sexta-feira, 3 de abril de 2015

Folar doce

Fermipan desafiou-me a fazer uma receita alusiva à Páscoa. E eu fiz um folar simples como costumo fazer. Vou brincando com a dosagem das especiarias, adiciono umas gotas de aroma de baunilha, substituo um ovo inteiro só por gemas, coloco mais açúcar, uso um corante para dar outra cor aos ovos cozidos, pincelo com o ovo inteiro em vez da gema, dou-lhe outra forma e dispenso a geleia no final. Gosto de brincar com a receita base, pois acho que é assim que aprendemos a dominar isto de fazer massas e também jogar com o sabor final. Um ingrediente que nunca altero é o fermento padeiro em pó que prefiro ao fresco por várias razões. Boa Páscoa e cozinhem muito!


Ingredientes para 4 folares pequenos:
- 500g de farinha de trigo tipo 65 + cerca de 150g
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 1 colher de sobremesa de erva doce em pó
- 1 colher de café de aroma de baunilha
- 150g de açúcar refinado (ou menos se preferirem)
- 75g de manteiga amolecida
- 2 ovos + 2 gemas tamanho M (à temperatura ambiente)
- 1 saqueta de fermento padeiro seco Fermipan
- 200ml de leite morno
- 4 ovos cozidos arrefecidos e depois pincelados com umas gotas de corante vermelho diluído num    pouco de água
- 1 ovo batido para pincelar no final 

Preparação:
Colocar num alguidar grande as 500g de farinha, a canela, a erva-doce, o aroma de baunilha, o açúcar, a manteiga, os ovos e as gemas, o fermento e o leite.
Bater com a batedeira com as varinhas em espiral durante cerca de 10 minutos. Nesta fase a massa é muito mole. Tapar o alguidar com película aderente ou um pano e deixar levedar em local seco, quente e livre de correntes de ar, cerca de duas horas, ou até dobrar de volume. 

Depois de levedada, polvilhar a bancada da cozinha com um pouco da restante farinha e verter a massa. Ir acrescentando os 150g de farinha aos poucos até a massa despegar das mãos e formar uma bola. (se necessário acrescentar mais do que 150g ou não, poderá até sobrar). Não deixar a massa muita seca. Ela tem de ficar firme mas maleável e o folar ficará com uma textura muito fofa e leve. 

Retirar um pouco de massa suficiente para fazer 4 cordões compridos e finos para colocar à volta dos ovos cozidos. 
Dividir a restante massa em 4 partes iguais e dar-lhes a forma redonda. Colocar papel vegetal no tabuleiro de ir ao forno e em cima os folares. Colocar em cada, um ovo cozido no meio pressionando um pouco e à volta de cada ovo cozido um cordão comprido e não muito grosso.
Deixar descansar mais 30 minutos para levedar uma segunda vez.

Pincelar a massa cuidadosamente com o ovo batido e levar ao forno pré-aquecido a 180º aproximadamente 30/35 minutos. Ficar de olho nos primeiros 15/20 minutos, e se o folar ficar muito dourado em cima, colocar papel de alumínio.
Retirar, deixar arrefecer e servir. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Os folares ficaram lindos
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficaram bem giros! Este ano excepcionalmente não fiz folares. Deram-nos tantos que não valia a pena fazer mais, já nos empanturrámos o suficiente! Mas também gosto de fazê-los fora de época, parece que sabem ainda melhor! Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer fora de época sabe tão bem. Eu que o diga. Beijocas e boa Páscoa.

      Eliminar
  3. Fiz esta receita e vai estar no meu blog :p
    http://chocolateadobrar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenha corrido bem Mariana. Vou fazer figas. Obrigada pelo voto de confiança.

      Eliminar