. Mesmo não tendo grande jeito para os trabalhos manuais, gosto que no fim tudo fique harmonioso e todos os frasquinhos e saquinhos combinem entre si. Gosto da simplicidade, nada muito elaborado.
Ao longo do ano podemos ir comprando várias fitas e frasquinhos, com tempo fazemos melhores compras. Os frascos usados também são uma opção, mas para mim têm de estar irrepreensivelmente limpos de colas e nada de tampas com ferrugem, lá por serem presentes caseiros não tem de ser feitos com desprimor.
Reunida a lista das pessoas, as receitas, os frascos, as etiquetas e as fitas, é hora de reunir os ingredientes e para tal também é preciso reunir o melhor, porque afinal estamos a oferecer um pouco de nós.
Não faço todos os anos como se fosse uma regra a cumprir, faço quando me apetece, e este ano apetece-me.
Antes de por mãos à obra é preciso organizar ideias para que no final tudo fique bonito, e comestível até à hora de o entregarmos em mão.
Primeiro faço uma lista das pessoas a quem quero oferecer, depois reúno as receitas que quero, granolas, bolachas e bolinhos, sal e azeites aromatizados, etc. Há muitas ideias pela internet, tantas que o melhor é começarem primeiro pelo vosso gosto pessoal, assim tornamos os presentes mais à nossa imagem.
Depois é pensar em como decorar tudo. Fazer as etiquetas, escolher as fitas a condizer e comprar os frascos. Mesmo não tendo grande jeito para os trabalhos manuais, gosto que no fim tudo fique harmonioso e todos os frasquinhos e saquinhos combinem entre si. Gosto da simplicidade, nada muito elaborado.
Ao longo do ano podemos ir comprando várias fitas e frasquinhos, com tempo fazemos melhores compras. Os frascos usados também são uma opção, mas para mim têm de estar irrepreensivelmente limpos de colas e nada de tampas com ferrugem, lá por serem presentes caseiros não tem de ser feitos com desprimor.
Reunida a lista das pessoas, as receitas, os frascos, as etiquetas e as fitas, é hora de reunir os ingredientes e para tal também é preciso reunir o melhor, porque afinal estamos a oferecer um pouco de nós.
Começo sempre pelos mais fáceis e com maior validade, depois faço as compotas, e dias antes de oferecer faço as granolas, as bolachas, os bombons, etc.
Quando tudo estiver reunido, é só embalar e escolher um saco ou caixa de tamanho adequado. Esta parte ainda não decidi, ainda tenho tempo para fazer a melhor escolha.
Esta mistura de caril já anda pelo blogue, só dobrei a dose para fazer frascos maiores. Gosto de fazer por camadas independentemente da ordem, depois é só misturar e usar como um pó de caril normal.
Esta mistura de caril já anda pelo blogue, só dobrei a dose para fazer frascos maiores. Gosto de fazer por camadas independentemente da ordem, depois é só misturar e usar como um pó de caril normal.
sexta-feira, 15 de novembro de 2019
Feijoca com bacalhau e ovos
Nos últimos anos o natal não tem tido grande significado para mim, até porque não pertenço a religião nenhuma, mas fui sempre na onda, a onda de onde cresci e aprendi os melhores valores. Destes dias guardo apenas os momentos em paz com as minhas pessoas, mesa farta e muita alegria. É assim que quero, não só para o natal como para o ano inteiro.
Este ano finalmente decidi contrariar-me e trocar as voltas a mim própria, e olhem que sou de ideias fixas atualmente, mas se o assunto mete "cozinha" então nem preciso de andar às voltas e à guerra comigo. E sim, este ano estou feliz a preparar novamente os miminhos caseiros para oferecer, e isto faz-me mesmo feliz, mesmo que ainda só seja 15 de novembro... Nem eu acredito 😊.
A receita de hoje é de conforto e bem picante (se quiserem), feita na frigideira e apurada devagarinho. Bom fim-se-semana!
Outras receitas com feijoca aqui.
segunda-feira, 11 de novembro de 2019
Tortilha de batata e salmão (no forno)
O Universo parece conspirar contra mim há muito tempo, demasiado tempo, tanto tempo que dou por mim a pensar que talvez tenha de lhe trocar as voltas. É preciso dar a volta sempre por cima e com educação, mas se for preciso uma pitada de ironia também se arranja, que isto da idade não nos trás só cabelos brancos. E assim foi, abri uma garrafa de um bom vinho e pus a tortilha no forno, enquanto o vinho respira ela estará pronta. Pronta e deliciosa para tornar o meu dia bem mais feliz, porque o resto tornou-se só ruído na minha vida. Boa semana a todos!
terça-feira, 5 de novembro de 2019
quinta-feira, 31 de outubro de 2019
Paté de atum com requeijão e alcaparras
A Saloio que me acompanha há muito tempo, desafiou-me novamente a por mãos à obra e pensar em receitas ou formas de levar os seus queijos para a mesa.
Requeijão é um dos queijos que eu adoro nas minhas receitas, seja em bolos, patés, quiches, sobremesas, é um grande aliado na minha cozinha, já para não falar que simples com uma pitada de sal e pimenta moída na hora é delicioso.
A ideia que partilho hoje é um paté bem simples com o requeijão natural da Saloio e um toque especial com alcaparras, para barrar em tostinhas, para molhar os gressinos ou para compor um sanduíche mais especial, vocês escolhem :).
Muitas receitas com requeijão aqui, para vos inspirar.
Requeijão é um dos queijos que eu adoro nas minhas receitas, seja em bolos, patés, quiches, sobremesas, é um grande aliado na minha cozinha, já para não falar que simples com uma pitada de sal e pimenta moída na hora é delicioso.
A ideia que partilho hoje é um paté bem simples com o requeijão natural da Saloio e um toque especial com alcaparras, para barrar em tostinhas, para molhar os gressinos ou para compor um sanduíche mais especial, vocês escolhem :).
Muitas receitas com requeijão aqui, para vos inspirar.
Ingredientes para 6 pessoas:
- 2 latas de atum em conserva escorridas- 2 requeijões naturais Saloio
- sal fino q.b.
- pimenta branca moída q.b.
- alcaparras q.b.
Preparação:
Triturar no robot de cozinha o atum e o requeijão até ficar uma pasta cremosa. Temperar de sal e pimenta e acrescentar as alcaparras inteiras ou picadas. Bom apetite!
Labels:
Alcaparras,
Atum,
Entradas,
Patés,
Requeijão,
Sanduíche
2 comentários:
quarta-feira, 30 de outubro de 2019
Pataniscas de cavala
Este domingo foi estranho. Talvez fosse a mudança da hora, o tempo incerto, a nostalgia de algumas coisas... A verdade é que umas pataniscas aquecem sempre o coração e animei-me logo assim que pus mãos à obra.
Para variar do típico bacalhau, podemos fazer pataniscas de tudo o que nos apetecer, atum, frango, escolher uns legumes coloridos, quem sabe com potas ou polvo. Há espaço na mesa para todas as versões e podemos fritar em azeite que é sempre melhor.
Labels:
Cavalas,
Coentros,
Farinha de trigo,
Ovos,
Pataniscas,
Salgados
1 comentário:
terça-feira, 29 de outubro de 2019
Creme aveludado de abóbora
Hoje também há sopa. Outra que faço muitas vezes. Apesar de gostar mais de sopas que se mastiguem e por si só já sejam o prato principal, este creme aveludado de abóbora cheio de sabor também não fica atrás. Na hora de servir é brincar com a "decoração" e juntar croutons, ou uma colher de natas que podem ser de soja, ou umas ervas aromáticas, ou simples que é como fazemos no dia-a-dia, cada um escolhe como gosta mais.
Labels:
Abóbora,
Alho,
Cebola,
Cenoura
2 comentários:
segunda-feira, 28 de outubro de 2019
Caldo verde com chouriço
Já aqui disse muitas vezes que cá por casa há sempre sopa. Chego a fazer duas sopas diferentes num só dia. Foi o caso deste dia, que fiz o meu caldo verde habitual e o creme aveludado de abóbora que me apeteceu partilhar novamente, porque também gosto de testar as receitas que vou publicando, pois a maioria das vezes as sopas são feitas a "olho".
Eu sei que às vezes exagero, e há dias que o meu frigorífico tem tanta comida já feita que dava para convidar a família vizinha do lado para almoçar e ainda jantar.
Zero desperdício é o meu lema, e depois de tanto cozinhar, é tempo de comer tudo o que há, antes de fazer novos pratos.
Caldo verde é aquela sopa boa que faz pandant com o pão com chouriço e desta vez também saiu o pãozinho do forno.
Labels:
Alho,
Batata,
Cebola,
Chouriço,
couve galega,
Sopas
2 comentários:
segunda-feira, 21 de outubro de 2019
Frango com cerveja preta (e natas)
A vida é um ciclo vicioso. Parece que andamos à roda e vamos dar sempre ao mesmo sítio, com a agravante que estamos um ano mais velhos.
Já falam por aí que é natal, o que me chateia mesmo muito, por razões óbvias e que muita gente sente, o consumismo em exagero e aquela típica falsidade... e fico por aqui.
O que vale para me distrair desta época é o aniversário do meu rapazote, são quase 14, quase 14 anos que passaram a voar e 14 anos a cozinhar para ele. Acho que já lhe deixei algumas memórias de sabores e cheiros. A de hoje é mais uma memória que faço muitas vezes. Frango no tacho com cerveja preta e tão pateticamente fácil de fazer e fica tão bom. Complicar para quê...
Labels:
Aves,
Carne,
Cebola,
Cebolinho,
Cenoura,
Cerveja Preta,
Frango,
Natas
5 comentários:
sexta-feira, 18 de outubro de 2019
Sopa de tomate assado
Muito gaspacho comeu ele este verão. Sim e foi gaspacho de pacote, para minha "tristeza" e reputação.
Mas é a vida, alguém lhe disse que existia gaspacho de pacote e que até era bem bom e ele foi à procura.
Confesso que a maioria das vezes que fui ao supermercado levei-lhe gaspacho de pacote só para o ver feliz. Não comi nenhuma das vezes, se bem que provei porque tinha de perceber o que estava ali. Até era bom e muitos sem corantes ou conservantes. Ainda assim prefiro ser eu a fazer em casa, mas volto a confessar que foi uma boa ajuda na cozinha este verão para o seu apetite voraz por gaspacho.
Agora começamos o outono também com tomate, mas assim numa sopinha para comer quentinha.
Labels:
Alho,
Cebola Roxa,
Cebolinho,
Courgette,
Paprika Fumada,
Sopas,
Tomate,
Tomilho
Sem comentários:
quinta-feira, 17 de outubro de 2019
Cacau quente
Labels:
Amido de Milho,
Baunilha,
Bebidas Quentes,
Cacau,
Canela,
Leite,
Mel
Sem comentários:
quarta-feira, 16 de outubro de 2019
Dia Mundial do Pão e Dia Mundial da Alimentação
Diz que hoje é o Dia Mundial do Pão e também Dia Mundial da Alimentação, e numa forma de o assinalar com o símbolo máximo da alimentação do mundo inteiro, deixo muitas receitas onde o pão é o rei e outras onde o pão velho e duro não se desperdiça nunca!
Procurem-nas aqui.
Procurem-nas aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
























