sexta-feira, 24 de junho de 2016

Tarte rápida de amêndoa

Nem sempre as notícias são más. Há momentos bons na vida de todos nós e foi num desses momentos que me senti abençoada, e se é isto que as mães sentem quando os filhos têm sucesso, então eu quero sentir isto o resto dos meus dias, pondo de parte todas as desilusões que fazem parte deste processo. Findo o ano escolar foi tempo de fazer o balanço e festejar o privilégio de ouvir da professora que o nosso filho é o tal e único que tem lugar no quadro de mérito. Não desprestigiando de modo algum o sucesso das outras crianças, eu e o "mais-que-tudo" ficámos inchados de tanto orgulho. Raio do puto que me pôs os cabelos em pé de tanto ralhete para acordar e despachar-se, para fazer os tpc, para ser organizado, para estudar antes dos testes, para arrumar a mala, para ser cuidadoso com o material, mais as horas que perdeu em pentear-se e preocupar-se com o tal do "swag" que tinha de ter para ir para a escola, e no fim disto tudo dá-me esta grande prenda. Estou nas nuvens... Para comemorar nada como um doce, um doce que tenho na lista há que tempos e que é sucesso garantido que encontrei aqui na "La Dolce Rita". Conselhos? Usem mesmo uma forma de 20cm de diâmetro. Eu usei 23cm e fica um pouco mais baixa, não tem qualquer problema, mas se gostam dela mais alta, a de 20cm é a perfeita.

Ingredientes:
- 3 ovos à temperatura ambiente (usei tamanho L)
- 200g de açúcar refinado
- 200g de amêndoa ralada
- raspa de 1 laranja (ou limão)
- 50g de manteiga derretida e arrefecida
- amêndoa laminada q.b.
- açúcar em pó para polvilhar no final
- manteiga para untar q.b.

Preparação:
Untar uma forma com 20cm de diâmetro, cobrir com papel vegetal e voltar a untar com manteiga. Pré-aquecer o forno nos 180º.

Numa tigela bater os ovos e o açúcar com a vara de arames, o suficiente até ficar bem misturado. Adicionar a amêndoa ralada, a raspa de laranja, a manteiga e voltar a misturar sem ser necessário bater demasiado.

Verter a massa na forma e cobrir generosamente com as amêndoas laminadas. Levar ao forno cerca de 25 minutos, fazendo o teste do palito para verificar a cozedura. Desenformar, deixar arrefecer e polvilhar com açúcar em pó. Bom apetite!

15 comentários:

  1. Adoro doces com amêndoa e essa tarte tem mesmo um aspecto delicioso.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente muito simples e saborosa. tenho a certeza que a vou fazer muitas mais vezes. bjs

      Eliminar
  2. Linda, por aqui também estamos inchados de orgulho! O miúdo tirou "muito bom" a tudo excepto matemática, a essa tirou bom. A professora disse que foi por um triz que não integrou o quadro de honra! E se para muitos isso pudesse ser um motivo de frustração, para mim foi um motivo de orgulho saber que ele está entre os 3 melhores alunos da turma! Segundo ela foi o melhor aluno a Português, é o aluno com letra mais bem feita, é o aluno que lê melhor, é o aluno que faz ditados sem erros, é o aluno que nunca precisou de corrigir enquanto ele falava. Poderia ser uma situação normal?! Podia! Mas estamos a falar de um miúdo que desde que começou a falar tem dificuldades na fala e na articulação das frases! Por isso saber que mesmo tendo estas dificuldades ele foi o melhor aluno a Português rebenta-nos com a escala do orgulho! E ouvir também que ele é o aluno mais educado e mais bem comportado só nos levanta ainda mais o ego! Porque me importa não só que ele seja um bom aluno mas também uma criança com bons modos, com todos os valores que lhe tentamos transmitir. E eu faço o mesmo que tu, todos os dias dou um sermão antes de sair para as aulas, todos os dias batalho com ele para estudar e fazer os tpc, etc. Tenho noção que há dias em que ele já não me pode ouvir! Carla, somos umas sortudas por termos filhos assim! Muitos parabéns ao teu piolho! Assim certamente irá longe! Mas parabéns a ti e ao teu marido também pois são uma peça fundamental que o ajuda a ser quem é! Gostei da tua tarte! Tenho na família um grande apreciador de tarte de amêndoa, qualquer dia faço-lhe uma surpresa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão contente também por ti Elisabete! Que orgulho, e que pudessem todas as crianças terem sucesso sempre. Agora podemos relaxar pois também estamos de férias escolares ehehehe. beijocas grandes grandes e parabéns ao teu piolho.

      Eliminar
  3. Adoro tartes de amêndoa e esta está para lá de gulosa, mãe babada :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de aproveitar estes "gostos" enquanto os "desgostos" de mãe não chegam ;). bjs e boa semana.

      Eliminar
  4. Esta está mesmo a sorrir, mas preferia que alguém a fizesse por mim, tem outro sabor...
    Abraço e continuação de um bom trabalho e partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fossemos vizinhas fazia já uma e ia levar-te, pois como já deves ter reparado eu adoro cozinhar e distraí-me muito a cabeça. Hoje como não tinha ninguém para dar almoço e até tinha sobras, nem o cão escapou, fui a correr fazer comida para ele :)

      Eliminar
  5. É uma tarte muito boa amei a receita tem muito bom aspecto astas receitas sao uma mais valia para mim obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pelo simpático comentário. Um bem haja.

      Eliminar
  6. Adoro fazer bolse de enfeitar muitos beijinhos 💋💋💋💋

    ResponderEliminar
  7. Zelia Damiao21 abril, 2023

    Adoro esta tarde já a fiz várias vezes e sempre um sucesso

    ResponderEliminar
  8. Está tarde não tem farinha ou foi esquecimento?

    ResponderEliminar