Têm saído da minha cozinha algumas sobremesas todas elas com maçã. Havia o crumble para experimentar e nem sei porquê nunca o tinha feito. Conhecia algumas receitas e os vários métodos de a fazer, mas ainda não tinha pensando bem nisso. É uma sobremesa muito agradável, que se pode alterar, variar ou torná-la mais saudável para quem não pode abusar tanto. Na minha opinião acho que vale muito a pena todo o trabalho antes com as maçãs, o sabor e a textura será completamente diferente se as utilizarem a "crú". A fotografia não faz "jus" às minhas palavras porque foi tirada no dia seguinte e já fria, e faz toda a diferença acreditem, mas têm a minha palavra de honra que estava bom. Lá andei a procurar defeitos aqui e ali, e quando saiu do forno comi logo uma taça. A curiosidade de provar e saber como me tinha saído era tão grande que percebi que despachei uma logo assim à cabeça. E eu até nem me apetecia, era mesmo só para criticar. A vagem de baunilha torna esta sobremesa especial e vale a pena ter sempre em casa, tal como o açúcar mascavado, que apesar de não ser próprio para fazer um caramelo normal, nestes casos resulta muito bem pois vai cozinhar com as maçãs e acaba por dissolver-se e caramelizar bem, e fica com um sabor divinal como quando fiz esta tarte que tem mais açúcar porque as maçãs eram bem ácidas.
Ingredientes para 4 pessoas:
Para as maçãs:
- 4 maçãs grandes (usei Royal Gala) sem casca e cortadas aos cubos não muito pequenos
- sumo e raspa de 1 limão pequeno
- 4 colheres de sopa de açúcar mascavado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 vagem de baunilha aberta ao meio no sentido longitudinal, e com as costas da faca raspar para retirar as sementes
Para o crumble:
- 100g de farinha de trigo
- 50g de flocos de aveia
- 50g de miolo de noz grosseiramente picado
- 1 colher de sopa de açúcar mascavado
- 1 colher de café de canela em pó
- 1 pitada de sal
- 50g de manteiga gelada e cortada aos cubinhos
Preparação:
Colocar as maçãs numa taça e regar com o sumo de limão para que não oxidem.
Numa frigideira juntar o açúcar e a manteiga. Deixar em lume médio até que a manteiga derreta e comece a dissolver-se no açúcar. De seguida acrescentar a raspa de limão, a baunilha e as maçãs. Deixar ao lume até ficarem bem caramelizadas, mas ainda firmes, mexendo algumas vezes. Dividir por 4 taças individuais.
Colocar as maçãs numa taça e regar com o sumo de limão para que não oxidem.
Numa frigideira juntar o açúcar e a manteiga. Deixar em lume médio até que a manteiga derreta e comece a dissolver-se no açúcar. De seguida acrescentar a raspa de limão, a baunilha e as maçãs. Deixar ao lume até ficarem bem caramelizadas, mas ainda firmes, mexendo algumas vezes. Dividir por 4 taças individuais.
Para o crumble, colocar numa taça todos os ingredientes secos e misturar. Adicionar a manteiga e com as pontas dos dedos misturar tudo até ficar com uma textura de migalhas. Dividir generosamente pelas taças com as maçãs e pressionar um pouco.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 30 minutos ou até o crumble ficar bem dourado. Servir morno, simples ou com uma bola de gelado ou natas frescas. Bom apetite!
Quentinho com uma bola de gelado... nem quero pensar! Beijinhos
ResponderEliminarOlha nem eu, porque já se acabou ;) e tinha de ir fazer nova fornada. beijoca e boa semana.
EliminarAdoro crumbles, o primeiro que fiz foi de maça e adorei
ResponderEliminarEsse com o sabor a baunilha deve ter ficado perfeito
Boa semana
A baunilha é mesmo poderosa, é pena ser caro, quase ao preço de um frango e daí ter-se de fazer opções. Boa semana também para ti com bons cozinhados.
EliminarEsta sobremesa tem mesmo sabores de outono. Pessoalmente adoro crumbles,esta sugestão é uma delícia :)
ResponderEliminarBeijinhos
Ana Costa || Petiscana
Ainda não me tinha dado para fazer e gostei muito. beijinhos e uma excelente semana.
Eliminardeve ter ficado uma delicia!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
A fotografia não faz justiça, mas estava bom. Lá em casa apreciámos muito. A repetir de certeza. beijinho Susana.
Eliminar