terça-feira, 17 de setembro de 2013

Figos Em Calda


E se ele for aos figos outra vez? Simples, faz-se figos em calda.

Ingredientes:
- 1kg de figos pequenos
- 600g de açúcar refinado
- 200ml de água
- 2 tiras de casca de limão
- 1 pau de canela

Preparação:
Lavar os figos e cortar a "ponta" mais rija. Colocar um tacho com água e quando estiver a ferver mergulhar os figos durante alguns minutos (sensivelmente 5 minutos). Escorrer bem. Levar um tacho ao lume com o açúcar, a água (200ml), as cascas de limão e o pau de canela. Deixar ferver até obter uma calda leve. Adicionar os figos inteiros e deixar ferver 30 minutos em lume moderado. Deixar arrefecer e retirar as cascas de limão e o pau de canela. Guardar em frascos esterilizados e encher até cima juntamente com a própria calda. Conservar no frigorífico. Eu acho que pode ser uma boa alternativa ao doce ou compota. Bjs a todas/os.

15 comentários:

  1. Mas que bela ideia! Ofereceram-me 1 kg de figos no sábado, e já estava a pensar transformá-los em compota... mas agora vou reconsiderar! ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá....
    Que aspecto magnifico e delicioso... adoro figos....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Obfrigada pela sugestão! Manuela

    ResponderEliminar
  4. Só fiz figos secos em calda... mas estes ficam na lista! Devem ser deliciosos. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Huuummm.... que delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olha que boa ideia!!! Pois que eu ando a fazer calda de todas as frutas e mais algumas e não me lembrei dos figos !?
    Ficam lindos e de certeza deliciosas :)

    ResponderEliminar
  7. Bom dia! Que boa sugestão! Deve ficar delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a todas pelos amáveis comentários sempre! beijinhos do coração

    ResponderEliminar
  9. Olá Carla,

    Que boa sugestão trazes para usarmos os figos da época. Bem diferente das sugestões tradicionais de compotas. E depois, como os utilizas? Para acompanhar queijo, como entrada?

    Um abraço.
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia. Olha tenho sido uma grande gulosa e como-os diretamente do frasco. Mas acho que acompanhado com queijo numa entrada fica bom. Ou quem sabe com uma sobremesa, imagina a sericaia com as ameixas de elvas, tiramos as ameixas e acompanhamos com os figos. Acho que podemos quebrar as regras... Sem ninguém saber xiu... Um abraço também para ti.

      Eliminar
    2. Pois eu também faço parte do clube das gulosas. Adoro petiscar figos passados. Às vezes nem sei como não estão balofa. Com a sericaia devem mesmo ser um acompanhamento muito bom. Boa ideia. Registada.

      outro abraço.

      Eliminar
  10. Oi Carla, Fiquei com uma dúvida. A água da cozedura do figo é aproveitada para fazer a calda ou para a calda é uma "água nova"?

    ResponderEliminar
  11. Oi Carla, Fiquei com uma dúvida. A água da cozedura do figo é aproveitada para fazer a calda ou para a calda é uma "água nova"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Renata! Já tinha respondido à tua pergunta há umas horas e agora lembrei-me que estava a responder-te erradamente por distração minha à tua pergunta. Senão leste a resposta anterior melhor ainda, apesar de não haver grande diferença. Eu usei uma "água nova", mas penso que não haveria problema nenhum teres usado a própria água da cozedura dos figos. Um beijinho e tudo de bom

      Eliminar