quinta-feira, 29 de março de 2012

Pudim De Ovos Na Panela De Pressão


Apetecia-me um doce... Mas não havia nada doce em casa, a não ser açúcar. Ainda agarrei na colher e lá pensei, umas colheradas e isto passa-me já. Mas não resultou! Pus a cabeça a funcionar e lá fiz um pudim. Há uns tempos ensinaram-me que podíamos cozer em banho-maria na panela de pressão. E agora faço sempre assim. Uma maravilha e tão rápido. A receita é da Fátima, avó do filho do seu filho ou como quem diz, mãe do pai do seu neto. É só para vos por a pensar...

Ingredientes:
- 6 ovos
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 500ml de leite
- caramelo líquido (de compra)

Preparação:
Unta-se uma forma de pudim com tampa, com caramelo líquido. Numa tigela misturam-se bem todos os ingredientes com a batedeira. Verte-se para a forma. Tapa-se. Coloca-se na panela de pressão com água até meio da forma. Fecha-se bem a panela de pressão. Deixa-se cozer em lume forte, e quando começar a ferver, baixa-se o lume e sensivelmente 10 minutos depois desliga-se. Espera-se até arrefecer completamente para abrir a panela de pressão. Desenforma-se depois de arrefecido vai ao frigorífico. Comi-o todo, deixem-me que vos diga. Bjs

26 comentários:

  1. Que delícia! Faz muito tempo que não como mais pudim feito na panela de pressão, fiquei até com vontade agora.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Está com um aspecto delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou tão bonito o teu pudim!
    Que delícia deve ser.

    ResponderEliminar
  4. Que pudim mais lindo,e deve ter ficado delícioso,nunca fiz na panela de pressào agora vou fazer é bem rapidinho adorei beijos

    ResponderEliminar
  5. Comeste-o toudinho!? Então o que é isso?! Não guardas nada para a amiga?! ;) Também se tivesse um pudim com esse aspeto no frigorífico não sei quanto tempo de ivida teria. E depois com um frigorífico pequeno temos de fazer espaço ;)

    Beijinhos querida

    ResponderEliminar
  6. Essa é a panela de pressão do Quim Barreiros? Jeitosinha, ah? Além de musa inspiradora para músicas ainda faz pudins...

    ResponderEliminar
  7. Olha diz á mãe do pai do seu neto que a receita é excelente eheheheh gostei muito do pudim Carlinha, que pena não puder comer contigo, era metade para cada uma :):)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Olá, Carla!O pudim fez-me salivar e a avó do pai do neto, ou mão do pai do filho, sei lá, pôs-me os neurónios um pouco atarantados...Mas, falando sério, tu comeste mesmo açúcar e o pudim todo? Ai que inveja...eu só de olhar acho que já engordo!Que sortuda!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ficou com um aspecto delicioso.

    http://asvezescozinheira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Pois eu faço parte do grupo, daqueles bem pequenos, que não sabe fazer um pudim, o último que fiz encolheu, agora sei que só se abre depois de frio... quem sabe a receita da D. Fátima é a resposta às minhas preces :) beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Tão lindo !!!! Eu adoro pudins ... Aliás... Sou muito gulosa mesmo ... :P
    bem simples e de certo saboroso :)
    Beijinho ;)

    ResponderEliminar
  12. Excelente receita. Sou doido por pudins... a minha Avó fazia uns maravilhosos. Neste momento até estou a fazer a um que leva apenas 9 ovos inteiros, 400 gr de açúcar e 1 cálice de vinho do Porto... é uma bomba maravilhosa.

    Obrigado por esta receita.

    Daniel

    www.asreceitasdaavohelena.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me bem essa receita, tenho de ver se compro vinho do Porto e vou certamente experimentar.

      Eliminar
  13. Nunca fiz pudim na panela de pressão, mas realmente é uma boa ideia e este têm um aspecto delicioso!
    Hoje passei pela primeira vez pelo deu blog e dei-me dizer que têm um cantinho muito simpático. Gostei!
    Um abraço
    http://pecadosnoprato.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço algumas vezes. Torna-se mais rápido que o forno e depois de sabermos utilizar bem a panela de pressão, já não nos faz confusão. Obrigada pelo elogio e volta sempre que queiras. Um abraço.

      Eliminar
  14. retirar o açúcar, colocar uma lata de leite condensado, acrescentar raspas de laranja ou limão, fica uma delicia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me muito bem também. Obrigada pela dica :)

      Eliminar
  15. Já fiz por varias vezes fica bom mas acho k cresce pouco. O k terei k fazer???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez colocar ovos XL, mas a verdade é que estes pudins não crescem muito.

      Eliminar
    2. D.Clara muito obrigado
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Há até receitas com o dobro dos ovos, mas eu prefiro mais pequenos, assim comemos menos ;) e faz menos mal.

      Eliminar
  16. O doce nunca amargou, e é do pouco que engana algumas faltas.
    Além de ser uma droga.de mais forte adição que a generalidade dos psicotrópicos. Mas é um recurso delicioso. Que bom que é saborear um DOCE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma droga mortal, mas se bem doseada alimenta-nos o entorpecimento e espanta-nos o mal.

      Eliminar
  17. Sim, entre outras formas de espantar, o açúcar é um bom, delicioso espantalho, a poucos comparável.

    ResponderEliminar
  18. Quando tempo no total o pudim tem que cozer é que estou a fazer mas nao entendi muito bem quanto tempo e o lume forte obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu conto dez minutos depois do pipo dar sinal que está a ferver. no total depende com que intensidade está a chama do gás ou outro tipo xe fogão.

      Eliminar