06 maio 2021

Arroz de marisco

 O Meu Tempero

Com os dias da semana mais ocupados e com refeições mais rápidas, deixo para o fim de semana os pratos mais demorados, e que mimam a família que estava habituada das minhas longas horas passadas na cozinha. 
Não deixei de cozinhar, nem de gostar de cozinhar, apenas ajustei as minhas prioridades com os meus novos horários. Se estou feliz assim? Sim, estou feliz com as mudanças que foram acontecendo, principalmente num ano desastroso para muita gente. 
Hoje partilho um arroz de marisco com o que havia no congelador, e não é por isso que não possamos fazer um bom arroz. Pequenos truques ditam o sabor final, e um bom caldo é sempre a "estrela" do prato, mesmo que ninguém a veja.

Ingredientes para 4 pessoas:
- 300g de miolo de ameijoa (usei congelado)
- 300g de miolo de mexilhão (usei congelado)
- 1kg de camarão (usei congelado)
- 1 sapateira cozida (usei congelada)
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 tomate maduro picado (sem pele e sementes)
- 1/4 de pimento vermelho cortado aos cubinhos
- vinho branco q.b.
- 400g de arroz carolino
- 1 colher de café de colorau 
- 1 litro de caldo da cozedura do marisco
- piripiri q.b
- coentros frescos picados q.b.
 
Preparação:
Descongelar o marisco naturalmente (no frigorífico). 
Levar uma panela ao lume com água e sal. Assim que levantar fervura adicionar o marisco (exceto a sapateira) pela ordem de cozedura. Retirar com a escumadeira e ir reservando. Reservar o caldo.

Descascar parte dos camarões. Reservar alguns inteiros também.
Levar um tacho ao lume com um fio de azeite e fritar todas as cascas e cabeças do camarão. Adicionar cerca de 1 litro do caldo reservado e deixar até fervilhar uns minutos. Triturar bem com a varinha mágica e coar pacientemente.

Retirar as patas à sapateira e dar pequenas marteladas para ser mais fácil servir. Limpar o interior e retirar toda a carne.
 
Levar um tacho ao lume com azeite e refogar a cebola. Juntar o alho, o tomate, o pimento e o colorau e deixar fritar até reduzir um pouco. Refrescar com um gole de vinho branco e com o lume alto para evaporar o álcool.
 
Acrescentar o arroz e envolver bem no refogado. Adicionar o caldo e deixar ferver tapado até estar cozido. Nos últimos minutos juntar o marisco reservado, retificar o tempero se necessário e piripiri a gosto. 
Servir de imediato, decorado com coentros frescos. Bom apetite!

1 comentário:

  1. Que bom aspecto!
    Passei para desejar um fim-de-semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar