sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Sopa de grão com espinafres

Tenho o privilegio de cá por casa elogiarem as minhas receitas. Até as minhas sopas têm direito a críticas. Eu sou demasiado humilde e desacreditada em mim, que acho sempre que eles estão a exagerar, e fico ali a procurar no prato defeitos para apontar, é claro que encontro sempre, basta faltar um grão de sal que para mim não passa no teste: "isto está perfeito". Talvez cozinhar com amor faça sair naturalmente as receitas e isso transpareça na hora de levar os pratos à mesa. Continuo a achar que apesar disso posso sempre fazer mais e melhor. A verdade é que quando fazemos tudo com amor e dedicação, seja o que for, aos olhos dos outros serão sempre coisas boas, mesmo que haja pequenos defeitos como faltar um grão de sal. Já recebi sms muito simpáticos, ou não, quando o "mais-que-tudo" vai trabalhar para longe, como: Tenho saudades das tuas sopas. Fico por momentos a pensar que gostaria de ler um tenho saudades tuas, mas conhecendo eu bem a "peça", sei que no fundo estou incluída indiretamente nas saudades. Isto tudo para vos dizer que ontem a minha sopa estava mesmo muito boa, mas não estava perfeita, porque faltava um grão de sal, o grão que me impede sempre de ter mais confiança em mim. Bom fim de semana e confiem mais em vocês, não façam como eu!

Ingredientes 6/8 pessoas:
- 1 frasco de grão cozido (540g)
- 1 cebola grande picada
- 1 dente de alho picado
- 500g de abóbora cortada aos cubos pequenos
- 500g de courgette (sem a casca) cortada aos cubos pequenos
- 125g de cenoura cortada aos cubos pequenos
- 70g de massa macarrão
- 1,5 l de água
- 120g de folhas de espinafres frescas
- sal q.b.
- azeite q.b.

Preparação:
Escorrer o grão e reservar uma pequena parte para adicionar inteiros na sopa. Triturar a restante no robot de cozinha com um pouco de água. Passar pelo passador de rede, pressionando com as costas de uma colher grande para adiantar o processo. Este passo ajuda na cremosidade da sopa e para livrarmo-nos da textura da pele do grão.

Numa panela grande com um fio de azeite, levar a cebola e o alho a refogar ligeiramente. Adicionar a abóbora, a courgette e a cenoura, tudo cortado do mesmo tamanho. Quanto mais pequeno, menos tempo leva a cozer. Acrescentar também a pasta de grão e a água (que também pode já ir quente) e levar ao lume até ferver e os legumes estarem bem cozidos quase a desfazer. Temperar de sal e triturar muito bem com a varinha mágica.

Levar novamente ao lume até levantar fervura, para de seguida juntar a massa. Quanto esta estiver quase cozida mas ainda firme, juntar os espinafres e cozinhar sem a tampa apenas alguns minutos para amolecerem. Desligar o lume, juntar o grão que se reservou e retificar o sal, e se necessário juntar mais água. Bom apetite!

10 comentários:

  1. Só de olhar para esse aspeto apetece-me logo comer e não me importava minimamente com esse grão de sal a menos (até porque tenho mão muito leve para o sal)! Também sou assim, acho sempre que podia estar melhor. Mas depois ponho-me a pensar em determinadas situações e depreendo que afinal a minha comida é quase perfeita quando comparada com outras que já tive a infelicidade de provar! Somos boas cozinheiras Carla, não tenhas dúvidas! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então somos duas na mão leve. Eu evito o sal sempre que posso, até porque venho de uma família de hipertensos. Obrigada pelo elogio, e eu bem sei também que és uma cozinheira de mão cheia. bjs e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Carlinha, não te substimes. Do pouco que te conheço acho que és uma Mulher Espectacular!!! Bjs. Bom fim de semana.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula gosto sempre tanto de te ver por aqui! Obrigada pelo carinho. bjs grandes e tudo a correr bem para ti.

      Eliminar
  3. Adoro sopinha assim cremosa.
    Ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos e bom fim-de-semana,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/09/esmagada-de-banana.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha! Um bom domingo para ti. beijocas

      Eliminar
  4. Boa noite, segui esta receita e adorei a sopa. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem Carlota, ufa fico mesmo muito contente :). Obrigada eu pelo voto de confiança.

      Eliminar
  5. Muito boa. Já experimentei! Obrigada e parabéns pela sua receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Ana pelo voto de confiança! um beijinho e volte sempre!

      Eliminar