sábado, 20 de agosto de 2022

Crepes de beterraba com frango, cogumelos e legumes

Por aqui estamos de férias, aliás, está meio mundo de férias no mês de Agosto, e eu nunca percebi muito bem esta "coisa" de se parar tudo este mês.

Confesso que não é o meu mês preferido para as férias, muita confusão, preços ao dobro do normal e aceitável, filas para tudo e mais alguma coisa, pessoas cheias de stress, nah, nah, nah. A minha paz ninguém me tira, estarei do lado oposto :).

Nas férias também se cometem os típicos excessos alimentares, os petiscos chamam por nós a toda a hora e é quase impossível dizer que não (a não ser que não sejam uns fracos, como eu). Portanto, entre os excessos cometidos, temos mesmo de comer uns pratos mais leves. Foi o caso destes crepes de beterraba recheados com sobras de frango e uns legumes salteados bem saborosos.

Ingredientes para 8 crepes:
Para os crepes:
- 400ml de leite (usei meio gordo)
- 1 beterraba pequena cozida 
- 200g de farinha de trigo
- 1 pitada de sal fino
- 3 ovos tamanho L
- 50g de manteiga derretida e arrefecida
- óleo para untar a frigideira q.b.
Para o recheio:
- 1/2 frango assado desfiado
- 250 de cogumelos brancos laminados
- 1 courgette pequena cortada aos cubos
- 1 cenoura pequena ralada no crivo maior do ralador
- 1 pimento vermelho pequeno cortado aos cubos
- 100g de folhas de espinafres baby
- sal, pimenta, vinagre balsâmico e azeite q.b.
 
Preparação:
Para os crepes:  
Triturar bem a beterraba com o leite.
Numa taça grande misturar a farinha com uma pitada de sal. Abrir um buraco no centro, adicionar os ovos e ir misturando com a vara de arames. Acrescentar o leite com a beterraba, e a manteiga aos poucos e continuar a mexer até ficar uma massa bem homogénea.
 
Deixar a massa repousar uns minutos no frigorífico para perder a elasticidade. 
Levar a aquecer uma frigideira anti-aderente grande untada com óleo, retirando o excesso com papel absorvente. 
 
Quando estiver quente verter uma concha de sopa e ir rodando a frigideira para toda a massa se espalhar. Quando a massa começar a ganhar cor dos lados e a soltar-se da frigideira é altura de virar. Repetir a operação até terminar a massa. 

Para o recheio:
Levar uma frigideira grande ao lume com um fio de azeite. Saltear os cogumelos até perderem todo o líquido. Temperar de sal e pimenta e um splash de vinagre balsâmico. 
 
Acrescentar à frigideira o pimento, depois a courgette e por fim já com o lume desligado, os espinafres. Retificar o tempero. Rechear os crepes, enrolando a gosto. Bom apetite!

2 comentários: