Apetecia-me um doce... Mas não havia nada doce em casa, a não ser açúcar. Ainda agarrei na colher e lá pensei, umas colheradas e isto passa-me já. Mas não resultou! Pus a cabeça a funcionar e lá fiz um pudim. Há uns tempos ensinaram-me que podíamos cozer em banho-maria na panela de pressão. E agora faço sempre assim. Uma maravilha e tão rápido. A receita é da Fátima, avó do filho do seu filho ou como quem diz, mãe do pai do seu neto. É só para vos por a pensar...
Ingredientes:
- 6 ovos
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 500ml de leite
- caramelo líquido (de compra)
Preparação:
Unta-se uma forma de pudim com tampa, com caramelo líquido. Numa tigela misturam-se bem todos os ingredientes com a batedeira. Verte-se para a forma. Tapa-se. Coloca-se na panela de pressão com água até meio da forma. Fecha-se bem a panela de pressão. Deixa-se cozer em lume forte, e quando começar a ferver, baixa-se o lume e sensivelmente 10 minutos depois desliga-se. Espera-se até arrefecer completamente para abrir a panela de pressão. Desenforma-se depois de arrefecido vai ao frigorífico. Comi-o todo, deixem-me que vos diga. Bjs
Que delícia! Faz muito tempo que não como mais pudim feito na panela de pressão, fiquei até com vontade agora.
ResponderEliminarbjs
Está com um aspecto delicioso!
ResponderEliminarBjs
Ficou tão bonito o teu pudim!
ResponderEliminarQue delícia deve ser.
Que pudim mais lindo,e deve ter ficado delícioso,nunca fiz na panela de pressào agora vou fazer é bem rapidinho adorei beijos
ResponderEliminarComeste-o toudinho!? Então o que é isso?! Não guardas nada para a amiga?! ;) Também se tivesse um pudim com esse aspeto no frigorífico não sei quanto tempo de ivida teria. E depois com um frigorífico pequeno temos de fazer espaço ;)
ResponderEliminarBeijinhos querida
Essa é a panela de pressão do Quim Barreiros? Jeitosinha, ah? Além de musa inspiradora para músicas ainda faz pudins...
ResponderEliminarOlha diz á mãe do pai do seu neto que a receita é excelente eheheheh gostei muito do pudim Carlinha, que pena não puder comer contigo, era metade para cada uma :):)
ResponderEliminarBeijinho
Olá, Carla!O pudim fez-me salivar e a avó do pai do neto, ou mão do pai do filho, sei lá, pôs-me os neurónios um pouco atarantados...Mas, falando sério, tu comeste mesmo açúcar e o pudim todo? Ai que inveja...eu só de olhar acho que já engordo!Que sortuda!
ResponderEliminarBeijinhos
Ficou com um aspecto delicioso.
ResponderEliminarhttp://asvezescozinheira.blogspot.pt
Pois eu faço parte do grupo, daqueles bem pequenos, que não sabe fazer um pudim, o último que fiz encolheu, agora sei que só se abre depois de frio... quem sabe a receita da D. Fátima é a resposta às minhas preces :) beijinhos
ResponderEliminarTão lindo !!!! Eu adoro pudins ... Aliás... Sou muito gulosa mesmo ... :P
ResponderEliminarbem simples e de certo saboroso :)
Beijinho ;)
Excelente receita. Sou doido por pudins... a minha Avó fazia uns maravilhosos. Neste momento até estou a fazer a um que leva apenas 9 ovos inteiros, 400 gr de açúcar e 1 cálice de vinho do Porto... é uma bomba maravilhosa.
ResponderEliminarObrigado por esta receita.
Daniel
www.asreceitasdaavohelena.blogspot.com
Parece-me bem essa receita, tenho de ver se compro vinho do Porto e vou certamente experimentar.
EliminarNunca fiz pudim na panela de pressão, mas realmente é uma boa ideia e este têm um aspecto delicioso!
ResponderEliminarHoje passei pela primeira vez pelo deu blog e dei-me dizer que têm um cantinho muito simpático. Gostei!
Um abraço
http://pecadosnoprato.blogspot.pt/
Eu faço algumas vezes. Torna-se mais rápido que o forno e depois de sabermos utilizar bem a panela de pressão, já não nos faz confusão. Obrigada pelo elogio e volta sempre que queiras. Um abraço.
Eliminarretirar o açúcar, colocar uma lata de leite condensado, acrescentar raspas de laranja ou limão, fica uma delicia.
ResponderEliminarParece-me muito bem também. Obrigada pela dica :)
EliminarJá fiz por varias vezes fica bom mas acho k cresce pouco. O k terei k fazer???
ResponderEliminarTalvez colocar ovos XL, mas a verdade é que estes pudins não crescem muito.
EliminarD.Clara muito obrigado
EliminarCumprimentos
Há até receitas com o dobro dos ovos, mas eu prefiro mais pequenos, assim comemos menos ;) e faz menos mal.
EliminarO doce nunca amargou, e é do pouco que engana algumas faltas.
ResponderEliminarAlém de ser uma droga.de mais forte adição que a generalidade dos psicotrópicos. Mas é um recurso delicioso. Que bom que é saborear um DOCE.
Uma droga mortal, mas se bem doseada alimenta-nos o entorpecimento e espanta-nos o mal.
EliminarSim, entre outras formas de espantar, o açúcar é um bom, delicioso espantalho, a poucos comparável.
ResponderEliminarQuando tempo no total o pudim tem que cozer é que estou a fazer mas nao entendi muito bem quanto tempo e o lume forte obrigada
ResponderEliminareu conto dez minutos depois do pipo dar sinal que está a ferver. no total depende com que intensidade está a chama do gás ou outro tipo xe fogão.
Eliminar