sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Doce de figos com moscatel

É efetivamente especial colhermos a fruta da árvore, e é por isso que lá por casa adoramos estas coisas. Este ano houve muitos figos, que se distribuíram pela família e outros que acabaram em doce. Doce de figos com moscatel, parecia-me uma boa combinação. Deu para tantos frascos e frasquinhos (na fotografia não estão todos) que lá tive de distribuir outra vez pela família. Já há pelo blogue um doce de figos, mas como é possível fazer tantas outras combinações deixo mais uma para vos inspirar.

Ingredientes: 
- 3kg de figos
- 1,5 kg de açúcar refinado
- 100ml de moscatel
- 2 paus de canela 

Preparação: 
Lavar os figos e cortar aos pedaços deixando a casca (os meus eram muito maduros e nem foi necessário aparar o "pé"). Colocar os figos na panela com os restantes ingredientes. Deixar cozer em lume brando até fervilhar e a fruta ficar bem madura. Triturar com a varinha mágica e voltar a levar ao lume para engrossar se necessário e até fazer o ponto estrada, ou seja, quando colocar uma pequena quantidade de doce num prato e passar com a ponta da colher e formar uma estrada é porque está pronto. Deixar arrefecer um pouco e colocar o doce em frascos esterilizados até ficarem bem cheios. Tapar e virar ao contrário uns minutos para criar o vácuo natural. Conservam-se por vários meses na despensa. Depois de aberto guardar no frigorífico. Bom apetite!

2 comentários:

  1. Não há condições! Então uma pessoa vem aqui logo pela manhã e depara-se com isto?! Mulher, nem imaginas o quanto eu gosto de compota de figos! Este ano não comi nenhuma! Fiz apenas uma pseudo-compota só para enganar a minha mente gulosa! Mas o que eu gosto mesmo é de uma compota à séria! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem muito açúcar, e eu até nem ponho o mesmo peso de açúcar que a fruta, pois acho um exagero. Mesmo assim dura muitos meses. Quando faço só um frasquinho também reduzo mais ainda o açúcar, pois consome-se mais depressa. beijocas

      Eliminar