sexta-feira, 24 de junho de 2022

Tarte de Amendoim

O verão chegou tímido e parece que os dias de praia estão cada vez mais longe. Não faz mal, vamos para a cozinha ligar o forno. Fazer pão, tartes e outras coisas boas.

Cá em casa eles adoram tarde de amendoim, e volta e meia tenho de fazer para os mimar (e engordar também).

Ingredientes:
Para a massa:
- 250g de farinha de trigo T55
- 100g de açúcar refinado
- 1 ovo tamanho L
- 150g de manteiga amolecida
- raspa de 1 limão pequeno

Para a cobertura:
- 250g de miolo de amendoim
- 100g de açúcar (usei mascavado)
- 3 colheres de sopa de leite
- 100g de manteiga

Preparação:
Massa:
Na bancada da cozinha ou num recipiente grande, misturar a farinha com o açúcar. Abrir um buraco ao meio e adicionar o ovo, a manteiga e a raspa de limão. 
 
Amassar bem os ingredientes até obter uma massa maleável (tipo massa areada). 
Formar uma bola, embrulhar em película aderente e deixar repousar uns minutos no frigorífico. 
 
Polvilhar a bancada da cozinha com farinha e estender a massa com o rolo o suficiente para ficar um pouco maior que a forma (tarteira de 23cm diâmetro e fundo amovível). Com a ajuda do rolo enrolar a massa nele e transferir para a tarteira desenrolando-a cuidadosamente. 
 
Retirar o excesso da massa na tarteira com a ajuda de uma faca. Picar o fundo da massa com um garfo. Levar ao forno pré-aquecido a 180º aproximadamente 15 a 20 minutos. Retirar e reservar.

Recheio: 
Colocar todos os ingredientes num tachinho e levar ao lume brando. Mexer ocasionalmente até ganhar um tom dourado e começar a engrossar. 
 
Verter este preparado por cima da massa e levar ao forno a 180º aproximadamente 15/20 minutos, ou até estar estar bem dourada. Deixar arrefecer um pouco e desenformar. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário