Já fui uma pessoa inconsciente em relação ao dinheiro. A vida encarregou-se de me castigar, mas ainda fui a tempo de aprender que é imperativo poupar e pensar no futuro. Este mês decidi tirar 100€ do orçamento mensal familiar e perceber se conseguiria gerir a cozinha com menos esse dinheiro. O mês vai a meio e tudo corre bem. Esta refeição é mais uma prova superada. 350g de massa e 500g de carne picada fazem o milagre da multiplicação e posso garantir que não envergonha nenhuma família.
Ingredientes para 5/6 pessoas (56 mini almôndegas):
- 500g de carne picada (vaca e porco)
- 2 colheres de sopa de coentros frescos picados + para decorar
- 1 colher de sobremesa de compota de malagueta
- 5 colheres de sopa de pão ralado
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 lata de tomate pelado (410g)
- 2 folhas de louro
- 350g de massa talharim
- sal q.b.
- pimenta q.b.
- azeite q.b.
Preparação:
Colocar a carne numa taça. Temperar de sal e pimenta, acrescentar os coentros, a compota de malagueta, o pão ralado e misturar bem com as mãos. Fazer pequenas bolinhas e reservar. Colocar no robot de cozinha a cebola, o alho, o tomate pelado e triturar bem. Num tacho grande com um fio de azeite e as folhas de louro refogar o preparado anterior e assim que começar a fervilhar acrescentar as mini almôndegas. Cozinhar tapado, rectificar os temperos e se necessário acrescentar um pouco de água. Cozer a massa em água fervente temperada de sal. Escorrer e pôr um fio de azeite. Empratar colocando a massa, as almôndegas, o molho e polvilhar com coentros frescos picados. Prova superada? Bjs a todos.
Que delicioso deve ter ficado, Carla!
ResponderEliminarBom fim de Domingo!
Beijinhos!
Obrigada! A dobrar para ti. bjs
EliminarCá p'ra mim, prova superadíssima! Adoro almôndegas e estas estão com um ar bem guloso...
ResponderEliminarBjo
É uma boa forma de poupar. Dá-se um colorido com coentros e voilá. bjs
EliminarCom pouco dinheiro fazem-se coisas deliciosas, aqui está a prova, vinda das tua cozinha.
ResponderEliminarBeijocas
Obrigada Elsa. Estou a dar o melhor melhor. Agora pensar que poderá haver pessoas que vivem com metade e conseguem com esforço... bjs
EliminarFizeste-me lembrar umas almôndegas que a minha mãe fazia quando eu era criança, que comíamos sempre acompanhadas com puré de batata. Uma delícia!
ResponderEliminarOlha com puré de batata não faço há décadas. Agora fiquei com vontade. bjs e obrigada pela dica
EliminarQue aspecto delicioso! :)
ResponderEliminarhttp://flordobrownie.blogspot.pt/
Estava bom e a repetir e até é giro fazermos nós as bolinhas :). bjs
EliminarCá em casa também estamos em modo poupança-quase-passar-fome mas no nosso caso é porque queremos poupar para conseguirmos fazer a nossa viagem de finalistas em Dezembro ;) Esta sugestão veio mesmo a calhar :)
ResponderEliminarBeijinhos e tem uma óptima semana :D
Então boas poupanças e se fizeres esta receita nada de carne, só o molho! ehehe bjs
EliminarProva superada e com distinção !!!! Não só uma refeição económica como cheia de sabor !!!
ResponderEliminarBeijoca doce :)
Obrigada Cristina e com distinção dada por ti é um luxo! bjs
EliminarA refeição ficou óptima, bem a meu gosto!
ResponderEliminarAcho que a maioria das mulheres têm o mestrado nessas coisas da cozinha. ;) bjs e boa semana
EliminarPor cá também gerimos o nosso orçamento com mãos (e testa!) de ferro. Tem que ser, o dinheiro não estica... mas devia! :p
ResponderEliminarEsta crise fez-nos pensar e eu costumo dizer muitas vezes, mesmo que a minha vida melhore, vou ser sempre assim... Poupadinha e a pensar no futuro que por vezes pode ser incerto. bjs e boa semana
EliminarOlá Carla,
ResponderEliminaresta situação do nosso País também me fez ter mais consciência em relação ao dinheiro e geri-lo de forma mais racional. Penso que como nós, a maioria das pessoas, pois infelizmente, esta crise tocou-nos quase a todos. Quanto à sua refeição bem económica, tenho a dizer-lhe que tem os sabores que aprecio, uma cor linda e um aspecto muito apetitoso.
beijinhos e boa semana.
É verdade Isabel, os ricos também não escaparam. Calhou-nos a todos. Por isso temos de aguçar o nosso espírito de poupança em tudo, para podermos viver com o mínimo de conforto. bjs
EliminarUma refeição bem saborosa e com um aspecto fantástico! Esta é sugestão para vermos que se pode poupar e comer tão bem.
ResponderEliminarE qualquer dia retiro a carne e só por si o molho fica delicioso.
Eliminar