Já sabe bem saborear sopas quentinhas. Se bem que eu não sou o exemplo perfeito para dizer isto, visto que passei o verão a comer sopa da pedra e outras do género. Sou muito rebelde no que toca a tradições ou épocas certas para tudo e mais alguma coisa. Eu sou assim, não há nada a fazer. Sou mãe para deixar o miúdo mascarar-se no Ano Novo ou deixa-lo comer uma pizza ao pequeno almoço (deixando a ressalva que não sou permissiva em tudo e tem de haver um equilíbrio).
Já aqui referi que deixei as latas de feijão de lado, por agora, pois nada é eterno. Gosto de cozer as leguminosas em casa na panela de pressão e depois aproveitar todo o caldo. Caldo esse que faz a diferença numa sopa. De 500 g de feijão seco, depois de cozido, pode-se congelar uma parte e aproveitar todo o caldo, que é o que faço sempre.
- 500g de feijão encarnado cozido (pesei depois de cozido e escorrido)
- 2 litros do caldo de cozer o feijão
- 1 cebola cortadas aos bocados
- 1 batata grande cortada aos bocados
- 50g de massa cotovelinhos
- 100g de folhas de espinafres
- azeite q.b.
- sal q.b.
Preparação:
Colocar a batata e a cebola a cozer no caldo da cozedura do feijão. Depois de cozido, adicionar o feijão, guardar uma pequena parte para pôr na sopa no final, e triturar bem com a varinha mágica. Voltar a colocar no lume, temperar de sal e deixar ferver. Adicionar a massa e os espinafres até estarem cozidos. Adicionar um fio de azeite e mexer. Servir quente e com boa companhia. Bom Domingo!
Que belo prato de sopa! Parece a da minha mãe... adoro!
ResponderEliminarBeijinhos
Adoro estas sopinhas assim :) e á moda antiga como tu!
ResponderEliminarBeijinho doce e boa semana !
Està maravillosa su sopa soy fan de esta buena combinaciòn una verdadera delicia me encanta,abrazos.
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarAdoro sopa de feijão com massa!
Que bela ideia me deste agora!
Bjs
Obrigado pela bela receita, fez me lembrar a sopa da avó :D
ResponderEliminarEu é que agradeço. Por aqui adoramos estas sopas. Estou neste preciso momento a fazer uma sopa diferente do que costumo fazer. Vamos lá ver se corre bem. Se correr, eu partilho no blogue. :)
Eliminar