sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bolo de Chocolate com Beterraba

Os portugueses andam sisudos. Andei a observa-los no caminho para o trabalho. Ninguém sorri, ninguém mete conversa, ninguém diz uma graçola... Ora, a nossa vida não muda por estarmos de costas voltadas com a boa disposição. Nada muda. A conta no banco não aumenta, o euromilhões não nos vai sair, os móveis novos não vão ter à nossa casa, nem o carro topo de gama, nem a casa com piscina. Se por outro lado, mantivermos uma postura optimista, e rirmos dos pormenores, o nosso dia pode mudar. Há pequenas coisas que nos animam, ainda outro dia a minha sobrinha de 11 anos atendeu-me o telefone e disse: Atão gaja! Isto poderia não ter graça, mas visto que eu é que a trato assim, tem uma certa piada, a miúda lá me fez rir. Depois o meu filho chegou da escola e disse-me todo intelectual (sai ao pai) que o Cristiano Ronaldo jogava no Real Madrinho, ora tem piada, madrinho é giro, e ainda terminou com um: Quando crescer já não quero ser agente secreto do espaço, quero ser paleontologo. Esta arrumou comigo! Uma mãe não aguenta isto. E a cereja em cima do bolo, foi ver o meu mais-que-tudo vestir uma camisola que tinha encolhido assim ao ponto de me servir a mim. Como estavámos amuados tive de me esconder para rir que nem uma parva e pensei, como sempre penso, quando lhe encolho a roupa: Ups, cresceste outra vez! E assim terminei o dia, com algumas graçolas que me fizeram bem à alma. Amanhã é outro e conto sempre com pormenores assim para me animar.  Bjs a todas/os.

Ingredientes:
- 200 g de farinha de trigo com fermento
- 200 g de chocolate em pó
- 150 g de açúcar
- 125 g de manteiga (derretida e arrefecida)
- 3 ovos (à temperatura ambiente)
- 3 beterrabas (cozidas e reduzidas a puré)

Preparação:
Para descomplicar todas as regras que já aprendi sobre fazer bolos, juntei todos os ingredientes sem ordem específica, bati com a batedeira muito bem e coloquei numa forma já untada com manteiga e polvilhada com farinha. Foi ao forno pré-aquecido a 180º aproximadamente 30/40 minutos. Polvilhei com açúcar em pó. Porque descomplicar também é bom. Correu bem? Correu sim senhora!

16 comentários:

  1. Carla o aspecto ficou optimo e o sabor imagino que também!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla, são esses momentos que dão significado à vida. Certas conversas engraçadas, destemidas e muito simples. São ato que fazemos e vemos que são engraçados. O pior é quando estamos de beiço e não podemos rir à vontade :)
    Andamos todos um bocado de beiços caídos e confesso que há dias que pesam mais que outros. Mas sou da tua opinião, não vale a pena andarmos tristes, porque assim vivemos tristes e sem motivação. Espero que encontres a tua brevemente ;)
    O bolo nada de complicado e também nadinha de complicado em comer! Gostei, deve ser húmido devido à beterraba... agora fiquei curiosa :)

    Beijinhos e votos de um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Carla tu és do pior, então tu encolhes a camisola ao homem :) :) também gostei do madrinho :)
    Mas foi um final feliz porque este bolinho esta do melhor, não gosto de beterraba mas o chocolate faz milagres :)

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Ora nem mais Carla !!! É esse o espírito aqui pelos meus lados também e Nada como ter uns "piolhos" à nossa volta para encher de "sol" os dias cinzentos :) E realmente "rir é o melhor remédio" !

    O bolo ficou com uma apresentação excelente! Quase dá para sentir o aroma !!!
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Para já este bolo bolo ficou com belíssimo aspecto, a receita é que me deixou mesmo curiosa, nunca utilizei a beterraba...mais uma coisa que aprendi ;)

    Concordo contigo Carlinha...o mau humor, as caras cabisbaixas, o egoísmo ou a revolta... ou a falta de um sorriso sincero, nada disso vai melhorar nada, principalmente a nossa saúde! Rir é mesmo o melhor remédio, já alguém disse...sorrir, rir, encarar as coisas de uma forma mais leve, pois de hoje para amanhã tudo muda!
    Beijinho e desculpa não tenho passado muito por aqui...mas já sabes, no que precisares, apita! Ah e só agora tenho a cozinha totalmente pronta..não, não minto, é verdade! :)

    ResponderEliminar
  6. Descomplicar é bom e saiu lindo o bolo! Perfeito para ajudar a sorrir :)
    Come uma fatia e sorris logo, não é?
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Nunca experimentei, mas deve ser óptimo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Concordo, rir é mesmo o melhor remédio!!!
    Gostei desta receita, muito original,
    Beijoca Carla e bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  9. Deve ter um sabor diferente, mas igualmente bom! Gostei :)

    ResponderEliminar
  10. atão gaja? isso é que é um bolinho :p
    E eu também sou dessas, que tenta ver as coisas boas. Às vezes não é fácil, mas há sempre um risadita pelo meio, para animar o dia!

    Dás-me a receita de encolher a roupa??? :p

    ResponderEliminar
  11. Eu concordo ctg, as tristezas não nos pagam as dívidas, e eu já nem posso ouvir falar em crise... Por mim tento (tento) sempre me rir com o que se vai passando, e tenho sorte de ter um ambiente de trabalho porreirissimo onde nos rimos das coisas mais loucas que nos acontecem durante o dia :)...
    Esse teu bolo está com uma cor para lá de boa :)
    um beijo

    ResponderEliminar
  12. Que bela maneira de consumir anti-oxidantes. Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  13. Adorei todo blog!
    Espero que a pausa não seja longa!!!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  14. Ao tempo que eu ando para fazer um bolo com beterraba e ainda não me atrevi...será que é desta? Ficou lindo e tenho a certeza que delicioso e irresistivel

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  15. ADORO O SABOR DA BETERRABA E NESSE LINDO BOLO DEVE TER FICADO UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito de conhecer o teu blog repleto de receitinhas maravilhosas.

    Visita também o meu recente blog, espero que gostes.
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar