Cresci a comer as empadas da minha mãe. Ao longo dos anos estão cada vez melhor. As suas empadas são a referência para quaisquer outras que prove. E as dela ainda mantêm o lugar privilegiado que sempre tiveram.
Ontem foi o dia que resolvi eu própria começar a treinar. E não me atrapalhei, apesar de não ter rolo da massa usei uma garrafa de vidro. Não sei porque nunca o comprei, o rolo da massa é aquele utensílio que todas as mulheres têm de ter nas suas cozinhas! Mais que não seja para correrem com o marido.
A dúvida é o que seria mais importante, o recheio ou a massa? Eu acho que a massa! No recheio usa-se o que se tem em casa, sobras, legumes, qualquer coisa serve que depois de bem temperado faz as delícias de qualquer um. Foi o que fiz, porque eu nunca me atrapalho!
Ingredientes:
Massa:
- 300g de farinha de trigo (14 empadas)
- 75g manteiga
- 3 ovos tamanho pequeno (S)
- sal q.b.
Recheio:
- 225 espinafres (usei congelados)
- 2 cenouras
- 1 cebola pequena
- 3 folhas de alho francês
- 1 colher de chá de caril
- 1 colher de sopa de farinha de milho
- azeite, sal e pimenta q.b.
Preparação:
Num recipiente coloca-se a farinha, no meio os ovos, a manteiga derretida arrefecida e uma pitada de sal. Mistura-se com as mãos até ficar uma massa consistente. É nesta fase que percebemos, que se a massa colar às mãos teremos de ir adicionando aos poucos mais farinha e amassando, até a massa se despegar das mãos. Reserva-se.
Entretanto num tacho refoga-se a cebola picada com um pouco de azeite. Adiciona-se as cenouras, os espinafres, o alho francês, tudo cortado aos cubinhos, os temperos, o sal, a pimenta e o caril. Cozinha-se e por fim adiciona-se a farinha de milho e envolve-se bem. Reserva-se. Polvilha-se com farinha a bancada da cozinha. Estende-se a massa com o rolo o mais fino que se conseguir, e com ajuda, ou de um aro de cozinha ou uma almoçadeira (canecas grandes) faz-se círculos iguais. Precisamos de dois por cada empada. Unta-se as formas com margarina (usei em spray que para estes casos facilita muito) e polvilha-se com farinha. Em cada forma coloca-se a massa de maneira que transborde, uma colher de sopa bem cheia de recheio e por fim outro círculo de massa. Com os dedos une-se o círculo de baixo com o de cima e dá-se o efeito que se vê pelas fotos. Pincela-se com gema de ovo batida e vão ao forno pré-aquecido a 180º sensivelmente 15/20 minutos, ou até ficarem douradas.
Com a minha inexperiência rendeu 14 empadas. Mas talvez para a próxima renda 16.
ficaram com um aspecto divinal :)
ResponderEliminarCarla que lindas ficaram as tuas empadas.
ResponderEliminarBeijinhos
Que lindas e apetitosas as tuas empadinhas Carla.
ResponderEliminarBeijokas e tem uma excelente semana!!
Ficaram super perfeitinhas. Essa receita já vinha daí, sem preguiças :p
ResponderEliminarFicaram maravilhosas.
ResponderEliminarTêm muito bom aspecto. Gostei.
http://asvezescozinheira.blogspot.com
O importante é que não te atrapalhes! Até há pouco tempo também não tinha rolo da massa e usava uma garrafa de vidro :)
ResponderEliminarUm beijinho.
Ficaram perfeitas, bem ao meu gosto!
ResponderEliminarBeijinhos
QUERIDA CARLA TUDO BEM?
ResponderEliminarFICARAM LINDAS, ESTE RECHEIO É TUDO DE BOM!
BEIJOS, ÓTIMA SEMANA!
Parece que fomos beber o chá :) ando a pensar em empadas há uns dias à conta de 2 peitos de frango cozidos que estão à espera no frigorífico. Agora só preciso de inspiração para amassar à mão :) beijinhos
ResponderEliminarAdoro empadas, mas ainda não me aventurei a fazer. As tuas ficaram lindas.
ResponderEliminarbjs
EU DANTES TAMBÉM USAVA UMA GARRAFA , AGORA JÁ TENHO O ROLO DA MASSA.
ResponderEliminarNUNCA FIZ EMPADAS , MAS GOSTEI DAS TUAS FICARAM ÓPTIMAS.
BOA SEMANA
BJS
Carla essa de correr o marido com o rolo da massa...gostei!
ResponderEliminarFicaram lindas as tuas empadas!
Bjs.
Ficaram muito bonitas!
ResponderEliminarOlá Carla!
ResponderEliminarQue empadas tão perfeitinhas, apesar de serem vegetarianas deviam estar muito apetitosas. Lá em casa não dá para experimentar, porque aquela malta gosto muito de cane!!!
Beijinhos
Eu já sabia que não eras de te atrapalhar, assim é que é! E o que interessa mesmo é o resultado...ficaram maravilhosas! Eu que gosto tanto de empadas fiquei de água na boca!
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana
Oi Ana,
ResponderEliminarEmpadas são uma das comidas que mais gosto. Vou seguir sua receita que,pelo que vi, deve ser deliciosa.
Bj e boa semana,
Lylia
Assim é que é... atrapalhar, nunca!! :p
ResponderEliminarO meu rolo da massa foi-me oferecido por uma amiga, com o propósito de correr com o meu Sarinho ;)**
Empadas mais lindas que aí estão.
Beijinhos
Olá, Carla!Ontem também usei espinafres e vê se adivinhas de onde tirei a receita?Adorei as tuas empadas, sabes que hoje é dia de segunda sem carne, acho que estamos sintonizadas.
ResponderEliminarBeijinhos
As empadinhas estão com aspeto delicioso, humm, para 1ª vez ficaram muito bem, mas com bons professores bons alunos :)
ResponderEliminarboa semana
Paula
Hummmm que belas empadas!
ResponderEliminarAdoro empadas e sinto-me verdadeiramente tentada a fazer uma empada grande com este recheio! :)
Ficaram com um aspecto optimo.. eu cá tb adoro empadas! ui se adoro! beijos
ResponderEliminarOlá Carla, já não vinha aqui à algum tempo não por nada é que ainda estou a adaptar-me aos horários de trabalho e com as lidas domésticas. Não tem sido fácil e alguma coisa fica para trás, e tem sido o blog. Mas não tarda nada tudo estará organizado, não fossemos nós mulheres ;)
ResponderEliminarAdorei as tuas empadas, já fiz gigantes, mas quero ter tempo para experimentar com as miniaturas.
O teu recheio além de saudável é muito apelativo. Parabens.
Beijinhos
A minha nao ficou igual :( fiz certinho!!! sera que enrolei demais a massa e deixei mto fina?? fiz passo a passo, que droga ,estou desejando empanadas faz tempo!!!
ResponderEliminarOlá Katie não desespere. A primeira vez que se faz estas massas parece que nada corre bem, mas depois de se começar a perceber como a massa deve ficar torna-se tudo mais simples. A manteiga deve estar completamente arrefecida e os ovos à temperatura ambiente. Também poderá ser o caso dos ovos. Eu não referi o tamanho (e vou retificar), mas usei o tamanho pequeno (S). Mas se usares maiores é uma questão de se ir adicionando aos poucos mais farinha até a massa se despegar bem das mãos. Eu gosto da espessura da massa média, muito espessa torna-se massuda e muito fina poderá não resultar. Tenta de novo! Não desistas! Eu também pensava que nunca na minha vida faria massas dessas e consegui! um beijinho e boa sorte!
Eliminar