segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Coroa salgada com queijo de cabra Palhais, bacon, azeitonas e pesto

Os dias que antecedem às festas são quase tão bons como os próprios. São dias de testar receitas, pensar nas ementas, provar e ficarmos muito felizes porque correram bem e podemos repeti-las com toda a segurança. Foi o caso desta coroa salgada, que teve como mote o queijo de Cabra Palhais Original da Saloio, depois fui juntando mais ingredientes, preparei a massa como a massa dos rolinhos de canela, mas sem o açúcar, e dei-lhe este ar mais festivo que já vimos fazer por toda a internet. Um coroa estaladiça para alimentar os impacientes enquanto o prato principal não vem para a mesa. 





Ingredientes:
Massa:
- 120ml de leite morno
- 40g de manteiga amolecida
- 1 pitada de sal
- 1 ovo (tamanho S) à temperatura ambiente
- 300g de farinha de trigo sem fermento T65
- 1 saqueta de fermento padeiro seco de 4,6g
- 1 gema de ovo ligeiramente batida para pincelar
Recheio:
- 1 queijo de Cabra Palhais esfarelado grosseiramente
- 40g de azeitonas pretas às rodelas (bem escorridas)
- 100g de bacon aos cubinhos
- molho pesto q.b. (usei de compra)

Preparação:
Colocar a farinha na bancada da cozinha (ou numa taça grande). Abrir um buraco ao meio e colocar a manteiga, o ovo, o fermento e uma pitada de sal longe do fermento. Verter o leite aos poucos e com a ajuda do garfo ir misturando tudo com a farinha.

Quando a massa começar a criar resistência, amassar com as mãos, até  se despegar das mãos e formar uma bola lisa e elástica. Se o ovo for maior pode necessitar um pouco de mais farinha.

Deixar a levedar na taça, tapada com um pano ou película aderente, num local quente e livre de correntes de ar, e até dobrar de volume.

Polvilhar a bancada da cozinha com um pouco de farinha, estender a massa com o rolo num retângulo com cerca de 40 cm x 30cm.

Barrar a massa com molho pesto, juntar as azeitonas, o bacon e o queijo de cabra, espalhado por toda a massa. Enrolar cuidadosamente e unir as extremidades para que fique com a forma de coroa.

Cortar a massa com a tesoura como se estivéssemos a cortar tiras, mas sem ir até ao fim. Rodar cada tira de forma que o recheio fique para fora. Fazer o mesmo em todas as tiras.

Deixar a levedar uma segunda vez, cerca de 30 a 40 minutos, coberta com um pano. Pincelar cuidadosamente com a gema e levar ao forno pré-aquecido a cerca de 180º, aproximadamente 35 minutos ou até estar bem dourada. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Otima entrada para o jantar de Natal!!! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E gulosa, só o meu marido comeu metade acabadinha de sair do forno ;). bjs

      Eliminar
  2. Desculpe a minha pergunta mas, a farinha é 55 ou 65?Obrigada é que nunca sei qual é que devo usar. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A farinha mais grossa utiliza-se mais para pão, pizzas, bolas de carne, essas coisas, a mais fina para bolos, se bem que é tudo relativo dependente da textura que queremos obter. Para esta receita usei farinha T65. Já acrescentei na receita. bjs e boas receitas.

      Eliminar
  3. Que aspecto delicioso!
    Beijinhos e um Santo e Feliz Natal,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um grande beijinho e obrigada pelos teus sempre simpáticos comentários :)

      Eliminar