27 dezembro 2013

Bolachas de Manteiga

Depois de todos os exageros cometidos nesta época festiva, umas bolachas de manteiga a acompanhar uma bebida bem quente, certamente não irá fazer mal. A receita é bem simples, vi-a há um par de anos no blogue da Joana Roque e nunca mais a esqueci. Gosto de fazê-las finas e deixá-las bem estaladiças. 

Ingredientes para 56 bolachas:
- 300g de farinha de trigo
- 200g de manteiga à temperatura ambiente
- 100g de açúcar refinado

Preparação:
Poderá fazer-se manualmente, mas para facilitar a preparação, juntar a farinha e a manteiga aos pedaços no robot de cozinha e triturar até parecer migalhas. Colocar numa taça e acrescentar o açúcar. Amassar até ficar uma massa bem unida e maleável. Poderá levar algum tempo, não se assustem. É continuar a amassar. Polvilhar a bancada de cozinha com farinha e estender a massa (com cerca de 3mm de espessura, se desejarem mais finas que o habitual). Usei um molde em forma de coração. Colocar as bolachas no tabuleiro de ir ao forno e com papel vegetal. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 5 a 6 minutos dependendo da espessura das bolachas e do vosso forno. Assim que começarem a ficar douradas retirar e deixar arrefecer antes de guardar. É uma receita fácil de memorizar e depois de praticar vezes e vezes sem conta é deliciosamente fácil fazer. Bjs do coração a todos!

12 comentários:

  1. Que Delicia de receita, fico a imaginar o cheirinho de coisa boa saindo do forno quentinho... Huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que lindas bolachinhas :)
    Beijinhos bem doces e feliz 2014 !

    ResponderEliminar
  3. Ai ai ai, não fazem mal não senhor! Mas como tenho muitos chocolates para abater, estas bolachinhas vão ter que esperar uma outra ocasião :p

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla:)

    Que lindas bolachas! Certamente que não fazem mal a acompanhar um chá. Eu já vou buscar o meu...

    Bom ano de 2014!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Esta receita da Joana é mesmo deliciosa! Foram as bolachas dos cabazes do ano passado e são das preferidas do meu filho. As tuas ficaram lindas!
    beijinhos e boas festas

    ResponderEliminar
  6. Ufa ainda bem que gostaram. Acompanham-me num chá? beijinhos a todas e Bom Ano!

    ResponderEliminar
  7. Amei isso! Amei essa simplicidade!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam uma delícia! Vou fazer esta semana também. Obrigada eu pela visita.

      Eliminar
  8. Essa receita da em média quantas bolachinhas...estava pensando em fazer para o dia das mães na Igreja iremos fazer um café da tarde para todas as mães e iria dar um toque essa bolachinha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Patrícia, se fizer finas dá para cerca de 56 bolachas. Mas tudo depende da espessura e do tamanho. São deliciosas e muito fáceis de fazer. Eu faço-as muitas vezes. São mesmo gulosas estas bolachas.

      Eliminar