terça-feira, 3 de setembro de 2013

Doce De Figos



Ele foi ao figos e não voltou com figos, ele trouxe a figueira e eu? Eu fiz doce de figo.

Ingredientes:
- 1kg de figos
- 600g de açúcar refinado
- 100ml de água
- 2 tiras de casca de limão
- 1 pau de canela

Preparação:
Lavar os figos, cortar ao meio e depois em quartos (com casca). Colocar os figos num tacho com os restantes ingredientes. Deixar cozer em lume brando até fazer o ponto estrada, ou seja, quando colocar uma pequena quantidade de doce num prato e passar com a ponta da colher e formar uma estrada é porque está pronto. Triturar com a varinha mágica ou no liquidificador. Deixar arrefecer um pouco e colocar de imediato o doce em frascos esterilizados até ficar bem cheio. Tapar e virar ao contrário uns minutos para criar o vácuo natural. Bjs a todas/os.

24 comentários:

  1. Gosto muito, ficou mesmo com ar apetitoso, vou guardar a receita :)

    ResponderEliminar
  2. Olá.....
    Estrondoso aspecto :)..... ADORO ADORO ;).... Será um para mim? :)....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Este ano ainda nem os provei mas o ano passado até compota fiz. A tua está cá com uma cor! bjks

    ResponderEliminar
  4. Esta com muito bom aspecto.
    Eu adoro figos acabo por os comer e nunca faço doce.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Lol, parece a minha mãe que trouxe figos até mais não... pena é que a malta não gosta de figos..


    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo!
    Beijinhos!
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho mto figos para fazer doce,mas nunca fiz,e como aki diz que e com a casca,nao havera problema em se fazer o doce d figo c a casca,ou seija o que pretendo saber e se no final d estar pronto n se notara a casca?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A casca não se nota nada! Fica um doce perfeito e nada como aproveitar a fruta que não conseguimos comer normalmente. Depois deste doce, ainda voltei a fazer mais, mas em compota e com os figos inteiros, brevemente coloco a receita. Um abraço

      Eliminar
  8. Boas, quanto tempo demora a fazer? é que estou à 1h de volta do tacho e está super líquido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ofélia, peço desculpa, só agora vi este comentário e presumo que já não vá a tempo de te ajudar. Puseste as quantidades certas? É preciso ter paciência. Puseste o lume demasiado baixo, será? Podes triturar a meio da cozedura e voltar a colocar o tacho. Espero ter ajudado... Bjs e boa sorte

      Eliminar
  9. vou experimentar mas vou tambem tirar 100 gr ao acucar
    com nao gosto de mt doce
    para mim tv seja melhor

    ResponderEliminar
  10. vou tenta fazer com menos acucar
    os figos são muito doces e nao gosto de coisas estramamente doces

    ResponderEliminar
  11. Gostei de passar por aqui! Também é deste modo que faço o meu doce de figos e de facto fica sempre bem!!!

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Estou a experimentar a receita e juntei menos 100g de açucar e substituí por frutose (que é só preciso por metade da quantidade)ou seja, adicionei 250g de frutose!
    Só tenho uma dúvida: o tacho deve ou não ferver com a tampa fechada (ou quase)?
    Beijinhos,
    Boas receitas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Peço desculpa por responder já tarde. Eu nunca coloco a tampa para não criar vapor e o doce ir apurando. Beijinhos, espero ter ajudado... Se fui a tempo...ups

      Eliminar
  13. Parece ser muito bom.Vou experimentar.

    ResponderEliminar
  14. Hummm! Acho que este docinho vai fazer sucesso cá em casa! Já me tornei tua seguidora para ir acompanhando estas receitas deliciosas!

    Beijinhos e uma excelente semana!
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sê bem vinda! Volta sempre que quiseres. Agora vou eu espreitar o teu cantinho. bjs

      Eliminar
  15. Boa tarde, há preferência no açúcar, branco ou amarelo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aqui pus açúcar refinado e até me esqueci de mencionar. vou já retificar, bjs

      Eliminar
  16. Estou a fazer só estou indecisa açúcar branco ou amarelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mara já não devo ir a tempo como é óbvio... peço desculpa pela resposta tardia. mas se a opção foi açúcar amarelo ficou bom na mesma de certeza, só deve ter levado mais tempo a apurar por ser mais um açúcar mais húmido.

      Eliminar