Não há qualquer dificuldade para mim, preparar refeições rápidas e que agradem lá em casa. Eles adoram estas saladas em que cada um serve o que gosta. Há sempre tanta dúvida na escolha, mas a piada é que acabam por colocar um pouquinho de tudo no prato e depois adoram finalizar com este molho bem simpático de iogurte que substitui os molhos de maionese. Mas hoje especialmente escolhi esta salada para mimar duas leitoras que ontem não simpatizaram tanto com as lulas. Estamos no verão, queremos pratos mais leves e práticos e espero bem que elas apreciem, senão fica para amanhã outra receita até elas estarem contentes, porque da minha mesa ninguém pode sair insatisfeito.
terça-feira, 30 de junho de 2015
segunda-feira, 29 de junho de 2015
Espetadas de lulas com pimentos e tomate cereja
Um destes dias, daqueles em que as gavetas do congelador vão ficando quase vazias, decidi que era altura de utilizar as lulas congeladas que foram ficando para trás. Como sempre, decido tudo à última da hora, e até serem transformadas em espetadas, passaram por lulas recheadas, grelhadas ou em jardineira. Lá em casa tenho um grande apreciador de lulas, por isso fiz os possíveis para animar e colorir esta refeição. Embora sejam pequenas e não tão boas como as grandes e frescas, a vontade de agradar era maior, e acho que não me sai nada mal, porque às vezes menos é mais. Complicar para quê?
Labels:
Cebola,
Lulas,
Pimentos,
Tomate
12 comentários:
sexta-feira, 26 de junho de 2015
Mousse De Creme De Limão
E que bom que é receber um sms logo pela manhã cedo de uma das minhas amigas de longa data, a Lena. Pois que sonhou que eu tinha ganho uma estrela Michelin e que lhe tinha dito que agora a minha vida fazia sentido. É claro que foi um mimo tão bom, ela me incluir nos seus sonhos e ainda por cima escolher um final tão feliz para mim. É claro que eu tinha de estudar muito, comer muita açorda e pão com codea para algum dia isso acontecer. É claro que nesta fase da minha vida eu não sonho com isso, nem faço por isso, porque não sou assim tão segura de mim e não me acho assim tão boa. Mas é claro que o que me interessa, é que eu tenho poucas mas boas amizades, e ao fim de tantos anos, elas ainda me querem tão bem e nunca me desiludem. Obrigada miúdas! Obrigada Lena, Monica e Patrícia. Apesar de vocês nem se terem apercebido, este ano fizeram-me acreditar de novo no Mundo, e voltar a abrir o meu coração para a humanidade, e se há coisa que eu não abro mão é de vocês! Hoje a sobremesa é para elas e com o patrocínio da Dulcis, como prova da minha amizade, e apesar de me ter "perdido por ai", elas fizeram-me voltar e a minha amizade será sempre transparente e sem cobranças, tal como devem ser as amizades. E hoje pareço um peru inchado, bem recheado com amizade.
Labels:
Limão,
Natas,
Ovos,
Sobremesas
10 comentários:
quarta-feira, 24 de junho de 2015
Truta salmonada em papelote com sementes de funcho
Ao fim de semana gosto sempre de pôr um grande peixe no forno, e assim receber o "mais-que-tudo" para jantar à vinda do seu novo curso. Chegue a que horas chegue, eu e o "piolho encardido" esperamos pacientemente por ele, enquanto me vai enviado sms a contar os minutos que demora. Para poder dar toda a atenção ao "piolho", o jantar tem de ser prático e nada melhor que o forno sair limpo no final. Qualquer peixe ao sal ou em papelote é perfeito para mim. Acompanhámos com um cuscuz simples e bem aromatizado com várias especiarias.
Labels:
Funcho,
Legumes,
Peixe,
Truta Salmonada
6 comentários:
terça-feira, 23 de junho de 2015
Gelados de framboesas com iogurte grego
Têm saído muitos gelados da minha cozinha. A malta lá de casa já está a ficar muito mal habituada, e a culpa divide-se por todos. É minha porque adoro mima-los, e deles porque adoram come-los e experimentar novas combinações, e ficam tão contentes quando eu digo que tem gelado novo para provar. No meio de tanta caloria de natas, tenho de ser razoável e intercalar com uns gelados mais leves. Iogurte e framboesas, tão bom... Se preferirem um pouco mais saudáveis não juntem açúcar, nem mel, embora eu ache que o gelado docinho sabe bem melhor. Fica ao critério de cada um.
Labels:
Framboesas,
Fruta,
Gelados
12 comentários:
segunda-feira, 22 de junho de 2015
sexta-feira, 19 de junho de 2015
Gyosas de porco
A primeira vez que levei o meu amor pequeno ao Sushi, ele vibrou com a experiência. Comemos tanto, mais do que devíamos, além de que a conta não me agradou nada. Este pequeno homem já come como um adolescente com as hormonas saltitantes, por isso, decidi fazer em casa uma das entradas que ele adorou. Estes pequenos pastéis, bolinhos, raviolis japoneses, o que queiram chamar, são viciantes e não conseguimos parar de come-los. A primeira vez fiz 30 e cá em casa acharam pouco. Desta vez fiz 60 e concluímos que 80 era o ideal. São fáceis de fazer e praticamente o que custa mais é fechar a massa, principalmente se tiverem umas mãos desajeitadas como as minhas, mas nada que não se resolva, até porque a ASAE não entra cá em casa e esta é uma cozinha despreocupada e longe de ser perfeita, até porque eu tenho bem mais que fazer.
Gosto de acompanhar com beterraba e nabo cortado o mais fino que conseguir, tal como nos servem no nosso restaurante preferido, e é uma maneira de por o "piolho encardido" a comer beterraba sem questionar nada. A receita foi inspirada no programa da Filipa Gomes (ver o vídeo como uma boa ajuda para perceberam como se fecha a massa), que, como sabem, sou fã n.º 1. Algumas alterações adaptadas aos ingredientes que dispunha e está feito.
Labels:
Beterraba,
Cozinha Japonesa,
Massa,
Nabo,
Porco
7 comentários:
quarta-feira, 17 de junho de 2015
Picolés de laranja
Há dias que nos fazemos constantemente as mesmas perguntas. Um constante de comos e porquês? Dormimos, acordamos num dia a estrear, e as respostas às perguntas do dia anterior, que pensávamos serem tão pertinentes, deixam de ter importância. Prosseguimos o nosso caminho e ultrapassamos as dificuldades sem ferir ninguém, porque é assim que eu sempre serei.
A receita de hoje podia obviamente ser uma receita para totós, não trás qualquer dificuldade a não ser espremer as laranjas. Eu fui mais inteligente e usei 3 ingredientes: laranjas bem sumarentas, açúcar e "um piolho encardido" que espremeu as laranjas todas...
Labels:
Fruta,
Gelados,
Laranja
8 comentários:
terça-feira, 16 de junho de 2015
Camarão ao alhinho
Sexta feira passada foi o último dia de aulas do "piolho encardido". Foi uma festa e peras, com direito a arraial e muita alegria. Ufa... É só o que eu tenho a dizer deste último dia. Um grande ufa... Acabaram-se os tpc, o estudo para os testes, a preocupação dos horários, das lancheiras, da marcação dos almoços, dos dias das atividades e etc. E passámos de ano os três, porque no fundo foi um trabalho de grupo. Ufa... Férias escolares, yehhhhhhhhhhhhhhhh. Vamos comemorar com camarão? 'bora!
Labels:
Camarão,
Petiscos
11 comentários:
segunda-feira, 15 de junho de 2015
Gelado De Hortelã Com Pedacinhos De Chocolate
Depois de uns dias com o meu estaminé fechado para férias, regresso para partilhar mais receitas e outros disparates.
Esta é a quarta vez que faço este gelado, mas por várias razões, nunca houve espaço para registo fotográfico e quando houve, as fotografias não me convenceram. Escrevi a receita e esperei pacientemente pela altura certa.
Labels:
Chocolate,
Gelados,
Hortelã
10 comentários:
quarta-feira, 3 de junho de 2015
Em banho-maria...
O Meu Tempero tirou férias.
Volto em breve com mais receitas.
Aquele abraço apertado para todas e um até já.
Carla Sousa
Labels:
Recadinhos
6 comentários:
Subscrever:
Mensagens (Atom)